Opel Astra estreia novos motores e nova série OPC Line

Com a estreia dos novos motores topo de gama 1.6 Turbo de 200 cv, a gasolina, e 1.6 BiTurbo CDTI de 160 cv, a gasóleo, fica completa a oferta de motorizações da gama Opel Astra. Para destacar o momento, a Opel lançou a série OPC Line, que será um exclusivo no novo 1.6 Turbo e surgirá em opção em outras motorizações. O leque de motores do Opel Astra abrange agora um conjunto de três propulsores a gasolina - 1.0 Turbo (105 cv), 1.4 Turbo (150 cv) e o novo 1.6 Turbo (200 cv) - e quatro turbodiesel - 1.6 CDTI (95 cv), 1.6 CDTI (110 cv), 1.6 CDTI (136 cv) e 1.6 BiTurbo CDTI (160 cv). Todos pertencem à mais recente geração de motorizações da Opel. O novo 1.6 Turbo, com injeção direta, constitui uma estreia absoluta na gama Astra, assumindo a posição de topo de gama nas opções a gasolina e, simultaneamente, de versão mais desportiva do modelo. Para marcar a diferença, o novo Astra 1.6 Turbo surge exclusivamente com o novo nível de equipamento OPC Line, dotado de para-choques de novo desenho, saias laterais e jantes de liga leve de 18 polegadas.

A estreia do topo de gama 1.6 Turbo de 200 cv

O novo 1.6 Turbo pertence à mais recente geração de motores Opel, desenvolvida de acordo com novos padrões de elevada eficiência. A arquitectura de baixo peso e a aerodinâmica têm um papel crucial na linha de modelos Astra. O novo motor dá o seu contributo e assume particular destaque, nomeadamente através do recurso a alumínio para a construção do bloco e da cabeça, e através de sofisticados sistemas de distribuição e de alimentação. O 1.6 Turbo ECOTEC de injeção direta e turbocompressor é o motor a gasolina mais potente da gama Astra. Com elevado débito de 200 cv de potência, possui bloco feito de alumínio capaz de suportar pressões nos cilindros na ordem de 130 bar. O impressionante binário de 300 Nm (com overboost) é um dos factores que permitem ao novo Astra 1.6 Turbo OPC Line acelerar de zero a 100 km/h em apenas 7,0 segundos. A clássica recuperação 80-120 km/h em quinta velocidade cumpre-se num ápice de 6,9 segundos, sendo possível alcançar a velocidade máxima de 235 km/h. Para além da notável capacidade de resposta, este potente motor impõe-se também pela progressividade e pela suavidade de funcionamento em todos regimes de rotação. Para alcançar isso, os engenheiros implementaram variadas optimizações nos sistemas de admissão e de escape - que possuem modernos sistemas de variador de fase - incluindo o desacoplamento da tampa da árvore de cames da cabeça do motor através de fixadores específicos e um sistema de vedação exclusivo. Apesar da injeção direta, foi possível reduzir substancialmente os níveis de ruído comparativamente ao motor anterior. Como consequência destas medidas ao nível da acústica, o motor é silencioso ao ‘ralenti’ e agradável ao ouvido em todas as outras situações, mesmo a alta velocidade e com regimes e cargas de motor elevadas. Arquitectura leve e motores de última geração em toda a gama – é esta a combinação que faz do novo Opel Astra uma referência em economia e dinâmica. O novo 1.6 Turbo foi concebido para proporcionar elevadas ‘performances’ com reduzidas necessidades de combustível. O consumo médio em ciclo misto, de acordo com a norma NEDC, situa-se em apenas 6,1 l/100.


A série OPC Line

A nova versão OPC Line distingue-se exteriormente por para-choques dianteiro e traseiro de novo desenho, e saias laterais. Por dentro, como habitualmente nos modelos OPC, o forro do tejadilho e dos pilares é escuro, em vez de claro. A incorporação dos novos para-choques faz o Astra parecer ainda mais baixo e largo. À frente, saltam à vista as grelhas sob os faróis, que reforçam o visual dinâmico. Aqui, as lamelas horizontais vão buscar o tema à grelha principal. Por seu turno, o para-choques traseiro é mais volumoso que os das restantes versões. A chapa de matrícula surge inserida numa concavidade profunda limitada por linhas vincadas, enquadrada por módulos que representam extractores de ar. Como equipamento opcional, a Opel propõe o ‘pack’ OPC Line em dois níveis. O primeiro, com preço de 900 euros, inclui para-choques, saias laterais e forro de tejadilho negro. O mais completo custa 1250 euros e integra, além dos componentes anteriores, jantes específicas de liga leve de 18 polegadas e vidros traseiros escurecidos. Ambos os ‘packs’ podem ser encomendados nas versões Dynamic Sport e Innovation. O ‘pack’ OPC Line mais completo é de série na variante Astra com o novo motor 1.6 Turbo.


A gama Astra

A gama Astra de cinco portas está distribuída por quatro níveis de equipamento: Edition, Business Edition, Dynamic Sport e Innovation. Denota um foco especial nos motores 1.0 Turbo de 105 cv de potência, a gasolina, e 1.6 CDTI de 95 e 110 cv, a gasóleo. O leque de opções 1.0 Turbo tem preços a partir de 21.010 euros, enquanto o turbodiesel de 1,6 litros está disponível desde 24.360 euros. Todos os Opel Astra estão dotados de série de ar condicionado, volante forrado a couro, quatro vidros elétricos, fecho centralizado de portas com comando à distância, espelhos retrovisores com regulação elétrica e aquecimento, computador de bordo, programador de velocidade com limitador, rádio com entrada USB, sistema Bluetooth e integração de ‘smartphones’, e sistema de monitorização de pressão de pneus, entre outros. No capítulo da segurança, o equipamento de série integra controlo eletrónico de estabilidade ESP Plus, ABS com EBD, ‘airbags’ frontais, ‘airbags’ laterais’, ‘airbags’ de cortina e fixações Isofix para cadeiras de criança. A Opel mantém-se fiel ao seu princípio de democratizar tecnologia avançada, oferecendo conjuntos de equipamento a preços ultracompetitivos. Registe-se, neste particular, o ‘Pack Matrix’ (faróis de matriz de LED, vidros traseiros escurecidos, banco rebatível 40/20/40) por 1700 euros, a câmara Opel Eye com múltiplas funções de apoio à condução (550 euros nos Edition / de série nos Dynamic Sport e Innovation) ou o ‘pack’ que associa rádio IntelliLink Navi 900 e ar condicionado bi-zona (695 euros nos Edition e Dynamic Sport / de série no Innovation). O sistema Opel OnStar (de série nos Dynamic Sport e Innovation) é opção nos Astra Edition, proposto por 490 euros.

Comentários