Ford desvenda em Genebra o novo Fiesta ST200 de 200cv

O aclamado, vigoroso e desportivo Ford Fiesta ST prepara-se para se tornar ainda mais quente. A Ford irá apresentar hoje, em véspera do Salão de Genebra, um novo Ford Fiesta ST200, proposta que surge 10 por cento mais potente e com 20 por cento mais de binário, fruto da adopção de um bloco de 200 CV e 290 Nm, possível pela especial calibração do motor de 1.6 EcoBoost a gasolina. O Fiesta ST200, o mais potente Fiesta de produção de sempre, fará uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,7 segundos, contando, ainda com especificações exclusivas, como a cor exterior Storm Grey, jantes de liga leve maquinadas em preto mate distintas e detalhes especiais empregues no seu interior. A produção do Fiesta ST200 tem início em Junho, sendo que as primeiras unidades serão entregues aos clientes pouco tempo depois. “O Fiesta ST é um modelo verdadeiramente amado por proprietários e críticos. O ST200 eleva este modelo de condução tão especial a um novo patamar de potência e performance,” disse Joe Bakaj, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Produto, da Ford Europa. “Penso que virá a tornar-se num futuro clássico pela sua essência”. Para além da exclusiva cor exterior e das jantes de liga leve de 17 polegadas, o Fiesta ST200 também contará com pinças de travão pintadas em vermelho e um interior realçado com uns originais bancos dianteiros Recaro em couro parcial Charcoal e costuras contrastantes prateadas, elementos metálicos polidos e iluminados e ainda cintos de segurança com detalhes em prateado. O motor EcoBoost de 1,6 litros do Fiesta ST200 disponibilizará um adicional de 15 CV em potência e 30 Nm em binário, com uma função de overboost disponível durante 20 segundos. A relação final de transmissão de 4,06 – face aos 3,82 do anterior Fiesta ST – aumenta, ainda mais, a capacidade de aceleração ao longo das passagens de caixa, proporcionando uma maior capacidade de exploração deste modelo e o inerente prazer retirado da experiência de condução. O Fiesta ST220 atinge uma velocidade máxima de 230 km/h. Tal como acontecia no Fiesta ST, o Fiesta ST200 proporciona uma condução óptima em curvas e em termos de agilidade, recorrendo a:

  • Um melhorado Controlo Vectorial do Binário e um Controlo Electrónico de Estabilidade operável em 3 modos
  • Uma junta da direcção da frente especialmente modificada
  • Um veio de torção traseiro adaptado com uma maior rigidez
  • Novas definições das molas e amortecedores, à frente e atrás, com um centro de gravidade 15 mm mais baixo
  • Um rácio da direcção mais específico, de 13.69:1, e um braço de direcção mais curto
  • Um melhorado sistema de travagem, com um cilindro de travagem principal do tipo tandem maior e disco de travão traseiros

Lançado em 2013, o Fiesta ST disponibilizava 182 CV e 240 Nm de binário a partir de um motor 1.6 EcoBoost, acelerando em 6,9 segundos até aos 100 km/h, estabelecendo-se, rapidamente, na Europa como o líder entre os hatchbacks desportivos compactos. Conquistou mais de 20 prémios ao todo o mundo no seu primeiro ano de vendas. No total, a Ford já comercializou 30.000 unidade Fiesta ST na Europa.

Comentários