Citroën DS3 Cabrio -­ Um prazer a cada Instante

A Citroën dá continuidade à história da linha DS com a apresentação de uma nova proposta: o DS3 Cabrio. A sua arquitectura inteligente permite aproveitar desde o mais pequeno raio de sol, libertando-se das restrições dos cabriolets convencionais. O DS3 Cabrio é, antes de tudo, um prazer a cada momento. Comercializado há menos de três anos, o DS3 conhece um sucesso comercial sem contestação, totalizando perto de 200 000 exemplares vendidos. Desenvolvendo o conceito de personalização fruto dos seus diversos tejadilhos – as versões Racing, Ultra Prestige e Just Mat – o DS3 participa largamente na notoriedade e sucesso da linha DS, que já regista 300 000 unidades comercializadas. O DS3 Cabrio é um verdadeiro DS3 com todos os atributos que levaram ao seu sucesso: um estilo forte, o requinte em cada detalhe e as sensações de condução logo desde que as rodas se colocam em movimento. O DS3 Cabrio é, também, uma escolha por uma solução técnica moderna, que eleva o seu carácter único e não altera a sensibilidade em estrada do DS3 original. O seu tecto descapotável vem enriquecer a já larga oferta ao nível dos três tejadilhos disponíveis: Preto, Azul Infini e Monograma DS. O DS3 Cabrio herda, também, a sofisticação da linha DS: adopta uma assinatura luminosa atrás com um inovador efeito 3D e uma componente cinemática inédita. Exibindo sinais fortes de rupturas com o seu segmento, o DS3 Cabrio resulta num sopro de modernidade dentro do mundo dos cabriolets

- tecto eléctrico operável até aos 120 km/h

- único do segmento com cinco verdadeiros lugares

- maior porta-bagagens da categoria

Produzido na fábrica de Poissy, em França, o DS3 Cabrio será comercializado a partir do início de 2013 e conta desde o seu lançamento com uma versão com emissões de CO2 de apenas 99g/km. O DS3 Cabrio herda a forte personalidade da berlina. Com os seus 3,95m de comprimento, 1,71m de largura e 1,46m de altura, conserva as proporções compactas que sugerem agilidade e dinamismo. Todos os princípios de um estilo forte estão presentes: uma plataforma 'flutuante' com duas cores, um 'aileron' em forma de barbatana que dinamiza a linha da cintura, recortes laterais que sublinham as luzes de LED diurnas e marcam a frente. A arquitectura do DS3 Cabrio preserva os seus elementos de estilo, numa nova forma de personalização: as cores e os motivos inéditos elevam o seu carácter único. Cada dia mais distinto, o DS3 Cabrio beneficia ainda de um tejadilho personalizado, de luzes traseiras 3D de LED totalmente inéditas e uma alça cromada que sublinha de forma elegante da parte superior da bagageira. Um automóvel muito personalizado, definitivamente singular Ultra personalizado: tecto, caixa, caixas dos retrovisores, jantes são também áreas personalizáveis. Urban Tribe, Onde, Perle, Zèbre, Map, Plane, Co Design, Flavio, Flower e Graphic Art: são propostas nada menos de 10 personalizações da carroçaria já na versão berlina. Com o DS3 Cabrio está agora disponível o tecto amovível, que é um elemento forte de personalização. O DS3 Cabrio dispõe de 3 cores de pintura: Preto, Azul Infini e Monograma DS. O efeito característico do DS3 conserva-se graças ao tratamento negro dos painéis laterais traseiros e a indicação da côr da lona na parte superior das laterias da carroçaria, o embelezador da travessa dianteira e no deflector traseiro. Os conjuntos de painel de bordo, os rebordos das saídas de ventilação e o comando de passagem de caixa estão igualmente em harmonia com os tons da carroçaria. Estão disponíveis seis decorações: Cinzento, Preto Brilhante, Branco, Carbotech, Azul Infini e Cinzento Moondust. Composto por delicados tons de azul e roxo, o tom Azul Infini destaca-se pela sua sofisticação. O efeito visual é obtido por três filamentos de cor diferentes, sendo que um deles é brilhante. Cada filamento reage de forma diferente às variações de luz para acentuar ainda mais o carácter único do DS3 Cabrio. À imagem das grandes mansões de luxo, a sigla DS, sinónimo de refinamento e elegância, declina-se para a cor Monograma do DS3 Cabrio. Este padrão é obtido através de um Jacquard de contraste subtil entre dois tons de cinza, que se combinam na cor Cinzento Moondust. Em coerência com as linhas exteriores, a atmosfera que se vive no interior do DS3 Cabrio é marcada pela distinção. Cada detalhe tem a sua importância:

- A consola do tejadilho, onde se encontra o comando de abertura do tecto, tem uma iluminação de ambiente em LED branco.

