ŠKODA: 120 anos de paixão pela mobilidade

A ŠKODA comemora este mês os seus 120 anos de existência, tornando-se numa das empresas de produção de veículos mais antigas do mundo. As origens da Marca assentam no pioneirismo do início do automóvel. A competência e reputação da Marca ŠKODA são baseadas em doze décadas de tradição e experiência em engenharia automóvel e ainda nas aptidões da engenharia industrial checa. O entusiasmo para a mobilidade na ŠKODA sempre teve um forte impulso, desde que a Empresa foi fundada, e a Marca sempre assentou em bases sólidas e conseguindo ostentar uma tradição rica, com inúmeros ícones automóveis. Ao longo dos últimos 25 anos, inserida no Grupo Volkswagen, a ŠKODA conseguiu tornar-se num construtor com um grande volume de produção e de sucesso internacional. Entre 2010 e 2015, a Marca implementou a maior campanha de lançamento de modelos na sua história. Nos próximos anos, a ŠKODA pretende continuar este sucesso, expandindo ainda mais sua gama de modelos. Com coragem, determinação e um grande espírito pioneiro, os dois fundadores da Marca - Václav Laurin e Václav Klement - lançaram as bases para a história de sucesso de 120 anos da ŠKODA em Mladá Boleslav, em Dezembro de 1895. Os seus primeiros sonhos de mobilidade surgiram a partir da sua paixão pela tecnologia e sua intransigente busca de melhoria de soluções técnicas. Os sonhos continuam na ŠKODA, nas mais variadas vertentes e são o elemento-padrão na ascensão para o sucesso internacional, actualmente competindo com os melhores fabricantes do setor automóvel. "A ŠKODA é uma grande Marca automóvel com uma história impressionante, tendo alcançado alguns desenvolvimentos fantásticos, particularmente ao longo dos últimos 25 anos", destaca Bernhard Maier, CEO da ŠKODA. "Toda a Empresa tem orgulho da nossa comovente história, apesar dos momentos conturbados. Tanto o entusiasmo como a paixão para a mobilidade, têm sido a força motriz por trás da ŠKODA, desde que a Marca foi fundada. Estar ciente do nosso património único e com base na nossa gama de atraentes modelos, estimamos continuar esse sucesso nos próximos anos e conquistar novos Clientes para a Marca." Os 120 anos da ŠKODA englobam uma história fascinante com verdadeiros ícones automóveis. A ŠKODA surgiu nos tempos pioneiros do automóvel e está intimamente ligado aos artesãos e ao entusiasmo dos engenheiros no desenvolvimento de tecnologias no coração da Europa. 


Estes genes foram transmitidos para toda a equipa actual da ŠKODA. Tudo começou com uma pequena oficina de bicicletas dos checos Laurin e Klement em Dezembro de 1895. Naquela época, o mecânico de bicicletas Václav Laurin e o empresário Václav Klement fundaram a empresa Laurin & Klement (L&K). O que começou como uma oficina de reparação, rapidamente evoluiu para um reconhecido fabricante de bicicletas. As bicicletas, que foram um sucesso no mercado checo e no estrangeiro foram vendidos sob a marca "Slavia". O negócio foi brilhante: apenas quatro anos depois, Laurin e Klement começaram a produzir motociclos. Em 1905, a empresa fabricou o seu primeiro automóvel, o Voiturette A. Equipado com um motor de 2 cilindros e uma potência de 7 Cv atingia uma velocidade máxima de 40 km/h. A gama expandiu rapidamente. Em 1907, a L&K era o maior produtor de automóveis no antigo Império Austro-Húngaro , com nove modelos na sua gama - desde pequenos carros de dois cilindros e um carro de competição de quatro cilindros, passando por comerciais ligeiros e pequenos autocarros. A Primeira Guerra Mundial, o rescaldo do pós-guerra e da crise da década de 1920 afectou o desenvolvimento da L&K. Para reforçar a sua posição no mercado, a L&K fundiu-se com a firma de construção ŠKODA Pilsen em 1925, que era então a maior empresa na República Checa. Ao unir forças com a ŠKODA, a empresa ramificou-se com êxito, relançando a produção automóvel em Mladá Boleslav. Vários veículos lendários da ŠKODA surgiram na década dos anos 30. O primeiro e verdadeiro veículo para o transporte de pessoas a preços acessíveis para a população da Checoslováquia foi o ŠKODA 420 Popular. Foi seguido por outros veículos, verdadeiros ícones da Marca, tais como o prestigioso e emblemático ŠKODA Superb 640 de 6 cilindros, que materializou o sucesso da ŠKODA naquele momento. A Segunda Guerra Mundial trouxe um fim a este indiscutível e positivo desenvolvimento. A ŠKODA foi nacionalizada depois da Segunda Guerra Mundial. Mesmo sob as condições difíceis da planificada economia socialista foram criados uma série de modelos significativos na década de 1940 como uma "empresa pública”. Estes modelos incluíram o ŠKODA 1101 "Tudor", o ŠKODA 440 "Spartak" e o lendário Roadster ŠKODA Felicia. Outro marco aconteceu em 1964 com o ŠKODA 1000 MB, o primeiro ŠKODA com carroçaria autoportante, motor traseiro e tração às rodas traseiras. Estava equipado com o primeiro motor traseiro de alumínio fabricado em série no mundo. 


Em 1987, o ŠKODA Favorit tornou-se no primeiro compacto da Marca com tração dianteira, uma criação do estúdio de design Bertone, em Itália. Uma revolução automóvel para um país do Bloco de Leste. Apenas dois anos mais tarde, a economia socialista entrou em colapso. Após a Revolução de Veludo em 1989, a ŠKODA precisava de um forte parceiro estratégico. A fusão com o Grupo Volkswagen, em 1991 marcou uma etapa decisiva na Marca e, ao mesmo tempo, tornou-se numa das histórias de maior sucesso recente desde o início da indústria automóvel. As vendas anuais da ŠKODA aumentaram seis vezes entre 1991 e 2014. Em 2014, a Marca vendeu pela primeira vez mais de 1 milhão de veículos. De uma Marca com apenas um modelo, a ŠKODA apresenta hoje um portefólio com uma gama de atraentes e abrangentes modelos, em cerca de 40 versões. Juntamente com a expansão da gama de modelos ŠKODA, as instalações de produção da Marca têm sido extensivamente actualizadas e expandidas: além das três unidades fabris na República Checa, os modelos da ŠKODA também são produzidos além-fronteiras, incluindo na China, na Rússia e na Índia. A Marca tem planos para continuar o seu sucesso ao longo dos próximos anos. Tal vai envolver a expansão da gama de modelos ŠKODA, incluindo um futuro SUV que permitirá à Marca fazer a sua estreia neste segmento de mercado.

Comentários