A Bentley Motors desvendou ontem, no pristigiado Pebble Beach Concours D'Elegance em Monterrey (Califórnia), o seu novo porta-estandarte de grande turismo.
O Mulsanne é inspirado no êxito alcançado pelo fundador da empresa, Walter Owen Bentley, em 1930: o 8-litros. E foi exactamente o cuidadosamente preservado automóvel de serviço de W.O. que partilhou o pódio com o novo Mulsanne em Pebble Beach. Esta obra-prima automóvel de tempos antigos representava, até agora, o último grande Bentley totalmente desenhado, projectado e construído de raiz por engenheiros da Bentley. Quase 80 anos depois, ao mesmo tempo que presta homenagem ao seu passado ilustre, o novo Mulsanne representa perfeitamente os conceitos de condução de luxo e do grande turismo da modernidade. O Mulsanne foi inteiramente conceptualizado, estilizado e projectado na sede da Bentley em Crewe, na Inglaterra, e com uma plataforma completamente nova, entrará em produção no próximo ano, num novo complexo industrial de ponta localizado na fábrica de Crewe.
Ao apresentar o Bentley Mulsanne em Pebble Beach, onde a Bentley foi a marca de destaque, o Dr. Franz-Josef Paefgen, Presidente e Director-Executivo da Bentley Motors, afirmou: "Desafiámos os nossos engenheiros a criarem um novo Grande Bentley que representasse o auge do sector automóvel de luxo britânico e que oferecesse a experiência de condução mais exclusiva do mundo. Responderam ao desafio apaixonadamente e o resultado é um grande turismo de luxo que estabelece novos padrões em termos de conforto, performance e requinte artesanal – as verdadeiras qualidades pelas quais a Bentley é reconhecida."
A equipa de design da Bentley, liderada por Dirk Van Braeckel, criou um porta-estandarte com os clássicos detalhes desportivos e estilizados que há tanto tempo se associam à Bentley – expressos numa forma perfeitamente contemporânea. "Desde os primeiros esboços originais no estúdio de modelagem, que nos sentimos inspirados pela tradição das limousines grande turismo da Bentley e procurámos fazer evoluir esta história para uma nova geração de entusiastas da Bentley."
O regresso do nome Mulsanne a um automóvel que ostenta o icónico ‘B Alado’ da Bentley realça o pedigree da empresa no seio das competições e mais nenhum sítio poderia reflectir melhor essa herança que o famoso circuito de Le Mans, onde a Bentley contou com 6 vitórias. Poucos sítios oferecem uma ligação mais forte ou mais emotiva à marca Bentley que a famosa Curva de Mulsanne.
O Bentley 8-litros exposto lado a lado com o Mulsanne, na Califórnia, foi apresentado pela primeira vez no Salão Automóvel de Londres em 1930. Foi a segunda unidade construída e foi o automóvel de serviço de W.O. Bentley durante dois anos. Capaz de atingir velocidades acima dos 100 km/h, o 8-litros demonstrava a ambição e a capacidade que W.O. Bentley tinha para construir um grande automóvel de luxo, capaz de ultrapassar qualquer outro principal fabricante da altura. Foi construído um total de 100 automóveis entre 1930 e 1931.
"As prestações extraordinárias e a qualidade do 8-litros eram provavelmente o melhor exemplo de um ‘puro’ grande Bentley. Cada detalhe mecânico ostentava a marca única de W.O. Bentley e era a clara demonstração de um automóvel construído sem compromissos," comentou o Dr. Ulrich Eichhorn, Membro do Quadro de Engenharia. "O Mulsanne foi desenhado segundo os mesmos princípios orientadores, sendo perfeitamente adequado que estes Bentleys de diferentes eras partilhem o mesmo palco."
O Bentley Mulsanne será comercializado em meados de 2010. Estará também presente no próximo Salão Automóvel Internacional de Frankfurt (de 15 a 27 de Setembro de 2009) onde a Bentley Motors irá proporcionar mais informação de produto.
Comentários
Enviar um comentário