Álvaro Parente na luta pela “pole” em Nogaro

Álvaro Parente voltou a estar em destaque e hoje esteve na luta pela pole-position na qualificação da primeira ronda da temporada do FIA GT Series, que se disputa este fim-de-semana em Nogaro, assegurando a terceira posição da grelha de partida. O português abordou a qualificação com confiança depois do bom trabalho desenvolvido ontem pela Sébastien Loeb Racing, muito embora a pista se apresentasse húmida com tendência a secar, o que dificultou a tarefa de todos. No entanto, o piloto oficial da McLaren GT e o seu colega de equipa – o multicampeão mundial de Ralis, Sébastien Loeb – adaptaram-se bem às condições que foram encontrando, passando com facilidade à Superpole. Álvaro Parente foi encarregue de realizar o segmento de qualificação que definiu os dez primeiros lugares da grelha de partida, assegurando o terceiro posto, muito embora não tenha ficado inteiramente satisfeito.”Conseguimos um bom resultado para este início de temporada e que nos permite lutar pela vitória na prova de amanhã, mas podia ter feito um pouco melhor. Na minha melhor volta cometi um erro na saída do gancho, o que me impediu de ir mais além”, afirmou o piloto do Porto. A corrida de amanhã, em princípio, será disputada com a pista seca, mas a incerteza meteorológica da região não dá grandes garantias. Contudo, Álvaro Parente está confiante de que poderá bater-se pelas posições cimeiras sejam quais forem as condições. “O McLaren MP4-12C GT3 não está ainda como gostaríamos, foge um bocadinho de frente, mas vamos continuar a trabalhar e penso que estaremos muito competitivos na prova de amanhã. O terceiro lugar permite-nos acalentar objectivos ambiciosos e o Séb (Sébastien Loeb) tem vindo a evoluir progressivamente e está cada vez mais rápido, como se pôde verificar hoje na qualificação. Vamos dar o nosso máximo para começarmos a temporada com uma vitória”, concluiu com segurança o piloto da McLaren GT. A pole foi para a equipa do tri-vencedor da Porsche Supercup, Rene Rast, curiosamente da categoria Pro-Am. Na segunda posição ficaram os companheiros de equipa de Parente e Loeb na Sébastien Loeb Racing, Zuber e Parisy. 

Team Novadriver foi penalizado, sai do 16º lugar da grelha da corrida de amanhã

O Team Novadriver voltou a não ter a sorte pelo seu lado, já que os Comissários Desportivos penalizaram César Campaniço e Carlos Vieira, em virtude de terem realizado o melhor crono da sessão de treinos livres sob situação de bandeira vermelha. O Audi R8 LMS Ultra do Team Novadriver passou pela meta já em andamento mais contido, mas o Colégio de Comissários Desportivos, sentado numa decisão que a todos pareceu exagerada (mostrar a bandeira vermelha para um despiste que não deixou o carro acidentado em posição perigosa), foi inflexível e além de anular o tempo registado, ainda penalizou a equipa, de forma duríssima, com o recuo de 10 lugares na grelha de partida para a corrida de Qualificação de amanhã. Esta decisão veio juntar-se a uma outra tomada pela FIA (Federação Internacional do Automóvel) que proibiu as equipas que alinharam com os Audi R8 LMS Ultra, de usarem o 'upgrade 2013' preconizado pela Audi. Assim, o Team Novadriver teve de refazer o seu carro para as especificações de 2012, mais uma contrariedade desportiva para a equipa nacional. Este esforço acabou por ser em vão, pois com a dura penalização imposta, o Team Novadriver vai começar a corrida de Qualificação apenas no 16º lugar da grelha de partida, com Carlos Vieira a ser o primeiro a tomar lugar no Audi R8 LMS Ultra, completando a segunda metade da corrida César Campaniço – “Apesar da penalização demasiado dura para aquilo que sucedeu e que teve origem num claro excesso de zelo dos comissários perante uma situação facilmente resolvida com bandeiras amarelas, estou muito satisfeito pois estamos ao nível dos nossos adversários não só na nossa categoria (PRO_AM) mas também à geral, pois estivemos sempre entre os mais rápidos e não fora aquele incidente, teríamos mesmo encimado a tabela de tempos nos treinos livres. O objectivo para a qualificação era chegar à Superpole, fizemo-lo com grande à vontade mas com uma pista sempre a melhorar, pois estava a secar rapidamente, regressei ao tempo do karting, onde os últimos a sair tinham maior vantagem. Foi o que sucedeu com o Audi que fez a pole-position, que encontrou a pista ainda mais rápida. O sexto lugar satisfaz-me, pois o ritmo está lá e só é pena que tenhamos de ir para a oitava fila da grelha de partida, tendo assim de reequacionar os objectivos que, agora, passam por tentar um lugar nos 10 primeiros no final da prova.

A prova de amanhã terá o seu início às 13h15 (hora de Portugal), podendo ser seguida através do canal televisivo Sport TV e do website oficial da competição - http://www.fiagtseries.com/

Comentários