Twingo e Clio Gordini R.S. - O espírito desportivo da Renault

Exclusivos, distintos, emocionais, desportivos, irreverentes… Depois de, nas décadas de 60 e 70, terem feito vibrar várias gerações de entusiastas de automóveis desportivos, os célebres «Gordini» estão de volta. As míticas listas brancas ocupam agora as carroçarias azuis do Renault Twingo Gordini R.S. e do Clio Gordini R.S. Dois dignos herdeiros de uma herança desportiva importante na história da Renault. Mas este ano ainda está previsto o lançamento de mais duas versões com assinatura "Gordini". Para os confessos adeptos de emoções fortes que se revêem na expressão "o direito à diferença". Sim, para os muitos que não gostam de cair na tentação da vulgaridade e que sonham com um automóvel que não seja apenas desportivo, mas que reúna predicados não menos importantes como exclusivo, emocional, irreverente. Para essa grande minoria, a Renault disponibiliza, já a partir do próximo mês de Setembro, o Twingo Gordini R.S. e o Clio Gordini R.S. . Dois modelos tão diferentes, mas ao mesmo tempo com tanto em comum. Diferentes por pertencerem a segmentos distintos e por serem equipados com motores com níveis de potência relativamente díspares – bloco de 1.6 litros e 133 cavalos para o Twingo e 2.0 litros e 203 cavalos para o Clio – mas tendo em comum as características e o espírito que fizeram com que o mito Gordini perpetuasse até aos dias de hoje, ou seja, durante meio século! Nascido em 1899, apenas um ano após a comercialização do primeiro automóvel Renault, Amédée Gordini cedo provou o seu génio para a mecânica. Depois de ter sido mecânico de monolugares, Amédée Gordini desenvolveu os R8 Gordini que obtiveram os 1º, 3º, 4º e 5º lugares na edição de 1964 da Volta à Córsega. Dois anos mais tarde (em 1966), a versão 1300 serviu de base ao lançamento do Troféu Gordini, com o R8 Gordini a fazer vibrar os amantes do desporto automóvel durante mais de uma década. Para o renascimento do mito Gordini, foi com naturalidade que a Renault recorreu à sua filial desportiva, a Renault Sport Technologies (RST), cuja experiência e capacidade no desenvolvimento de versões desportivas é amplamente reconhecido. Os modelos Mégane R.S., Clio R.S. e Twingo R.S. desenvolvidos pela RST são o expoente máximo disso mesmo, ou não fossem referências nas respectivas categorias, com diversos galardões conquistados em diferentes países e os mais rasgados elogios na imprensa de todo o mundo. A «pequena bomba» da Renault Sport interpreta, embora modernizando, a assinatura Gordini. A cor azul, as listas brancas e o interior em couro estão presentes, mas com uma apresentação moderna, que conferem ao compacto desportivo Twingo Gordini R.S. uma forte personalidade.

O Twingo Gordini R.S. não passa despercebido com a sua cor azul malte metalizado e as lendárias listas brancas ao longo da carroçaria. Os pára-choques dianteiro e traseiro recebem elementos em preto brilhante, enquanto as molduras de cor branca reforçam o contraste e o design, estando presentes nos faróis anti-nevoeiro, nas capas dos retrovisores e no aileron traseiro. Em cada uma das laterais, a assinatura «Gordini Series» acentua a personalização do modelo e faz o apelo ao Troféu Gordini, competição que, na época, era designada por «Gordini Series». As jantes em alumínio de 17 polegadas completam o design exclusivo deste modelo. Tal como o seu irmão Twingo, o Clio Gordini R.S. é uma versão Renault Sport que recupera as prestações desenvolvidas pela Renault Sport Technologies para o Clio R.S. Um modelo que, pela eficácia do chassis e pelo elevado nível das performances, é reconhecido como o desportivo mais eficaz do segmento. O Clio Gordini R.S. assume, assim, sem qualquer «complexo», a herança «desportiva Gordini». O Clio Gordini R.S. dispõe de todos os ingredientes que fazem o sucesso dos modelos da Renault Sport:

- Um chassis CUP, com um eixo dianteiro de pivot independente, que garantem uma excelente motricidade em todas as circunstâncias;

- Um sistema de travagem potente e resistente à fadiga, com estribos Brembo e discos de grandes dimensões,

- Um motor atmosférico (com mais de 100 cv por litro) de 203 cv.


Para além das performances de excepção, o Clio Gordini R.S. possui uma personalidade vincada dento do mais completo espírito "Gordini". No exterior estão, claro, presentes a cor azul malte e as listas brancas que facilmente identificam o Clio Gordini.

Comentários