Novo e-Golf introduz o motor elétrico na produção em grande série

A Volkswagen apresentou a nível mundial o novo e-Golf por ocasião das “Semanas da Mobilidade Elétricas”, realizadas entre os dias 8 e 21 do passado mês de Março em Berlim-Tempelhof, segundo a temática “electrified”. O novo e-Golf, um rápido e polivalente veículo elétrico com uma autonomia até 190 km e um equipamento de elevada tecnologia assegura uma velocidade máxima limitada a 140 km/h. Durante aquele evento, o objetivo da Volkswagen foi informar o público sobre as tecnologias e os futuros veículos elétricos. A temática central deste evento foi o novo e-Golf, a primeira versão puramente elétrica do modelo europeu com maior sucesso de vendas em todos os tempos. Equipamento superior de série. O novo e-Golf inicia agora a sua comercialização em Portugal à semelhança de outros mercados europeus. Até ao final do ano será introduzido nos mercados asiáticos e norte-americano. Como um modelo destinado a marcar um ritmo progressivo para uma mobilidade com zero g/km de emissões, o e-Golf caracterizase por um amplo e personalizado equipamento de série. O Golf elétrico é o único modelo da gama equipado de série com o sistema de rádio e navegação de elevada tecnologia “Discover Pro”. Do ponto de vista funcional, o novo modelo também está equipado de série com a App “Car-Net-e-Remote” que possibilita a carga da bateria, a activação do aquecimento auxiliar / climatizador de série (durante o procedimento de carga da bateria) e a procura de dados do veículo através de um Smartphone. De destacar, ainda, outros componentes de série com a seleção dos perfis de condução (“Normal”, “Eco” e “Eco+”) e um sistema automático de ar condicionado. No exterior, o novo e-Golf destaca os faróis em LED e os farolins em forma de “C”, característica visual de todos os modelos da Volkswagen equipados com propulsão elétrica ou híbrida plug-in

Todos os modelos Golf equipados com motor elétrico integram um perfil transversal azul na grelha do radiador e nas coberturas dos faróis (linha e-Design). De série são ainda os farolins em LED e aerodinâmicas jantes em liga leve de 16 polegadas. O e-Golf possui uma autonomia de 190 km com uma carga da bateria (24,2 kWh) e um consumo energético de 12,7 kWh. Os três modos de condução intuitivos (“Normal”, “Eco” e “Eco+”) e os quatro modos de recuperação de fácil activação (“D1”, “D2”, “D3” e “B”) ajudam os condutores a aproveitar a autonomia máxima. Interessante detalhe: estudos realizados pelo Ministério de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Alemanha demonstraram que, aproximadamente 80% dos condutores neste país não percorrem mais de 50 km diariamente, pelo que o potencial de autonomia do novo e-Golf seria mais que suficiente. Graças a uma parceria com a Europcar, os proprietários de veículos elétricos da Volkswagen podem desfrutar de um carro alugado – equipado com um motor convencional - com um preço especial. Deste modo é possível, por exemplo, planificar um período maior de férias de uma forma flexível. Silenciosa dinâmica. Apesar de ser extremamente ecológico, o e-Golf também oferece um rendimento excepcionalmente desportivo. Por um lado, o Golf dispõe de um chassis de excepção. O comportamento de condução é especialmente atractivo graças ao centro de gravidade mais baixo da bateria de iões de lítio posicionada de forma compacta no piso inferior do veículo. Além disso, o novo modelo beneficia de uma dinâmica peculiar que caracteriza os automóveis elétricos: os motores elétricos alcançam um binário no arranque desde o ralenti comparável ao dos veículos com muitos mais cavalos de potência de forma quase completamente silenciosa. Em pormenor: o e-Golf está equipado com um potente motor de 115 Cv desenvolvido pela Volkswagen, à semelhança do que também acontece com a transmissão de uma relação e a bateria. O motor elétrico possui um binário máximo desde o ralenti de 270 Nm até às 12.000 rpm. O e-Golf de cinco lugares e tração dianteira acelera de 0-60 km/h em apenas 4,2 segundos (0–100 km/h: 10,4 segundos) e alcança uma velocidade máxima de 140 km/h (regulação eletrónica). A revolução automóvel tem o nome de “MQB”. Com o novo e-Golf e o Golf GTE, apresentado em Março no Salão Automóvel de Genebra, a Volkswagen é o primeiro construtor automóvel no mundo a completar uma oferta que, dentro da mesma gama, oferece todos os sistemas de propulsão relevantes. O objetivo da Volkswagen é aproveitar o potencial dos diferentes tipos de propulsão para poder oferecer o Golf ideal a cada cliente segundo as suas necessidades individuais. O sistema que torna possível esta extraordinária oferta de motores – Golf com motor a gasolina (TSI incluindo o GTI), Golf com motor diesel (TDI incluindo o GTD), Golf com motor a gás natural (TGI), Golf com propulsão híbrida Plug-in (GTE) e e-Golf como versão puramente eléctrica - é a Plataforma Modular Transversal «MQB». 


Este sistema modular, introduzido pela primeira vez em 2012 com o Golf, é uma verdadeira revolução no seio da indústria automóvel. Graças a este sistema, os engenheiros da Volkswagen criaram a condição prévia para que um modelo de grande produção, como é o caso do Golf, possa tecnicamente ser equipado com qualquer tipo de motorização.

Comentários