Nisan Qashqai e X-Trail comemoram êxito nos 'crossover' com as novas versões Premium Concept

A Nissan vai desvendar duas versões especiais topo de gama dos seus crossovers campeões de vendas, o Qashqai e o X-Trail, no próximo Salão Automóvel de Genebra. Tendo por base os modelos atuais, a Nissan explorou a forma como uma interpretação do design mais premium e dinâmica poderia tornar a premiada gama crossover ainda mais apelativa para os seus futuros clientes. Denominadas Qashqai Premium Concept e X-Trail Premium Concept, estas versões de topo - embora sejam de modelos diferentes e desenvolvidas por equipas de designers diferentes na Nissan - deixam bem claro nas cores, materiais e temas que os caracterizam, que ambas formam um par. O Qashqai Premium Concept foi criado pela Nissan Design Europe (NDE) em Londres, ao passo que o X-Trail Premium Concept é um projecto do Global Design Centre (GDC) da Nissan no Japão. Uma vez que os crossovers desempenham um papel tão importante no sucesso continuado da Nissan na Europa, estas duas novas versões Premium comprovam o desejo da marca de alargar o mercado alvo dos seus produtos, reconhecendo simultaneamente a diversidade dos clientes. Shiro Nakamura, Vice-Presidente Sénior, Responsável pelo Design e Director Criativo da Nissan Motor Co., Ltd. comentou: "Quisemos que a criatividade das nossas equipas de design brilhasse neste projeto de dois automóveis. E no final decidimos-nos por duas soluções de estilo – contrastantes embora partilhem temas comuns – que revelam uma nova identidade premium nos nossos crossovers”. Desde a forma pela qual a linguagem de design característica da Nissan é expressa, até aos materiais avançados utilizados, ambos os automóveis oferecem uma abordagem inovadora às características apelativas de um crossover de topo. Partindo do conceito do 'explorador urban'”, cada um dos conceitos Premium possui uma execução exclusiva e destina-se a cativar um tipo de cliente muito diferente. O Qashqai foi desenhado tendo em mente o 'Explorador Urbano Premium', que quer ir passar o fim-de-semana a absorver os destaques culturais de um destino europeu como as cidades de Lisboa, Paris ou Roma. O X-Trail destina-se ao 'Aventureiro Premium', que estará a planear percursos de montanha nos Alpes ou nos Pirenéus. Comum a ambas as versões é a palete de cores simples mas vibrantes; o apelo sóbrio do preto e do branco, em contraste com um cobre dourado que confere elegância e emoção a estes crossovers Nissan. 

Qashqai Premium Concept

Utilizando um preto mate contemporâneo como cor dominante, o Qashqai Premium Concept mistura de forma inteligente estilo, cor e novos materiais. Os detalhes em cobre dourado de alta qualidade acentuam vários pontos na carroçaria - nas cavas das rodas, em torno da linha das janelas, nos conjuntos de faróis e nas calhas do tejadilho - e contrastam vivamente com o preto para realçar a silhueta dinâmica do exterior. Esta silhueta é acentuada pela fibra de carbono autêntica usada nas secções inferiores bem como pelos detalhes técnicos arrojados das jantes maquinadas de 20 polegadas. Os para-choques e os frisos laterais conferem uma sensação desportiva e qualidade integrada. A grelha 'V-motion' da Nissan complementa a frente do automóvel e representa uma afirmação de design relativamente ao seu posicionamento de topo. O interior deste Qashqai redefine a qualidade premium do segmento crossover compacto, utilizando estofos em couro mas suaves, normalmente encontrados em automóveis de luxo, com acabamento acolchoado na secção central das costas e na base do banco. A expressão de qualidade ganha destaque adicional através da utilização de malha de fibra de carbono exclusiva em cobre dourado no interior, com pormenores em cromado preto acetinado e preto líquido brilhante no volante e na alavanca das mudanças. 

X-Trail Premium Concept

X-Trail Premium Concept
Em forte contraste com o seu irmão, o X-Trail Premium Concept utiliza uma pintura em branco mate como cor principal. O capot e o tejadilho são elaborados com fibra de carbono preto mate intenso, conferindo ao automóvel um carácter verdadeiramente premium, mas também robusto e uma atitude dinâmica. O elevado contraste a preto e branco reforça a linha que começa com a grelha 'V-motion' e continua ao longo do capot e na lateral até à traseira do automóvel. Este contraste reflete a natureza robusta 'sem limites' do aventureiro X-Trail. A cor em cobre dourado está presente na proteção em aço frontal – atraindo o olhar na sua direção e aumentando a sensação de proteção – e nas jantes de 20 polegadas. Os revestimentos da carroçaria e guarda-lamas são pintados em preto brilhante, um pormenor sofisticado que eleva o X-Trail um nível acima de outros crossovers orientados para a aventura. Uma combinação judiciosa de cor em bronze e preto reflete o carácter apelativo do X-Trail para clientes aventureiros e está presente também em bancos concebidos com uma combinação de couros premium; couro em cor bronze com um desenho de 'efeito difuso' no encosto da cabeça e nas laterais do assento, com couro Ultrasuede acentuado com pormenores de pérola dourada na secção central das costas e base dos bancos. No painel de instrumentos e no friso da porta, um acabamento em fibra de carbono a preto e preto mate, confere ao espaço interior um carácter desportivo. Graças à estreita colaboração entre os estúdios de design da Nissan no Japão e na Europa, o Qashqai Premium Concept e o X-Trail Premium Concept exploram o potencial de um novo e emocionante nível de personalização no segmento crossover, promovendo um nível de expressão individual muito maior no âmbito da experiência de propriedade. O resultado é que cada ocupante em qualquer dos automóveis – condutor ou passageiro – vive uma experiência idêntica no que respeita a qualidade de topo e comportamento dinâmico. Mamoru Aoki, Diretor Executivo de Design da Nissan Motor Co., Ltd. acrescentou: "Como pioneira neste sector, a Nissan vai continuar a expandir as fronteiras e a explorar soluções criativas para satisfazer a vasta gama de necessidades dos exigentes clientes da Europa".

Comentários