Citroën E-Mehari: eletrão livre

Ligado à história da Marca e resolutamente voltado para o futuro, o E-Mehari representa um piscar de olhos a um modelo ícone, o Méhari de 1968, mas é muito mais do que isso: um cabriolet optimista de 4 lugares, 100% elétrico, de estilo moderno e divertido. Nesta nova etapa da parceria com o Grupo Bolloré, a Citroën confirma a sua vontade de propor automóveis diferentes, repletos de frescura e de optimismo. Conectado, descomplexado, diferente e, porque não, irreverente... não faltam adjectivos para descrever o E-Mehari, o novo modelo da Citroën. Trata-se de um automóvel colorido, repleto de impertinência, completamente dentro do espírito Citroën. O modelo E-Mehari é um denominado «it car», proposta que saberá seduzir quem procura diferenciação, com um olhar positivo sobre a vida, pessoas atentas às tendências e ao ambiente. Incomparável, sem stresses e sem ruído, o E-Mehari é um electrão real livre na paisagem automóvel. O design exterior do E-Mehari inscreve-se completamente no posicionamento da Citroën. Nele encontramos os códigos estilísticos da marca: 

· no olhar expressivo, composto de um grupo óptico duplo, assinatura da Marca dos chevrons

· no design original e optimista de modelos completos e calorosos, de formas suaves e uma frente sorridente; 

· no estilo apurado, símbolo de alegrias simples e verdadeiras, num outro modo de falar sobre prazer automóvel. 

Esta personalidade carismática é acompanhada por tons e elementos fortes. Com efeito, as possibilidades de personalização são várias no E-Mehari, fruto de:

- 4 cores de carroçaria: um azul que convida à evasão, um laranja gerador de energia e de optimismo, um amarelo revigorante e um bege elegante.

- 2 cores da tela do tejadilho: preto e vermelho alaranjado.

- 2 decorações interiores: um bege muito natural e outro, de visual técnico vermelho-alaranjado, em que a impressão na secção central é inspirada no mundo dos desportos aquáticos. Elaboradas em TEP, são completamente impermeáveis. As associações mais audaciosas são, portanto, possíveis para aqueles que procuram um modelo expressivo, fun e colorido. 

O E-Mehari propõe-se numa silhueta elevada, pontuada por elementos em preto, nas projeções dos pára-choques, no contorno inferior da carroçaria e nos pára-choques. Uma referência óbvia ao mundo do lazer e da diversão. O E-Mehari beneficia também de um estilo fresco e cheio de expressividade, que irá seduzir os clientes que procuram um produto automóvel diferente e simpático. O estado de espírito do E-Mehari retoma outro de um ícone da marca Citroën, o Méhari, devido à sua aparência e carácter, mas também pelo seu lado prático e facilitador das actividades de lazer. 

Tal como o Méhari lançado em 1968, o E-Mehari é um modelo:

- descapotável, com uma capa removível, que se fecha através de um sistema de oclusão lateral retráctil, com grandes janelas transparentes. O utilizador pode decidir conduzir com a capota aberta apenas à frente, atrás, nas laterais ou na sua totalidade.

- com 4 lugares reais, tendo um assento rebatível; 

- equipado com um chassis elevado para uma condução em todos os tipos de terreno;

- construído por termoformação, recorrendo a um material plástico que não sofre efeitos da corrosão, não necessita de manutenção de pintura e é resistente a pequenos toques, fruto da sua elasticidade;

- fácil de utilizar, podendo ser lavado na totalidade, interior e exterior, a jactos de água.

O padrão de portas com as suas ranhuras relembra o Méhari original, tal como as ondulações da carroçaria, num piscar de olhos dos seus projetistas ao modelo original. Tal como as cores exteriores seleccionadas, que refletem as apresentadas no lançamento do Méhari original. Esta ligação ao Mehari, modelo mítico que marcou o seu tempo, confere ao E-Mehari uma forte identidade, uma filosofia «à parte» para todos os que procuram autenticidade e diversão.Embora simples e descontraído, o E-Mehari é um veículo tecnológico. Sendo 100% elétrico, ele integra a tecnologia de baterias do experiente Grupo Bolloré. Através de baterias LMP (Polímero de Lítio Metálico) permite-se uma maior autonomia e maior desempenho, fiabilidade e segurança. As baterias LMP distinguem-se pela sua elevada densidade de energia e segurança de utilização. São baterias secas (leia-se “muito sólidas”), o que confere ao modelo inúmeros benefícios, incluindo uma insensibilidade a variações climáticas. Permitem uma velocidade superior a 110 km/h e uma autonomia de 200 km em ciclo urbano. Muito práticas, recarregam-se completamente em 8 horas em 16A em instalações de recarga (terminais domésticos ou públicos do tipo Autolib) ou em 13 horas em tomadas domésticas de 10A. O E-Mehari gera uma sensação única de liberdade e de serenidade, permitindo rolar de cabelo ao vento em aceleração, com a facilidade e o silêncio de um automóvel elétrico. Produzido na fábrica de Rennes da PSA Peugeot Citroën, o E-Mehari será comercializado na Primavera de 2016. O E-Mehari será exposto pela primeira vez, de 9 a 11 de dezembro, na sede do Grupo PSA Peugeot Citroën, na Avenida da Grand Armée, em Paris, no Eco Driving Center, no quadro da COP 21.

Comentários