Arranque da produção do novo Toyota Verso 1.6 D-4D 'power by BMW'

Dois anos depois do início do contrato com o Grupo BMW para o fornecimento dos motores Diesel, o Verso 1.6 D-4D será o primeiro Toyota a ser equipado com um motor de origem do Grupo BMW.

A chegada do 1.6 D-4D de 112 cv amplia o leque de motorizações disponíveis no Toyota Verso.

  Diesel
  1.6 D-4D 2.2 D-CAT (150 cv)
Potência (cv/rpm) 112/4,000 150/3,600
Binário (Nm/rpm) 270/1750-2,250 340/2,000-2,800
CO2* (g/km) 119 169
*Ciclo combinado

Didier Leroy, Senior Managing Officer da Toyota Motor Corporation e Presidente e CEO da Toyota Motor Europe (TME), afirmou: “Na Toyota acreditamos que para enfrentar os desafios ambientais que se colocam à nossa indústria é necessário dispor de uma abordagem plural. A tecnologia híbrida é a base da nossa estratégia em termos de mobilidade sustentada mas também pensamos que existe espaço para os motores ecológicos Diesel na Europa. Trabalhar em conjunto com um líder nesta indústria, como o Grupo BMW, dá-nos a possibilidade de beneficiar de economias de escala para reduzir os custos de desenvolvimento e também diminuir o tempo de lançamento no mercado de novidades.”. No Centro Técnico da TME, sediado na Bélgica, realizou-se o desenvolvimento do Verso 1.6 D-4D, garantindo a perfeita integração entre o motor, a caixa de velocidades Toyota e a eletrónica do veículo, ao mesmo tempo salvaguardou-se o conforto e a performance dinâmica do Verso original. Diversos componentes foram desenvolvidos de raiz, como os apoios do motor, um novo volante motor bi-massa, uma carcaça e novas relações de transmissão na caixa de velocidades e um sistema Stop-and-Start para novo incremento de eficiência e redução de emissões. A produção do Verso 1.6 D-4D já arrancou na Toyota Motor Manufacturing Turkey em Adapazari, na província Turca de Sakarya – a única unidade fabril na qual é construída a gama Verso e, que é igualmente responsável, pela produção da mais recente geração do Toyota Corolla.

O fornecimento de motores Diesel está integrado num acordo que engloba a cooperação entre o Grupo BMW e a Toyota em várias áreas como:



  • Co-desenvolvimento de um sistema de pilha de combustível
  • Realização de um estudo de exequibilidade para o desenvolvimento conjunto de uma plataforma para um automóvel desportivo
  • Trabalho conjunto de criação de tecnologias que possam levar ao fabrico de carroçarias especialmente leves
  • Investigação conjunta no campo das baterias de lítio-ar 

Comentários