Armindo Araújo (PWRC) e Sébastien Loeb vencem Rali da Alemanha

Depois de dominar as duas primeiras etapas, Armindo Araújo não sentiu muitas dificuldades para confirmar, no derradeiro dia do ADAC Rali da Alemanha, a segunda vitória da temporada no Campeonato do Mundo de Ralis Produção (PWRC). O piloto do Mitsubishi Lancer EvoX, que faz dupla com Miguel Ramalho, estreou-se da melhor forma na prova germânica e cimentou a sua liderança no campeonato, onde após quatro das seis pontuações possíveis tem agora uma vantagem de 18 pontos face ao segundo classificado. Numa prova longa e bastante difícil tecnicamente, Armindo Araújo desde a primeira especial demonstrou que a vontade de vencer superaria quaisquer dificuldades e a táctica passaria por imprimir um ritmo forte que lhe permitisse gerir os acontecimentos. "Sabíamos que não teríamos uma tarefa fácil mas o trabalho que efectuamos antes do rali foi preponderante para a táctica que aplicamos. O carro esteve sempre ao mais alto nível e nós lideramos do primeiro ao último troço. Foi um fim-de-semana fantástico e uma vitória muito importante em termos de campeonato. Estou obviamente muito satisfeito", afirmou o piloto de Santo Tirso antes da subida ao pódio. A competitividade evidenciada pelo novo Mitsubishi Lancer Evo X preparado pela Ralliart Itália nos pisos de asfalto deixou óptimas indicações para o futuro, principalmente para a próxima prova do calendário. "Ganhamos pela segunda vez e somos uma das duas equipas que conseguiram, até agora, subir ao pódio em todas as provas que disputaram. Isto revela o excelente campeonato que estamos a realizar e o nível de motivação que é cada vez maior. Cumprimos aqui na Alemanha todos os objectivos que traçamos à partida e vamos agora festejar esta vitória que alcançamos com todo o mérito. Estamos cientes que ainda temos muito trabalho pela frente mas demos um importante passo na luta pela renovação do título", disse ainda o piloto.


Bernardo Sousa sobe uma posição no SWRC

Bernardo Sousa e Nuno Rodrigues da Silva subiram um lugar na tabela geral do SWRC ao conquistarem hoje seis pontos no Rali ADAC disputado na Alemanha. A dupla do Team Ford Quinta do Lorde está agora na 10.º posição com 26 pontos depois de terem participado em apenas quatro ralis do mundial da modalidade. Os actuais comandantes do Campeonato de Portugal de Ralis ao volante do Ford Fiesta 2000, terminaram na 7.ª posição da geral da prova germânica que chegou ao fim. Bernardo Sousa e Nuno Rodrigues, depois de terem sofrido ao longo da competição diversas adversidades, nomedamente com a perda da direcção assistida na sexta-feira e um pequeno toque na roda traseira direita na jornada de ontem, no dia de hoje, o Team Ford Quinta do Lorde conseguiu provar a sua categoria ao arrancarem preciosos pontos para o campeonato. "Foi importante termos garantido estes seis pontos para o nosso peculio. Foi um rali dos mais sofrido que alguma vez participei. Na sexta-feira com a perda da direcção, foi tremendo o desgaste fisico que tive. No sábado, acabei sem forças e, hoje, à entrada para o 'service park' da manhã, pensamos mesmo em desistir tais a dores musculares que tinha no corpo", explicava o jovem piloto madeirense, dizendo que a sua não desistência se deveu, em parte, ao enorme espirito de sacrifício da equipa e do trabalho de recuperação do staff médico da M-SPORT. "Não fosse aos tratamentos da equipa médica, certamente não estaria agora a regozijar-me de ter alcançado os pontos e de termos igualmente subido um lugar no SWRC. Foram eles que conseguiram levantar-me, ao Nuno que sempre me incentivou e finalmente aos restantes elementos do Team Ford Quinta do Lorde que tudo fizeram para chegarmos ao fim", sublinhava no final da sua participação no Rali ADAC. A próxima participação do Team Ford Quinta do Lorde acontece já em Setembro com a deslocação ao Japão. Bernardo a esta distancia perspectivou o rali: "Vai ser o nosso primeira experiência no Japão. Estamos confiantes num bom resultado, mas reforço que o nosso principal objectivo é vencermos o Campeonato de Portugal de Ralis", concluiu o valoroso piloto da ilha da Madeira.

O francês Sébastien Loeb (Citroën) venceu neste domingo o Rali da Alemanha pela oitava vez consecutiva e ficou mais perto da conquista do sétimo título mundial. Loeb conquistou a 59.ª vitória da sua carreira, num pódio totalmente preenchido pela Citroën: Dani Sordo foi segundo e Sébastien Ogier terceiro. “É sempre um enorme prazer vencer aqui. Adoro conduzir o C4 WRC no asfalto e é sempre muito mais motivante quando nos encontramos em frente a um público enorme e entusiástico!”, comentava sorridente o sêxtuplo campeão do mundo. “Uma vez mais, pude contar com um carro perfeito, rápido e fiável, que retirou o melhor dos nossos pneus. Esta é o meu quinto triunfo em 2010 e coloca-me mais à frente rumo ao meu objectivo principal, o sétimo título de campeão do mundo." Os Citroen estiveram iguais a si próprios, e perante mais uma ameaça de Daniel Sordo a Sebastien Loeb, a Citroen tratou de estabelecer o lugar de cada um para evitar excessos. “A Citroën monopolizou o pódio no México, em Portugal e na Bulgária”, acrescentou Olivier Quesnel, Director da Citroën Racing. “Claro que o nosso objectivo para esta prova era a vitória, mas isto dá-nos sempre uma força adicional. Para a Citroën Racing, o facto do C4 WRC ter igualado a prestação do Xsara é também motivo de orgulho. 32 vitórias em 52 ralis e a acumular!" Desta vez até se compreende, porque o triunfo de Loeb vale-lhe o record de maior número de triunfos num rali. Sebastien Ogier mostrou que o asfalto não é a sua especialidade, mas ainda assim bateu Latvala. Esperava-se uma subida de rendimento da Ford, sobretudo após a vitória de Jari-Matti Latvala na Finlândia, mas a equipa dirigida por Malcolm Wilson viu-se a braços com vários contratempos. Hirvonen teve problemas de transmissão tanto no Sábado como no Domingo e foi obrigado a abandonar. Matthew Wilson levou a melhor na luta com Kimi Raikkonen, tendo este resultado evitado mais uma humilhação do incapaz Wilson que continua a marcar passo no mundial. Raikkonen lamentou os demasiados erros cometidos na derradeira etapa que o fizeram perder o 6º lugar. Sébastien Loeb, que conquistou o quinto triunfo da temporada em nove provas, ampliou a vantagem no Mundial, que lidera com 191 pontos, mais 58 do que o compatriota Ogier.

Comentários