- Os botões e a climatização automática beneficiam, também, desse ambiente claro, adoptando igualmente a cor branca.

- O tratamento dos forros contribui, para além do papel a nível acústico, para reforçar o ambiente topo de gama que se vive no interior do DS3 Cabrio.

- Os estofos gozam de um revestimento inédito incluindo couro em Azul Granit e malha Akinen, disponível em Mistral, Castanho Chic e Azul Infini.

O DS3 Cabrio adopta uma assinatura luminosa a três dimensões, dotada de uma tecnologia inédita: luzes traseiras de LED em 3D. As linhas são inspiradas no desenho das luzes posteriores dos 'concepts' Revolte e Survolt. O espaço central das luzes é constituído por uma guia rectangular de 31 LED e um jogo de espelhos e vidros semi-reflectores que reproduzem uma imagem de luz até ao infinito. Este módulo 3D ilumina-se a noite quando as luzes estão ligadas e de  dia sempre que o condutor trava. Uma linha superior de 15 LED ajuda a sublinhar o módulo 3D. Esta linha assegura as funções de lanterna, stop e iluminação lateral. Foi tido um cuidado extremo com os pormenores: esta luz 3D dispõe, como uma jóia na sua incrustação, de um logo DS cromado incrustado numa trama DS3 preta cromada. Enquanto a maioria dos cabriolets acusam um peso superior a 100 kg face às berlinas equivalentes, o DS3 Cabrio adopta uma arquitectura optimizada (somente 25kg mais do que a berlina) que não altera o comportamento do vivo e ágil do DS3 original. Os engenheiros da Citroën conseguiram dotar o DS3 Cabrio de uma rigidez comparável à da berlina. Particularizando, eles reconstruíram a arquitectura lateral da berlina e ajustaram os reforços estruturais em redor da bagageira. Herdando toda a base técnica da berlina (elementos da estrutura e ligações ao solo), manteve-se o comportamento são, que torna o modelo fácil de conduzir, oferecendo ainda um elevado nível de segurança. O DS3 Cabrio 'aproxima' o condutor da estrada para que este possa descrever curvas em cadeia com facilidade. O DS3 Cabrio foi concebido para oferecer aos seus ocupantes um prazer sem compromissos e a cada momento. Permite aliar as vantagens de um cabriolet tradicional, conservando os pontos fortes de uma berlina. Sem complexos para aproveitar o menor raio de sol:

- O fecho total do tejadilho não leva mais de 16 segundos e esta operação pode ser realizada a uma velocidade de até 120 km/h. Um comando na consola do tejadilho opera a sua abertura e fecho. Este comando permite abrir o tecto em 3 posições: intermediário, abertura horizontal e abertura total. Mesmo em posição de abertura horizontal, o tejadilho coloca-se atrás dos passageiros traseiros que, assim, beneficiam de uma vista totalmente desafogada.

- A acústica foi objecto de um trabalho muito particular. Em primeiro lugar, escolhendo um tejadilho de elevada qualidade, que contribui para um isolamento acústico de referência (comparável à berlina na posição fechada). Mas também graças à concepção de um deflector aerodinâmico que garante um conforto acústico optimizado em posição de total abertura. Intervém no início do processo de abertura, desviando o fluxo de ar e evitando que entre no habitáculo.

- Esta arquitectura preserva igualmente a habitabilidade, oferecendo cinco verdadeiros lugares e um volume de bagageira que é o maior da categoria (245 litros). A habitabilidade, em ruptura com os padrões do segmento, é equivalente à da berlina. Mesmo a modularidade do banco traseiro pode ser conservada (rebatível 2/3-1/3) para responder as situações do dia-a-dia. A porta traseira dispõe de uma cinemática particularmente original (translação circular) que permite uma abertura total da bagageira, qualquer que seja o espaço disponível atrás (em particular quando se estaciona junto a parede).

- O trabalho aerodinâmico permitiu obter um SCx de 0,69m2 idêntico ao da berlina. Este resultado favorece a performance, mas auxilia também na redução de emissões de CO2. Foi obtido graças, nomeadamente, à adopção de um 'spoiler' longo, bem como os deflectores aerodinâmicos nos embelezadores da custódia.

Comentários