24 horas de Le Mans - Peugeot faz últimos acertos em altitude

Se do ponto de vista técnico, falta apenas uma última verificação técnica aos três Peugeot 908 HDI FAP antes das 24 Horas de Le Mans, do lado humano já foram feitos os últimos ajustes durante um estágio de três dias, de treino intenso, em Chamonix, nos Alpes franceses.

Os nove pilotos da equipa Peugeot Sport em 2009 juntaram-se a Serge Saulnier, o Team Manager, em Chamonix para três dias de descontracção e treino físico. “Todos os anos fazemos um estágio e o objectivo é, acima de tudo, reforçar as relações entre todos os pilotos e particularmente em cada trio de pilotos”, explica Serge Saulnier. “A resistência é uma soma de individualidades que é preciso desenvolver e consolidar. Através de actividades lúdicas, eles divertem-se juntos e deparam com situações inesperadas onde a entreajuda é fundamental. Estou muito satisfeito com a forma como decorreu esta estadia porque os pilotos divertiram-se e conversaram imenso. A duas semanas de Le Mans era indispensável criar um verdadeiro espírito de equipa!”

Pedro Lamy, Nicolas Minassian, Christian Klien, David Brabham, Alexander Wurz, Marc Gené, Stéphane Sarrazin, Franck Montagny e Sébastien Bourdais foram submetidos a um programa de actividades outdoor com o especialista Patrick Chamagne e a sua equipa.

Com os trios de pilotos agrupados por equipa, as ‘hostilidades’ começaram na quarta-feira com rafting, seguiu-se uma escalada e uma descida em rappel, terminando com um jogo de futebol. O ‘menu’ de quinta-feira levou a uma subida de adrenalina com uma visita ao glaciar e à montanha Aiguille du Midi, antes de fazerem um pequeno passeio de bicicleta. A jeito de sobremesa, a semana ficou concluída na sexta-feira com canoagem, marcha e ténis.

Este estágio é muito importante porque estamos todos juntos e podemos conhecer-nos melhor fora do ambiente das corridas. Fizemos actividades completamente diferentes e muito interessantes, em paisagens de grande beleza. Foi uma óptima forma de irmos para Le Mans com o melhor ambiente de equipa.”, afirma Pedro Lamy.

O sucesso de Le Mans exige também trabalho de box, por isso os mecânicos afinam igualmente a sua preparação física. Duas sessões de treino físico por semana, desde há um ano, três repetições de mudanças de rodas por semana e uma dieta alimentar para optimizar cada um dos seus movimentos são parte do seu programa.

Comentários