Renovação integral do modelo de motocross da Honda: a CRF450R

Renovação integral do modelo de motocross da Honda, a CRF450R; a nova CRF450RX partilha o mesmo motor e quadro e representa uma presença nova e muito importante para o mercado de modelos de enduro. A Honda veio apresentar os detalhes referentes às duas últimas novidades dos modelos off-road de competição: a CRF450R de motocross totalmente revista e uma nova proposta para as pistas de enduro – a CRF450RX. Sendo a referência dos modelos de motocross desde a sua introdução em 2002, a CRF450R foi totalmente renovada para 2017, segundo o mote 'Domínio Absoluto' (no original, 'Absolute Holeshot'). Este modelo de motocross da Honda conquistou a reputação de ser o modelo de 450 cm³ com melhor maneabilidade do mundo, com um motor pleno de potência, fácil de domar e de usar, e um quadro que permite aos pilotos usarem bem toda essa potência, independentemente da sua experiência. Para 2017, esta renovação inclui um aumento no pico de potência, num conjunto ainda mais fácil de pilotar.

Funcionalidades da nova CRF450R:

  • Motor inspirado no HRC, com mais 11% de pico de potência, graças à revisão na cabeça do motor, com maior elevação das válvulas, relação de compressão mais alta e nova admissão, com um trajecto directo até às aberturas de admissão.
  • Binário mais forte, especialmente em baixa, mas ao longo de toda a faixa de rotação, com 5% de aumento nas capacidades de aceleração, logo desde o arranque da prova. 
  • Novo quadro de sétima geração em alumínio, com centro de gravidade mais baixo, menor distância entre eixos e menor distância entre o pivot do braço oscilante e a roda traseira, oferecendo níveis de tracção traseira sem precedentes.
  • Forquilha dianteira Showa de 49 mm e especificação de competição, com molas de aço.
  • Depósito de combustível em titânio, plásticos suaves e aerodinâmicos e arranque eléctrico de origem.

Mikio Uchiyama, Líder de Projecto da CRF450R de 2017 revela as intenções subjacentes ao desenvolvimento da nova CRF450R: “O nosso foco foi produzir uma moto com um motor de performances excepcionais, a melhor tracção de sempre e baixo centro de gravidade – criando um modelo com mais 5% de aceleração em relação ao modelo anterior. O nosso mote de desenvolvimento foi a expressão "Domínio Absoluto". A nova CRF já é um modelo de referência no campeonato japonês de MX, vencendo as primeiras cinco provas. Estamos muito orgulhosos em podermos oferecer um modelo com estas performances aos amantes do motocross em todo o mundo.” Juntamente com a CRF450R, a Honda oferece agora aos entusiastas das provas de enduro uma moto pronta a competir – a nova CRF450RX. Partilhando o novo motor e o novo quadro com a nova CRF450R, a CRF450RX revela alterações fundamentais que a tornam um modelo de enduro sem compromissos.
  • Revisão nas afinações das suspensões, para melhoria do controlo.
  • Revisão na programação do sistema PGM-Fi e depósito para 8,5 litros de combustível, oferecendo uma autonomia de cerca de 65 km.
  • Três novos mapas de motor, seleccionáveis no guiador através do botão Honda Engine Mode (Modo de Motor Honda).
  • Roda traseira de 18 polegadas.
  • Descanso lateral e arranque eléctrico, ambos de série.

Ainda nas palavras de Mikio Uchiyama, Líder de Projecto da CRF450RX de 2017: “A CRF450RX é um modelo de enduro puro e pronto para a competição, como a Honda nunca tinha feito. Esta moto recorre às fantásticas melhorias que a nova CRF450R exibe e não foram aceites compromissos na produção desta versão RX de enduro, que oferece algo de completamente novo aos pilotos de enduro de todo o mundo. Este modelo foi fabricado para vencer logo desde o início, ao maior elevado nível da competição.” Tanto a CRF450R, como a CRF450RX serão reveladas na prova de GP MX a realizar no circuito de Assen MX GP entre os dias 26 e 28 de Agosto.

Comentários