Sébastian Vettel vence em Abu Dhabi e torna-se Vice-Campeão

O piloto alemão de Fórmula 1 Sebastian Vettel (Red Bull) e o seu colega de equipa australiano Mark Webber garantiram hoje a sexta vitória da época e a quarta “dobradinha”, no Grande Prémio de Abu Dhabi. A Red Bull confirmou assim o título de vice-campeã de construtores, atrás da dominadora Brawn GP, tal como Vettel na tabela de pilotos, atrás do britânico Jenson Button (Brawn GP), que hoje completou o pódio, nesta 17.ª e derradeira corrida da temporada, parte dela disputada de noite e sob luz artificial, na nova pista de Yas Marina. Caiu o pano sobre mais um Mundial de Fórmula 1, com Sébastian Vettel a obter a sua quarta vitória do ano, quinta na Fórmula 1. A corrida foi dominada inicialmente pelo autor da 'pole-position', Lewis Hamilton, mas um problema mecânico no McLaren obrigou-o à desistência, o que deixou o caminho aberto a mais uma dobradinha da Red Bull, já que Mark Webber foi segundo, depois de uma grande luta nas voltas finais com Jenson Button. Hamilton liderou desde o início, mas nunca deixou de ter a concorrência a menos de dois segundos de distância, não evitando uma saída de pista antes do primeiro reabastecimento. "Houve um problema com os travões e não consegui parar o carro. Fiquei bloqueado e era mais difícil do que nunca dirigir o carro. É uma vergonha, com o carro tão bom nestes últimos dias, mas não tivemos muitos problemas com os travões este ano e aconteceu isto. Estava a bloquear e a bloquear...”, disse.

Com este resultado Vettel assegura o vice-campeonato, logo atrás de Jenson Button. As coisas ficaram muito facilitadas para a Red Bull com o abandono de Lewis Hamilton, que caso se tivesse mantido em pista teria proporcionado uma boa luta pela vitória com Vettel, cuja equipa ainda passou por um susto quando Jaime Alguersuari se enganou na boxe e parou no seu lugar, quando o alemão se aproximava para o seu reabastecimento e troca de pneus. “Ele (Hamilton) teve de abandonar e até aí foi uma grande corrida. Depois, tinha uma margem de segurança para o Mark (Webber) e o Jenson (Button) e consegui manter o ritmo. O carro foi fantástico. Foi um dia perfeito a terminar a temporada no topo”, afirmou Vettel, depois de concluir os 305,470 km de prova em 1:34.03,414 horas, a uma média de 194,863 km/h. Em jeito de balanço continuou: "A época foi de altos e baixos. Na segunda metade, fomos muito fortes, com a quarta dobradinha para a Red Bull. Por isso, parabéns para a equipa. Lutaram bastante. Foi a maneira perfeita para acabar a época em alta". Sobre a corrida e o seu 2º lugar, o australiano Mark Webber referiu: "Tivemos um bom arranque. Tinha de olhar para o Sebastian, mas o objectivo principal era entrar e conseguir uma boa saída. Fui atingido completamente [por Rubens Barrichello] e fiquei preocupado, porque pensava que tinha um furo, mas a equipa disse que a pressão estava bem. O Vettel foi apenas um pouco mais rápido".

Jenson Button que foi terceiro nesta corrida, proporcionando aos adeptos uma grande luta com Mark Webber nas últimas voltas, pela segunda posição na corrida. "Fiquei muito entusiasmado com esta luta, mas o Mark (Webber) é um piloto muito difícil de ultrapassar. Estávamos «limpos», mas no limite. É decepcionante não conseguir o segundo lugar, mas gostei da luta". O piloto japonês Kamui Kobayashi, em substituição do lesionado Timo Glock, alcançou o sexto lugar, arrebatando os seus primeiros pontos em F1, ao terminar à frente do colega italiano Jarno Trulli e do suíço Sebastien Buemi (Toro Rosso), que assim festejou da melhor forma o seu 21º aniversário. O alemão Nick Heidfeld (BMW-Sauber) despediu-se da equipa germânica com um saboroso quinto lugar, enquanto nem a McLaren nem a Ferrari conseguiram qualquer ponto, significando a manutenção do terceiro lugar no campeonato de construtores para a equipa anglo-germânica. Fernando Alonso na sua despedida da Renault terminou num distante 14º lugar: "Este resultado não foi surpreendente. Tratou-se de uma corrida em que estive mais ou menos sozinho, não tive lutas e era mais lento do que los pilotos que tinha à frente, já que ia mais pesado".

Chega assim ao fim a época de 2009 em que tivemos um novo nome na Galeria dos Campeões do Mundo (Jenson Button) e a proeza de uma equipa (Brawn GP) que (re)nasceu em Março deste ano ter conseguido chegar ao Título de Construtores. Para o ano há mais...

Comentários