Lexus GS F: Novo desportivo de elevadas performances com 477 CV

Elevadas performances, quatro portas e um habitáculo espaçoso com capacidade para acomodar confortavelmente cinco adultos são algumas das características do novo Lexus GS F. Anteriormente, os poucos carros do mundo que reuniam estas características geralmente apresentavam nomes alemães, mas, agora já não é assim. A partir de hoje, a Lexus junta-se aos fabricantes de modelos familiares desportivos, com a expansão dos modelos Lexus F, com o desenvolvimento do GS F e a revelação no Salão Internacional do Automóvel dos Estados Unidos. O muito esperado sedã desportivo GS F, que combina luxo, qualidade interior e com o desempenho de um coupé desportivo é o mais recente modelo da gama de modelos de elevadas performances "F" da marca que, neste momento, já inclui alguns exemplares notáveis, como o Lexus RC F. Com base no sedã GS, o mais desportivo GS F abre novos caminhos para a Lexus ao expandir os modelos com o logo "F". "Os modelos com a designação 'F' são desenvolvidos para criar uma emoção, muito positiva a quem os conduz, por serem tão divertidos de conduzir, independentemente do estilo de condução ou qual seja o tipo de estrada. Com o GS F, queríamos fazer um carro especial que não só superasse as expetativas dos mais exigentes entusiastas da condução, como também fosse um veículo que todas as pessoas pudessem desfrutar. Dessa forma, o GS F está imbuído de um som, de uma resposta e de potência intrínseca de todos os modelos 'F' da Lexus”, comentou Yukihiko Yaguchi, engenheiro-chefe do Lexus GS F. Debaixo do capot encontra-se um potente V8 de 5.0 litros, atmosférico, que produz uns notáveis 477 CV e um binário máximo de mais de 530 Nm. O motor está acoplado a uma caixa automática de 8 velocidades extremamente rápida, com capacidades de comutação manual e quatro modos diferentes de funcionamento: Normal, Eco, SPORT S e SPORT S +, este último destinado especificamente à utilização em circuito. O novo GS F destaca-se por um peso de referência no seu segmento, com apenas 1830 kg, o novo desportivo sedã de tração traseira vai proporcionar prestações de um coupé desportivo, com boas acelerações, assim como, a sua capacidade de atingir elevada velocidade máxima deverá causar alguns embaraços a modelos desenvolvidos para a competição. Mesmo disponibilizando uma elevada potencia, o motor de duas árvores de cames e 32 válvulas consegue igualmente ser eficiente na utilização de combustível, funcionando no ciclo Atkinson quando conduzido de forma mais calma. 

O GS F contará com reforços estruturais na plataforma e um sistema de suspensão desenvolvido exclusivamente para acompanhar a apurada dinâmica. O mais recente modelo da gama "F" proporciona um comportamento excepcional, típico de um desportivo, depois de ter sido desenvolvido e afinado não só em circuitos no Japão como também no famoso circuito Nordschleife de Nürburgring, na Alemanha. A suspensão adaptável firme de série deste modelo, juntamente com pneus de dimensões generosas (255/35-19 à frente e 275/35-19 atrás) aliado a um sistema de travagem melhorado (com pinças pintadas em laranja brilhante) conferem ao GS F uma notável estabilidade a alta velocidade e dinâmica apurada de um desportivo. Esses elementos fornecem um equilíbrio de comportamento quase neutro em praticamente qualquer tipo de curvas. O inovador diferencial Lexus com vectorização de binário (TVD), presente no RC F, vai fazer parte da longa lista de equipamento de série do novo GS F, colocando a dinâmica noutro nível. O novo Lexus GS F apresenta uma versão da grelha trapezoidal dupla, imagem dos modelos Lexus, mais acentuada com um padrão distinto de malha reservado para modelos da linha F, além de grandes entradas de ar integradas perfeitamente na frente do carro. Os faróis inclinados e finos com a assinatura das luzes de condução diurna da Lexus em forma de L completam o design frontal que é elegante e ao mesmo tempo desportivo. O Lexus GS F é nitidamente mais baixo e mais largo do que os outros modelos GS, resultando num aspeto agressivo que, juntamente com as suas saídas de ar no guarda-lamas dianteiro e as desportivas jantes de liga leve de 19'', o tornam facilmente reconhecível como um “F”. A traseira é realçada por um subtil spoiler traseiro em fibra de carbono e ponteiras de escape disposta de forma trapezoidal, com quatro saídas de escape cromadas, que sugerem as elevadas performances e dinâmica apurada. No interior o habitáculo do novo Lexus GS F foi 'apimentado'. É dominado por um conceito de forma que segue a função, com todos os comandos posicionados de forma ergonómica para que o condutor facilmente os alcance. Posicionado por detrás do volante desportivo "F", o novo painel de instrumentos pode ser configurado entre quatro diferentes mostradores, dependendo do estilo de condução selecionado: Normal, Eco, SPORT S e SPORT S +. Em complemento os bancos da frente e traseiro são exclusivos desta versão oferecendo uma maior suporte lateral aos ocupantes, sem que com isso haja sacrifício do conforto. Apesar de todos os pormenores desportivos, o Lexus GS F continua a proporcionar um nível de luxo a bordo, graças, em parte, ao revestimento de Alcântara nos painéis das portas, na consola central e na parte superior do painel de instrumentos. 

Um relógio analógico acrescenta um toque de classe no já de si elegante tablier, que apresenta um ecrã central de grandes dimensões controlado por um comando remoto na consola central. O GS F pode ser equipado com um sistema áudio premium de 17 altifalantes da Mark Levinson que vai satisfazer o mais exigente dos audiófilos, mas quando a ideia é ouvir a música proveniente do motor basta ativar o Controlo Activo de Som (ASC) ao seleccionar as posições "SPORT S" ou "SPORT S +". O ASC, similar ao existente no RC F (mas melhorado graças à utilização das colunas junto dos bancos traseiros), aumenta o robusto volume de som que sai dos escapes para que todos os ocupantes do GS F possam desfrutar da emoção que é viajar num desportivo. 'Divertido de conduzir'. É o que caracteriza todos os carros que ostentam o logotipo F e foi nossa intenção projetar o Lexus GS F de modo a que demonstrasse esse caráter. A filosofia de design do GS F é a de que a 'forma segue a função'. Por exemplo, a grelha trapezoidal dupla do GS F nasceu para melhorar ainda mais a aerodinâmica do carro e o arrefecimento do motor, enquanto as saídas de ar no pára-choques dianteiro (aplicadas pela primeira vez no IS F e, posteriormente, no RC F) foram adoptadas no GS F dada a sua eficiência na refrigeração dos travões. A direção de design seguida pelo GS F possui a mesma filosofia de outros Lexus, o 'Luxo Progressivo', e sinto que este carro transmite a mensagem da marca na perfeição", considerou Yoshiharu Nakajima, o designer-chefe de projectos da Divisão de Design da Lexus. Utilizando um radar de ondas milimétricas em conjunto com uma câmara para detectar carros e peões à sua frente, os modelos da Lexus (incluindo o GS F), vão estar equipados com uma nova abordagem de segurança. Um sistema multi-funcional que inclui várias funções como de Pré-Colisão (PCS), que providencia alertas, assistência de travagem e travagem automática ajudando a evitar colisões ou reduzir as suas consequências, caso realmente ocorra. Também estão incluídos: Aviso de Saída da Faixa de Rodagem (LDA) para alertar o condutor se se verificar uma saída involuntária da faixa de rodagem, e Sistema de Máximos Automáticos (AHS) para melhorar o conforto e a segurança durante a condução nocturna.

Comentários