Ford acelera produção dos modelos de performance

Teve início toda uma nova era para modelos desportivos da Ford com o início da produção do novo Focus RS. A Ford espera produzir cerca de 41.000 automóveis de performance na Europa em 2016, quando em 2015 fez sair das suas fábricas 29.000 unidades. Tal representa um aumento de 40 por cento e surge depois de, em 2015, as vendas de veículos de elevada performance na Europa registarem um aumento de 62 por cento, comparativamente a 2014. Entre os modelos responsáveis por este crescimento conta-se o novo Focus RS, cuja primeira unidade acaba de sair da linha de produção de Saarlouis (Alemanha), o desportivo Ford Mustang, que regista mais de 13.000 encomendas na Europa, e os pequenos mas fogosos Focus ST e Fiesta ST. Com o novo Ford GT no horizonte, a Ford oferece a gama mais abrangente de modelos desportivos, desde hatchback's compactos a super-carros de elevadas performances. “Este vai ser um ano verdadeiramente notável para os modelos desportivos da Ford, dotados de uma capacidade sem precedentes em termos de performance, bem como de tecnologias sofisticadas ao nível das mecânicas e de chassis, incluindo o novo sistema Ford Performance All Wheel Drive presente no nosso Focus RS,” disse Joe Bakaj, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Produto, Ford Europa. O Focus RS é um dos 12 novos modelos de performance que a Ford levará aos clientes de todo o mundo até ao ano de 2020. Desenvolvido por uma equipa de engenheiros da Ford Performance na Europa e nos EUA, o modelo é alimentado por uma versão especialmente desenvolvida do novo bloco Ford EcoBoost de 2,3 litros, debitando uma potência máxima de 350 cv e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,7 segundos, tornando-se no hatchback de elevada performance com a mais rápida aceleração de todos os modelos Ford RS, de sempre. O Focus RS integra um inédito sistema Ford Performance All Wheel Drive com Vectorização Dinâmica de Binário que garante todo um novo nível de maneabilidade, de aderência e de velocidade em curva. O Focus RS conta, pela primeira vez, com Modos de Condução Seleccionáveis – incluindo um Modo Drift em estreia na indústria, em que se permite a realização de sobre-viragens controladas – e o recurso a um sistema de Controlo de Arranque. Desde a abertura do processo de encomendas em Setembro último, já há mais de 3.100 reservas de clientes e cerca de 250.000 configurações de um Focus RS em portais da Ford. 

O best-seller Mustang

O Ford Mustang está disponível com um motor Ford V8 de 5,0 litros com 421 cv e que atinge os 100 km/h em 4,8 segundos, ou com um bloco Ford EcoBoost de 2,3 litros, com menores consumos, com 317 cv, o qual atinge os 100 km/h em 5,8 segundos. Os motores de alta performance do novo Ford Mustang comercializados na Europa são suportados por um Performance Pack de série, o qual integra travões e sistema de arrefecimento melhorados, para condução a alta velocidade. Um chassis e carroçaria mais sofisticadas, tecnologias avançadas, incluindo Modos de Condução seleccionáveis e Track Apps para condução em circuitos, também ajudam a optimizar a dinâmica de condução, indo ao encontro da experiência desportiva que os clientes do Ford Mustang procuram. O Ford Mustang foi o desportivo mais vendido em todo o mundo durante o primeiro semestre de 2015, de acordo com os dados de registo da IHS Automotive a nível global. 

Diversão nas frugais propostas ST

As vendas do Ford Focus ST aumentaram 160 por cento em 2015, em comparação com o ano anterior, após a introdução no início do ano de um novo modelo, disponível pela primeira vez com um motor Diesel. O novo Ford Focus ST combina desempenho com aspectos práticos. Está disponível em variantes de 5 portas ou Wagon e com um novo bloco 2.0 diesel de 185 cv, com 400 Nm de binário entre as 2.000 e as 2.750 rpm. Adicionalmente, conta com o comprovado motor a gasolina 2.0 EcoBoost, de 250 cv. Na sequência da introdução do novo modelo no início de 2015, 47 por cento dos clientes optaram pela variante diesel, entretanto também disponibilizada com uma transmissão automática de seis velocidades PowerShift de dupla embraiagem. O novo Focus ST com motor diesel e transmissão automática PowerShift é o Ford a gasóleo mais rápido de sempre, atingindo os 100 km/h em 7,7 segundos, 0,4 segundos menos do que a variante de caixa manual. Emite 119 g/km de CO2 e apresenta um consumo combinado de 4,6 l/100 km. Com o motor 2.0 EcoBoost acelera aos 100 km/h em 6,5 segundos. O Fiesta ST rapidamente se estabeleceu como o líder na Europa entre os pequenos hatchback de elevada performance, após a sua introdução neste mercado e em todo o mundo, tendo conquistado mais de 20 prémios e distinções ao longo do seu primeiro ano de vendas. Alimentado por um motor 1.6 EcoBoost de 182 cv, o Fiesta ST cumpre os primeiros 100 km/h em 6,9 segundos. Já são mais de 30.000 os Fiesta ST vendidos até à data em toda a Europa, antecipando-se outras novidades para o modelo mais tarde no corrente ano. 

Ford GT, a máquina por excelência 

O novo Ford GT, o primeiro super-carro de ultra-elevada-performance da Ford, também entrará em produção no final de 2016, destinando-se a um número limitado de clientes europeus. Equipado com o mais potente motor Ford EcoBoost de produção de sempre, com mais de 600 cv de potência e demonstrando uma notável eficiência, associado a uma transmissão de sete velocidades com patilhas no volante, o Ford GT é um super-carro de ultra-elevada-performance, autêntica vitrina tecnológica Ford EcoBoost em termos de desempenho e inovações, nomeadamente na aerodinâmica e na construção em fibra de carbono de baixo peso.

Comentários