Os portugueses nas 4h do Estoril

Para gáudio dos muitos aficionados que irão marcar presença no fim-de-semana das 4 Horas do Estoril, este ano haverá pilotos portugueses em cada uma das 4 competições que terão o seu final de época no Autódromo do Estoril: Rui Águas, Filipe Barreiros, Henrique Chaves, Miguel Ramos, Miguel Faísca e Pedro Moleiro. Começando pela prova de 4 Horas do European Le Mans Series, teremos dois nomes lusos:

- Rui Águas, ao volante do Ferrari F458 Italia nº51 da equipa AF Corse, é um dos candidatos ao triunfo na classe GTE. O piloto português nasceu em Nampula há 44 anos e tem vindo a construir uma carreira internacional de grande mérito, quase sempre ligado à Ferrari, comandando neste momento a classe GTE Am no Campeonato do Mundo de Endurance.

- Miguel Faísca mudou o rumo da sua vida aos 24 anos de idade quando adquiriu uma consola e concorreu à GT Academy Nissan Playstation de 2013, batendo quase 1 milhão de adversários virtuais na luta pelo lugar de topo. Em seguida fez diversas provas no Reino Unido e o campeonato Blaincpain Endurance Series para se estrear ao volante de um sport-protótipo LMP2 nas 4 Horas do Estoril de 2014. Este ano regressará ao volante de um outro sport-protótipo, um Ligier JS P3 da classe LMP3.

Na Michelin GT3 Le Mans Cup, para carros da classe GT3 teremos apenas:

- Filipe Barreiros, o homem forte da equipa Ferrari Portugal é um grande entusiasta de provas de Grande Turismo. Nascido há 54 anos, Barreiros construiu primeiro uma carreira profissional como empresário antes de enveredar pela competição, onde apenas começou a partir de 2010. A aposta do piloto de Cascais foi clara desde o início, tendo começado desde logo por se dedicar às provas internacionais com carros de GT e desde então, quase sempre fiel à marca do Cavallino Rampante, tem vindo a construir uma carreira internacional com excelentes resultados na classe dedicada aos “Gentleman Drivers”. 

Na corrida da Renault R.S.01 Sport Trophy serão dois os representantes de Portugal:

- Miguel Ramos nasceu em Oliveira do Douro em Setembro de 1971, tendo começado a competir aos 18 anos de idade, em provas de autocross, onde conseguiu logo de seguida os dois primeiros títulos da sua carreira. Depois do autocross e do Troféu BMW, Ramos passou pelos fórmulas e até pelos Superturismos italianos, para começar a correr com os GT em 2002, ano em que foi campeão de Espanha de GT, ao volante de um Saleen S7-R. Nesse mesmo ano, conheceu a primeira de duas presenças nas 24 Horas de Le Mans, a prova com que qualquer piloto sonha participar. Tendo vencido o campeonato GT Open de 2015 com um McLaren 650S, este ano Ramos mantém-se nessa competição europeia com um BMW M6 GT3 e ainda no muito competitivo Renault Sport RS01 Trophy, a competição monomarca com o extraordinário Renault R.S.01 de 550 cv que virá correr pela última vez ao Estoril no fim-de-semana das 4 Horas do Estoril.

- Pedro Moleiro começou a competir em Enduro antes de passar para os karts e para os Fórmula. Por essa altura iniciou uma carreira como instrutor de pilotagem complementada a partir de 2010 com uma presença assídua no Campeonato Português de GT, onde em 2012 foi o vice-campeão da classe GT Cup em 2012 e regressa aqui no Estoril às competições Internacionais como primeiro passo de uma nova fase da sua carreira.

Por fim, na competição para monolugares Eurocup Formula Renault 2.0 teremos o mais jovem dos pilotos portugueses com apenas 19 anos:

- Henrique Chaves vive o segundo ano de uma carreira internacional na Eurocup Formula Renault 2.0 e no Northern European Cup, depois de ter sido múltiplo campeão português de Karting. Chaves nasceu em Torres Vedras em Março de 1997 e em pista define-se como “frio, focado e ambicioso” características que lhe valeram ser conhecido por Henrique “Iceman” Chaves. No fim-de-semana das 4 Horas do Estoril, será o único representante nacional na prova da Eurocup Formula Renault 2.0, campeonato que representa uma porta de acesso para a Fórmula 1. Apesar de ter apenas 19 anos, o seu extenso palmarés inclui diversos títulos de campeão de karts. Desde o início de 2015 tem-se dedicado aos monolugares da Fórmula Renault 2.0 onde prossegue a sua aprendizagem, tendo obtido alguns resultados de relevo como o 5º posto em Red Bull Ring.

Comentários