Toyota Mirai: o sedan a célula de combustível

A Toyota vai comercializar o novo Mirai, um veículo a célula de combustível movido a hidrogénio (FCV). O novo Toyota Mirai vai estar à venda nos concessionários "Toyota" e "Toyopet" a partir do dia 15 de Dezembro no Japão. Na Europa, o carro vai chegar aos mercados seleccionados em Setembro 2015. O Mirai marca uma nova era de veículos. Utilizando o hidrogénio como combustível – uma fonte de energia importante – para produzir electricidade, o Mirai alcança uma performance ambiental única aliado ao prazer de condução e uma conveniência igual ao de um veículo convencional. O Toyota Mirai utiliza o Sistema de Célula de Combustível Toyota (TFCS) que integra tecnologia de célula de combustível e componentes da tecnologia híbrida, contemplando uma pilha de combustível (FC Stack) e depósitos de hidrogénio de elevada pressão. O TFCS é mais eficiente do que um motor de combustão interna e não emite CO2, ou, qualquer outro poluente. Os condutores podem esperar o mesmo nível de conveniência que é oferecido num modelo a gasolina, com uma generosa autonomia e um tempo de reabastecimento de hidrogénio de cerca de 3 minutos. O Mirai proporciona tudo o que se pode esperar de um veículo extremamente avançado: facilmente reconhecido pelo seu design, pela condução dinâmica apurada (graças ao baixo centro de gravidade) e uma aceleração forte e silenciosa proporcionada pelo motor elétrico. O hidrogénio pode ser obtido a partir de diversas fontes naturais e também de subprodutos, como por exemplo, lamas. Pode também ser produzido a partir de água através da utilização de energias renováveis como a solar ou a eólica. Quando comprimido, possui uma densidade energética superior à das baterias. Sendo relativamente fácil de transportar e armazenar espera-se que a aplicação seja bastante diversificada. Os FCV conseguem gerar a sua própria electricidade a partir do hidrogénio, significando que podem ser elementos ativos para uma sociedade apoiada nesta fonte energética e assim contribuir para a expansão e aceleração das diversidades das fontes. O Mirai está equipado com o TFCS, uma fusão entre a tecnologia a célula de combustível e híbrida convencional.O Sistema proporciona uma melhor eficiência energética comparando com um motor convencional de combustão interna, superior performance ambiental uma vez que é isento de emissões de CO2, ou de qualquer outro poluente durante a condução e, por outro lado mantém o mesmo nível de autonomia e conveniência que um automóvel normal a gasolina, sendo passível de ser reabastecido em apenas 3 minutos. O TFCS incorpora alguns componentes desenvolvidos especificamente para este modelo como a pilha de combustível Toyota (Toyota FC Stack) – conjunto de células de combustível – o conversor/inversor e controlo de potência e os depósitos de hidrogénio de elevada pressão. A nova pilha de combustível Toyota disponibiliza uma potência máxima de 154 CV (114 kW). 

A eficiência de produção de energia elétrica foi reforçada graças à sua construção em forma de malha 3D que cria canais entre as células (uma novidade mundial), proporcionando a geração de electricidade uniforme. Este facto permite reduzir o tamanho exterior e, ao mesmo tempo, elevar a performance criando assim a pilha de combustível com maior potência específica do mundo, com 3.1 kW/L (2.2 vezes mais elevada que a anterior pilha de combustível aplicada no modelo de teste Toyota FCHVadv). A quantidade de água produzida pelas membranas das células de combustível tem uma forte influência na eficiência de produção de electricidade. O controlo da quantidade de água quando se produz electricidade é monitorizado utilizando um sistema de circulação interna, que, ao contrário ao sistema aplicado nos veículos anteriores a célula de combustível da Toyota não necessita de um humidificador, mais uma inovação mundial. A elevada potência do pilha de combustível Toyota e o controlo da potência da bateria para o motor elétrico asseguram uma rápida resposta a qualquer velocidade. Este controlo permite que o motor disponibilize elevado binário prontamente, o que proporciona uma aceleração forte, mas com uma entrega suave. A dinâmica e estabilidade de rolamento são asseguradas pela colocação dos principais componentes como a pilha de combustível, os depósitos de hidrogénio de elevada pressão numa posição central e sob o chão, proporcionando um baixo centro de gravidade e uma distribuição de pesos bastante equilibrada, e por outro lado, permite uma incremento na rigidez da plataforma. As proteções por baixo do carro e a aerodinâmica apurada de determinados elementos
contribuem para a diminuição da resistência do ar melhorando a eficiência de combustível e estabilidade. Pequenas alhetas foram aplicadas nos farolins para melhorar a estabilidade a elevada velocidade. Um silêncio de rolamento sem precedentes é alcançado graças ao motor elétrico independentemente da velocidade a que se circula, da redução de ruídos aerodinâmicos através da redução das folgas dos painéis, da adopção do materiais isolantes em diversos pontos incluindo a aplicação de vidros com uma película anti ruído (no para-brisas e nas portas). O modo “B” (suporte de travagem) reforça a travagem regenerativa reforçando o efeito de travão com o motor, permitindo ao condutor reduzir a velocidade ou manter, por exemplo em longas descidas. 


Vendas na Europa
Lançamento: Setembro 2015
Mercados: Reino Unido, Alemanha, Dinamarca - em 2015 - mais mercados em 2017
Volume anual: 50 – 100 unidades/ano em 2015 e 2016
Preço: cerca de 66,000 € + Imposto (Alemanha)
Fábrica: Unidade de Motomachi, Japão, Toyota Motor Corporation

Comentários