PSA Peugeot Citroën apresenta grandes inovações para o automóvel de amanhã

Numa iniciativa inovadora, o Grupo PSA desvendou tecnologias inéditas para enfrentar os desafios futuros do mundo automóvel, como a solução revolucionária Hybrid Air, que combina gasolina e ar comprimido. “O automóvel está a mudar muito rapidamente num ambiente em plena mutação. Em 2012, a PSA Peugeot Citroën foi líder europeia nos automóveis de baixo consumo de combustível e com as menores emissões de CO2 do mercado. Para enfrentar os desafios da mobilidade de amanhã, o Grupo acelera em termos de inovação. A PSA Peugeot Citroën revela hoje soluções pioneiras para automóveis adaptados às novas expectativas dos clientes, com um respeito cada vez maior para com o ambiente.” Foi com esta mensagem que Guillaume Faury, Director de Pesquisa & Desenvolvimento da PSA Peugeot Citroën, recebeu 100 convidados (decisores económicos e políticos, parceiros e jornalistas) no espaço ADN (Automotive Design Network), no Centro de Pesquisa & Desenvolvimento do Grupo em Vélizy, França. Os convidados puderam descobrir várias tecnologias inéditas, desenvolvidas pela PSA Peugeot Citroën para enfrentar os desafios do automóvel do futuro, incluindo a urbanização, as mudanças climatéricas, a evolução dos hábitos dos consumidores e os seus modos de deslocação. Em particular, o Grupo apresentou, em estreia mundial, uma tecnologia revolucionária: Hybrid Air, uma solução ‘full hybride’ a gasolina e ar comprimido No decurso de uma conferência de imprensa, Philippe Varin, Presidente da Direcção da PSA Peugeot Citroën, Guillaume Faury, Director de P&D, Philippe Bouyoux, Comissário geral adjunto para o investimento, e François Loos, Presidente da Ademe, revelaram um novo tipo de mecânica totalmente híbrida «Hybrid Air»: uma tecnologia inovadora que combina gasolina e ar comprimido, marcando um passo fundamental rumo a uma viatura de 2 litros/100 km. Elemento inovador, um sistema de gestão inteligente adapta o funcionamento às exigências de cada condutor e optimiza a eficiência energética de acordo com três modos possíveis de circulação: um modo ar (zero emissões), um modo a gasolina e um modo combinado. O sistema Hybrid Air consegue emissões de CO2/km na ordem de 69g/km (em homologação) em silhuetas convencionais do segmento dos automóveis compactos e consegue um decréscimo nos consumos de aproximadamente 45% face a motorizações equivalentes, podendo circular de 60 a 80% em modo Zero Emissões em circuito urbano, em função da densidade do trânsito. Esta tecnologia será proposta em veículos compactos a partir de 2016. Foram apresentadas outras soluções inéditas, disponíveis a partir de 2013, nos automóveis das marcas Peugeot e Citroën, para ir ao encontro das novas expectativas dos clientes: 

A nova plataforma mundial do Grupo, «EMP2: Efficient Modular Platform 2», foi apresentada em antestreia. Esta plataforma de nova geração fornece soluções novas de alto desempenho em termos de modularidade, de estilo, de equipamentos, de redução de peso dos veículos (-70 kg) e de redução de 22% nas emissões de CO2. Será implantada internacionalmente nas fábricas do Grupo PSA a partir de 2013. 

Para manter a sua liderança em matéria de eficiência dos motores Diesel e reduzir as emissões de NOx ao nível das dos motores a gasolina, a PSA Peugeot Citroën lançará, a partir de 2013, o sistema Selective Catalytic Reduction (SCR). Pelo seu posicionamento acima do Filtro de Partículas aditivado (FAP), esta tecnologia única permitirá combinar a eliminação de NOx com a redução dos consumos (de -2 a -4% em relação à norma Euro 5).

Finalmente, foram exibidas também inovações que prefiguram o automóvel do futuro:

Optimizando o rendimento global do motor, esta tecnologia adaptada aos veículos a gasolina e Diesel dos segmentos B, C e D permitirá atingir ganhos de 15g de CO2 e até 15% menos no que se refere a consumos. Será proposta nos automóveis do Grupo a partir de 2017.

O «concept» Dedicated-EGR (Exhaust Gas Recirculation), uma inovação para optimizar o consumo dos motores a gasolina. Esta inovação destina-se a melhorar o rendimento dos motores a gasolina de alto rendimento e, consequentemente, permitir ganhos substanciais nos consumos. Esta tecnologia estará disponível nos automóveis do Grupo PSA em 2018.

Para testar as utilizações potenciais do veículo do futuro e responder às necessidades em termos de autonomia, conforto e acessibilidade que são esperadas pelo cliente, o Grupo e os seus parceiros desenvolveram um demonstrador híbrido recarregável para uma condução do veículo eléctrico com toda a serenidade. Este demonstrador promete realizar 80% dos trajectos quotidianos sem emissões de CO2 e uma autonomia de 500 km (contra 130 km em veículos eléctricos convencionais).

VéLV, o Véhicule électrique Léger de Ville (Veículo Eléctrico Ligeiro Urbano) - 60% das deslocações em meio urbano são feitas num veículo individual com consequências em termos de emissões de CO2. O VéLV, um projecto assente num veículo eléctrico ligeiro, tem por vocação apresentar uma resposta às necessidades de deslocação em meios urbanos e periurbanos, com um consumo eléctrico recorde de apenas 85 Wh por km percorrido.

Comentários