Novo Volkswagen Golf - Valorização do detalhe

Passados 38 anos sobre o lançamento da primeira geração e com mais de 29 milhões de unidades vendidas, inicia-se agora a contagem decrescente para a chegada a Portugal de um novo best-seller da Volkswagen: o novo Golf. Com o lançamento previsto para Novembro, o novo Volkswagen Golf é um veículo totalmente novo, produzido através do método MQB do Grupo Volkswagen (Modular Transverse Matrix, uma plataforma de produção modular transversal). Um sistema que permite utilizar módulos completos entre diferentes modelos de diferentes marcas do Grupo. Trata-se de um complexo sistema que assegura uma redução significativa dos custos, acelera os processos de design e produção de novos modelos e, ao mesmo tempo, possibilita encurtar a partir de agora os ciclos de lançamento. São muitas as novidades sob os mais variados parâmetros do novo Volkswagen Golf. Graças ao design progressivo e métodos de fabrico inovadores o peso total foi significativamente reduzido em 100 quilos e a segurança substancialmente reforçada, nomeadamente o chassis que pesa menos 23 quilos. Outros exemplos são os 15 quilos a menos verificados em equipamentos especiais e elétricos, os motores com um peso reduzido em cerca de 22 quilos ou ainda uma estrutura base mais leve em 37 quilos. Os componentes do sistema de ar condicionado pesam menos 2,7 quilos e os bancos dianteiros e traseiros menos 7 quilos (dependendo da versão). Aspeto quase sempre de grande importância para o cliente é a capacidade da bagageira. E o novo Volkswagen Golf apresenta um aumento substancial de 30 litros, passando agora a capacidade total para uns expressivos 380 litros (com os bancos traseiros em posição normal). As emissões poluentes dos novos motores são, em média, menores em 23 por cento, enquanto a nova motorização 1.6 TDI com 105 cv apresenta um consumo combinado de combustível de apenas 3,8 litros aos 100 km (emissões CO2 de 99 g/km). Todas as motorizações disponibilizadas, a gasolina e a gasóleo, estão equipadas com a tecnologia BlueMotion, tendo por isso de série os sistemas start stop e regenerador de travagem. O novo Volkswagen Golf está equipado com numerosos e novos sistemas – de assistência ao condutor, de segurança ou multimédia, por exemplo - alguns deles em estreia absoluta na Volkswagen:

• Antena exterior de telefone sem fios
• Interface para smart phones
• Travões multi-colisões que reduzem a gravidade de embates secundários
• Travão de mão elétrico
Adaptive Cruise Control
Front Assist
Dynamic Light Assist
Lane Assist
Sign Assist
• Sistema de deteção de fadiga
• Eco-HMI (ajuda à condução económica)
• Seleção de perfis de condução (eco, normal, sport)
• Teto de abrir panorâmico
• Motor com desativação de cilindros (< C02)
• XDS (sistema de bloqueio eletrónico do diferencial)
• MIB - Modular Infotainment Platform (rádio / media; navegação; setup do carro; telefone)
 
O novo Volkswagen Golf é proposto em três níveis de equipamento: Trendline, Confortline e Highline. De série, qualquer deles com um equipamento bastante superior ao modelo atual:

Trendline – ESP; Ar condicionado; Jantes de liga leve de 16 polegadas; Volante multifunções em couro; Alarme e Vidros elétricos traseiros. Agora acrescenta ainda Rádio com ecrã táctil de 5 polegadas TFT a cores com CD e leitor de cartões SD; XDS (bloqueio eletrónico do diferencial); Travão elétrico com AutoHold; Indicador da pressão de pneus; Cobertura da bagageira de recolher; Bagageira com piso duplo; Sistema de salvaguarda de combustível incorreto.

Confortline – Acrescenta ainda Coming/Leaving Home; Cruise control; Ar condicionado automático; Sensor de chuva; Faróis de nevoeiro com luzes de curva e Bancos conforto com apoio lombar: O novo Golf possui ainda, em relação ao modelo atual, Rádio com ecrã táctil de 5,8 polegadas TFT a cores com CD e leitor de cartões SD e USB; Bluetooth.

Highline – O nível de topo inclui ainda Jantes de liga leve de 17 polegadas; Bancos desportivos em tecido e alcântara; Inserções cromadas e Sensores de estacionamento. O novo Volkswagen Golf oferece também Sistema de deteção de fadiga e Luzes ambiente.

As motorizações no lançamento em Portugal – O novo Volkswagen Golf irá ser proposto na fase de lançamento em Portugal com quatro motorizações – um bloco a gasolina, 1.2 TSI com 85cv e 105cv, e dois a gasóleo, 1.6 TDI 105cv e 2.0 TDI 150cv – aos quais se juntarão, de uma forma progressiva, mais de uma dezena de propulsores. Ainda na fase de lançamento são propostas caixas manuais de 5 e 6 velocidades e automáticas DSG de 6 e 7 relações.

Comentários