1.5 dCi da Renault: Mais potência, menos emissões e o mesmo preço no Mégane

Sem prejuízo do preço, mais cinco cavalos de potência máxima e menos cinco por cento de emissões... Estes são os resultados práticos dos progressos feitos pela Renault no conhecido e comprovado bloco 1.5 dCi, nomeadamente com o recurso a uma nova gestão electrónica e à introdução do filtro de partículas. Depois do Mégane Sport Tourer, Scénic e Grand Scénic, um motor que agora também passa a estar disponível no Mégane Berlina e Mégane Coupé. Ou seja, novos argumentos extensíveis a toda a gama Mégane e a consolidação da Renault no top 3 das marcas com menos emissões de CO2. Mais potência não é sinónimo de mais emissões e de incremento do preço...A prova disso mesmo são os novos motores 1.5 dCi 90 FAP e 110 FAP, com origem no conhecido e comprovado 1.5 dCi, e que prometem dar continuidade a um sucesso sem precedentes na história da Renault em matéria de motores diesel. Uma herança que está longe de ser pesada para os novos 1.5 dCi 90 FAP e 1.5 dCi 110 FAP, dois motores que agora também passam a equipar o Mégane Berlina e o Mégane Coupé. Afinal, “limitam-se” a melhorar as características que justificaram o sucesso dos seus antecessores, com destaque para as prestações de excepção, uma vez que se trata de um bloco de 1.461cc que rivaliza com outros de cilindradas bem superiores. Mas se os novos 1.5 dCi FAP da Renault confirmam os padrões de referência em matéria de rendimento, economia e custos de manutenção, também traduzem o esforço e a preocupação da marca em prol de um planeta ambientalmente mais sustentável, já que reivindicam menos emissões, pese embora o aumento de potência.

Com uma nova gestão electrónica, bem como com a introdução de um filtro de partículas, o motor 1.5 dCi apresenta-se com argumentos renovados e passa a estar disponível emtoda a gama Mégane e com dois diferentes níveis de potência: 90 e 110 cavalos. No fundo, mais cinco cavalos que os seus antecessores e uma redução nas emissões de CO2 que, naturalmente, varia em função de cada modelo e versão, mas que se cifra em cerca de menos cinco por cento. Com estes desenvolvimentos, os motores 1.5 dCi 90 FAP e 110 FAP cumprem, desde já, com a futura norma Euro 5 e preenchem os requisitos da assinatura Renault eco2. Para o cliente, o aumento da potência não se reflecte no preço de aquisição, já que as diferentes versões do Mégane Berlina e Coupé (o Sport Tourer, Scénic, Grand Scénic foram lançados, desde logo, com o dCi 110 FAP) são comercializadas com o mesmo preço das anteriores versões dCi 85 e dCi 105. Os progressos para o cliente traduzem-se, também, numa real contenção de custos de utilização e de manutenção. Os motores dCi 90 FAP e dCi 110 FAP situam-se, neste particular, ao melhor nível, com a periodicidade de mudança de óleo a cada 30 mil quilómetros (ou de dois em dois anos) e o filtro de gasóleo com uma duração de vida de 60 mil quilómetros. A mudança da correia de distribuição efectua-se aos 160 mil quilómetros. O filtro de partículas tem garantia vitalícia!


O dCi 110 FAP visto à lupa

Com a sua comercialização no Mégane Berlina e Mégane Coupé, o motor dCi 110 FAP passa a ser transversal a toda a gama Mégane. Económico, fiável, silencioso e com excelentes prestações dinâmicas, este motor proporciona um prazer e um conforto de condução verdadeiramente ímpares. Com uma cilindrada de 1 461cm3, 110 cv de potência máxima e um excelente binário de 240 Nm às 1.750 r.p.m., o motor dCi 110 FAP cumpre já a futura norma Euro 5, sendo equipado com um filtro de partículas cuja regeneração é totalmente imperceptível para o utilizador. A regeneração efectua-se graças a um injector suplementar situado na linha de escape. Protegido por 30 patentes, esta tecnologia, conhecida como do “5º injector” participa na redução dos custos de manutenção. Uma tecnologia que lhe confere um carácter vivo a partir de baixos regimes, graças a uma optimização dos parâmetros da combustão (5 injecções por ciclo) e a uma pilotagem específica do turbocompressor, mas a que também não é alheia a conhecida e comprovada caixa de seis velocidades que lhe está acoplada. Uma caixa que se distingue pela precisão e pelo irrepreensível escalonamento, com reflexos nas brilhantesrecuperações, com valores que rivalizam com motorizações de cilindradas superiores. Um motor que também se caracteriza pelos baixos consumos e pelas reduzidas emissões de CO2, com destaque para os modelos Mégane Berlina e Mégane Coupe, que se quedam por uns excelentes 114g de CO2/km.



O dCi 90 FAP como entrada de gama

Quanto ao dCi 90 FAP, é a motorização de entrada de gama do Mégane Berlina, Mégane Coupé e Mégane Sport Tourer. Com 1 461cm3, 90 cv de potência máxima e um binário de 200 Nm às 1.750rpm, é equipado com uma caixa de cinco velocidades. Tal como o seu “irmão” de 110 cv, este motor cumpre os requisitos da futura norma Euro 5.

Comentários