V de V no Circuito do Estoril de 7 a 9 de Novembro

O Circuito do Estoril recebe, de 7 a 9 de Novembro, a última jornada do V de V Endurance Series que colocará em pista duas categorias Challenge Endurance Proto e Challenge Endurance GT/Turismo. Será a festa de final de ano do Campeonato onde serão entregues os últimos títulos ainda em jogo, numa organização ACDME. A jornada passada em em Magny-Cours atribuiu os títulos no Challenge Endurance VHC, Monolugar e Funyo. Em Portugal, as atenções centram-se no Endurance Proto e no Challenge Endurance GT/Turismo onde os vencedores só serão conhecidos aquando da bandeira de xadrez na última prova.


- 6H Challenge Endurance Proto : 

Ao obter um segundo sucesso consecutivo em Magny-Cours há três semanas, Vincent Capillaire, juntou-se a Alain Ferté e ao team TFT e pôs fim ao suspense no Challenge assegurando o tão desejado título. O Norma M20 FC nº 8 da estrutura de Gerse apresenta-se assim logicamente como um dos favoritos a estas 6 Horas, mas, continuando em aberto o título de vice campeão, os pretendentes tencionam concluir a época no mais alto degrau do pódio. Marc-Antoine Dannielou e Maxime Pialat estiveram durante muito tempo na liderança da classificação e este fim-de-semana encabeçam o ataque por parte da equipa CD Sport que colocará em pista um contingente de quatro Norma, todos bem pilotados já que nos outros carros figuram Accary/Foubert/Beraud, Dhouailly/Faure/Kirchdoerffer e Bole Besançon/Taittinger/Findlay. Com 141,4 pontos, Dannielou /Pialat são agora os melhores colocados para cobiçar a primeira posição, mas contam apenas 10,5 pontos de avanço sobre Timothée Buret e Christian Vaglio-Giors. Ambos encabeçam também uma lista de quatro Norma, inscrita pela Palmyr, onde militam os campeões em título, David Zollinger, Philippe Mondolot e Thomas Dagoneau. Para a Accary/Foubert/Beraud, para quem o pódio final já não está em jogo, Daniel Bassora e Lionel Robert (DB Autosport) tentarão, como em Aragon, chegar ao top 3. Nos Gentlemam Driver, a TFT com Bazaud/Thirion/Rihon ainda tem a seu favor a contagem matemática. O comando da categoria pode ainda ser ameaçada pelos Ligier JS 53 Evo da OAK Racing confiados a duas equipas familiares, os Da Rocha e os Lafargue, pais e filhos. 

- 6H Challenge Endurance GT/Tourisme : 

O Porsche 911 GT3-R nº 17 da Ruffier Racing confiado a Patrice e Paul Lafarge tem grandes possibilidades de ser campeão no Estoril. No entanto, será necessário à equipa não falhar a sua prestação, já que a diferença pontual pode ainda permitir ao Ferrari 458 GT2 nº 2 da escuderia Visiom batê-los. O trio do GT italiano tem, como sempre, sede de vitória e rolará sem a pressão face a Eric Mouez e David Loger (Porsche 911 GT3-R nº 44 Nourry Compétition) que não alinham nesta prova. Em Magny-Cours, estes últimos haviam batido Frédéric Ancel e Gilles Blasco (Porsche 911 GT3-R nº 007) no terceiro lugar, mas estes podem agora recuperar a posição, não sendo no entanto tarefa fácil. Noss candidatos à vitória temos igualmente a equipa LNT. Apesar de pior colocados na classificação, o Ginetta G55 continua uma arma temível em termos de competitividade, mas na ausência do patrão, Lawrence Tomlinson, conseguirão Mike Simpson e Steve Tandy e Tom Oliphant atingir um mesmo nível de performance? Nos GTV2 espera-se outra batalha feroz entre o Audi R8 LMS AB Sport Auto de Franck Thybaud/Thierry Proust/Michel Wegelin, e o Porsche 997 Cup S Alméras de Gérard Tremblay/ Pierre Martinet/Côme Ledogar. O título será no entanto disputado entre Thybaud e Tremblay. Ainda que referir na lista de inscritos a participação da AF Corse com um Ferrari 458 GT3, ou ainda a Ombra SRL com um piloto do calibre, o Andrea Montermini.

Comentários