
A
Peugeot acaba de apresentar a
HYbrid3 Evolution, um novo “concept” de scooter que pode ser descoberto no Salão Internacional do Motociclo de Milão. Prática e segura graças às três rodas motrizes, dispõe de um bom desempenho (49 cv/ 36 kW), oferece uma polivalência inédita e emite apenas 48 g/km de CO2 em ciclo misto e mesmo zero no modo eléctrico, graças à sua tecnologia híbrida inovadora. Este “concept” com três rodas motrizes posiciona-se entre dois universos bem distintos, o das scooters e o dos automóveis. A
HYbrid3 Evolution é uma derivação sem arco de cobertura do “
concept” HYbrid3 compressor, apresentado no Salão Mundial do Automóvel de Paris, em 2008. Desta forma, insere-se numa geração que vai ao encontro das expectativas de diversos clientes potenciais. O novo “
concept-scooter” resulta da experiência da
Peugeot Motocycles na área das scooters, bem como da plena capacidade de inovação das equipas de estilistas e de engenheiros da Automobiles Peugeot. À frente tem um motor eléctrico em cada roda e, na traseira, um motor de combustão sobrealimentado, recorrendo assim a soluções tecnológicas híbridas que permitem a motricidade de cada uma das rodas. Este novo estudo, à semelhança dos veículos 100% eléctricos apresentados no último salão de Frankfurt (o projecto BB1 e o futuro i0n a lançar no final de 2010), é uma nova demonstração da capacidade da Peugeot de oferecer uma solução perfeitamente adaptada a diferentes necessidades de mobilidade urbana.

Com base num chassis de três rodas concebido especificamente pela
Peugeot Motocycles, a equipa de Estilo automóvel da Peugeot criou um estilo decididamente desportivo e vanguardista. A dianteira sugere modernidade, com uma faixa de díodos de LED situados de ambos os lados da base do pára-brisas. Permitem uma iluminação muito eficaz e, desta forma, a possibilidade de ser mais visível no trânsito. Os guarda-lamas dianteiros de forma afilada, as linhas de estilo tensas e os farolins traseiros de aspecto “
high-tech” são detalhes que contribuem para o dinamismo do veículo.

O motor térmico a gasolina sobrealimentado que propulsiona o “
concept” debita 30 kW (41 cv). Trata-se de um motor inédito de 300 cm3 com compressor. Compacto, beneficia da estratégia de “
downsizing” do grupo
PSA Peugeot Citroën: associado a um compressor, atinge o desempenho de um motor de 500 cm3, mantendo baixos níveis de emissões de CO2. Além deste modo de propulsão, o concept tem outro modo de tracção. Dois motores eléctricos estão presentes nas duas rodas dianteiras do veículo. Com uma potência de 2x3 kW, são alimentados por baterias de iões de lítio que podem ser recarregadas por um sistema de recuperação de energia durante a desaceleração e travagem. Não há qualquer ligação mecânica entre a dianteira e a traseira, sendo toda a gestão feita de forma electrónica ("
by wire”), o que favorece o aspecto compacto do sistema.

Estas características produzem acelerações e recuperações equivalentes às que seriam obtidas com uma única motorização de 500 cm3 (uma Peugeot Satelis, por exemplo). Outro sistema que contribui para a eficácia do conjunto é o STOP & START. Permite suspender a acção do motor térmico nas fases de paragem (num semáforo, num stop, ou nos engarrafamentos…) ou de circulação no modo eléctrico. Esta tecnologia proporciona ganhos significativos em termos de consumo e de emissões poluentes, sobretudo quando o fluxo de trânsito é particularmente intenso. Além disso, permite um arranque instantâneo do motor térmico, de forma imperceptível para o condutor, quando tal é necessário. De notar que, nas fases de funcionamento em modo eléctrico só, o
HYbrid3 Evolution revela-se um “citadino por excelência”, dado que não há emissões de qualquer espécie: nem de CO2, nem de poluentes, nem de ruído. No final, a
HYbrid3 Evolution mantém o consumo em ciclo misto nos 2,0 l/100 km e as emissões de CO2 em 48 g/km! Esta tecnologia híbrida, com uma implantação inovadora, é uma das tecnologias de futuro da
Peugeot. A Marca pode utilizá-la sob diferentes formas, com motores de combustão e soluções eléctricas variadas e em todos os tipos de veículo, mesmo nos mais compactos. A partir de 2011, o 3008 HYbrid4 será o primeiro veículo do Grupo a ser comercializado, com um motor HDi na dianteira e um motor eléctrico na traseira.
Comentários
Enviar um comentário