F1 - Domínio da Williams e Rosberg o mais rápido nos Treinos Livres

Nico Rosberg foi, ainda, mais rápido do que na primeira sessão de treinos realizados em Albert Park, Melbourne, primeiro palco da nova temporada de Fórmula 1, ao registar 1:26.053 minutos, tendo Rubens Barrichello e Jarno Trulli, que representam Brawn GP e Toyota, respectivamente, como principais perseguidores.

Aliás, este trio representa equipas que tem sido contestadas por Renault, Ferrari, Red Bull e BMW, devido à forma como estão utilizar os difusores, o que, no entanto, mereceu, já no circuito australiano, a aprovação da Federação Internacional do Automóvel. No entanto, se se confirmarem no domingo os bons resultados, o «caso» pode ser decididido no tribunal de apelo. Mark Webber, piloto da Red Bull, foi o único piloto que conseguiu intrometer-se no reino de Williams, Brawn GP e Toyota.

Além do australiano, Jarno Trulli, Jenson Button e, até, Lewis Hamilton, que chegou a deter a terceira melhor marca, começaram por ter protagonismo, mas Nico Rosberg acabou por mostrar, pelo menos hoje, que não tem rivais que o possam incomodar.

Mais uma vez, os candidatos ao título ficaram longe de dominar a prova: Felipe Massa foi o melhor deste «ranking», à frente de Kimi Räikkönen, que sentiu alguns problemas com o F60, enquanto Fernando Alonso e Robert Kubica estiveram mais discretos e Lewis Hamilton só superou Nelsinho Piquet e Sebastien Buemi. Todavia, o campeão do mundo parecia não estar muito insatisfeito com o rendimento do MP4-24: «O meu dia não foi muito mau. É bom voltar. Não fomos tão rápidos como gostaríamos, mas estamos a trabalhar bastante», referiu Hamilton.


O que eles disseram:

Nico Rosberg: «Depois dos testes de Inverno, é bom estar, novamente, na pista. Parece que estamos numa melhor posição do que esperávamos»

Rubens Barrichello: «Estamos felizes com o desempenho e penso que temos boas hipóteses de conseguir uma qualificação forte».

Adrian Sutil: «Na segunda sessão, fizemos a simulação da corrida e lutamos bastante com pneus macios, mas penso que, com borracha na pista, a aderência será melhor, mas, no fim, consegui uma boa posição»

Jarno Trulli: «Não me sinto, ainda, completamente satisfeito com o ritmo do carro e, apesar de dos tempos parecerem muito bons, o TF1.09 não está, completamente, confortável para conduzir

Robert Kubica: «Coleccionámos muito informação, que temos de analisar, para podermos progredir. Tivemos falta de aderência e é preciso descobrir por que razão isso acontece

Felipe Massa: «Nesta fase, tivemos um ritmo diferente, comparando com a utilização de pneus duros, o que provou não ter sido a escolha ideal

Comentários