Descida de 42,6% do mercado de passageiros em Fevereiro

ACAP exige a rápida tomada de medidas para dinamizar o mercado

O mercado de ligeiros de passageiros, em Fevereiro, teve uma queda de 42,6% face ao mês de Fevereiro de 2008, tendo sido vendidos menos sete mil e trezentos carros. O mercado de comerciais ligeiros teve uma queda de 38,2% face ao mês homólogo de 2008, tendo sido vendidos menos dois mil e cinquenta veículos.

Os valores finais do mercado de Fevereiro contrariam assim, de forma clara, as projecções hoje apresentadas por um jornal diário. Esta descida do mercado leva a ACAP (Associação Automóvel de Portugal) a exigir do Governo a rápida implementação das medidas que levem à dinamização da procura, tal como consta do Eixo IV do Plano de Apoio ao Sector Automóvel.

Neste sentido, a ACAP está em diálogo com o Governo com vista à possibilidade ser alargado o Programa de Incentivos ao Abate, assim como a suspensão temporária do IUC, a exemplo do que foi implementado na Alemanha e em França, com sucesso.

O mercado de veículos pesados, registou, em Fevereiro de 2009, 326 unidades, o que corresponde a um decréscimo de 42,6% face ao mês homólogo do ano anterior. No período acumulado de Janeiro a Fevereiro de 2009, as vendas atingiram 848 unidades, tendo-se verificado uma diminuição de 32,7% relativamente ao período homólogo do ano anterior.

Comentários