F1 - Os Deuses devem estar loucos! Brawn GP na 1ª linha

Jenson Button garante "pole position"



Jenson Button foi o piloto mais rápido na primeira qualificação da temporada, depois de Nico Rosberg ter liderado os três treinos realizados em Melbourne, ao registar 1:26.202 minutos como melhor marca, e, assim, superou Rubens Barrichello, companheiro de equipa na Brawn GP que conseguira os melhores tempos nas primeira e segunda fases da qualficação.

Esta foi a quarta «pole» da carreira de Button, segunda na Austrália, e a primeira de um estreante na Fórmula 1 desde os anos 70, enquanto Barrichello não partia na primeira fila desde que conseguiu o melhor tempo na qualificação do Grande Prémio do Brasil em 2004. Notável, portanto, o feito de uma equipa com poucos testes realizados durante pré-temporada, embora com bons resultados.

Sebastien Vettel, que representa uma das equipas que contestam a forma como a Brawn GP utiliza os difusores, surgiu logo atrás daquela dupla, e partirá, na segunda fila da grelha de partida, ao lado de Robert Kubica. Além do polaco, Felipe Massa e Kimi Räikkönen foram outros candidatos ao título colocados no «top ten», enquanto os desempenhos de Fernando Alonso e Lewis Hamilton mostraram-se como mais modestos.

"Os últimos cinco ou seis meses para ambos os pilotos foi duro, mas ir da possibilidade de não conduzir a conquistar a «pole» aqui é fantástico. Tenho de dar o crédito à equipa, a Ross (Brawn) e a Nick (Fry) pelo que fizeram. Isto é onde nós merecemos estar depois dos tempos difíceis que tivemos", afirmou Button no final da sessão.


O que eles disseram:


Robert Kubica: "Verificando esta situação, alguns carros são muito fortes, como a Brawn GP, Toyota e Williams. Não estou a correr com o KERS, o que, certamente, não é uma vantagem."

Rubens Barrichello: "Não foi o ideal, porque queria ficar em primeiro, mas acaba por ser um óptimo começo de temporada. Tenho de dar o meu crédito a Ross Brawn e a Nick Fry."

Fernando Alonso: "Estivemos perto de nos colocarmos na Q3 e vamos sair no décimo segundo posto. Não está mal pela forma como as coisas estão a decorrer no fim-de-semana."

Sebastian Vettel: "Foram dois dias difíceis até à qualificação. Ontem, tive apenas prazer numa volta no primeiro treino e, no segundo, cometi um erros e não pude completar o nosso programa. É impressionante o que se fez, não só na frente da grelha, como no meio."

Jarno Trulli: "Não sei por que razão, mas os pneus não aqueceram como esperava e estava a deslizar bastante. Além disso, tivemos alguns problemas com os travões, por isso foi, realmente, difícil para mim."

Sebastien Buemi: "Estou muito feliz, porque estes dias foram algo como uma sessão de testes e melhorámos bastante o carro desde ontem de manhã até hoje."

Adrian Sutil: "As coisas pareceram-me melhor nos treinos, mas talvez os outros não estivessem a mostrar o seu potencial."

Giancarlo Fisichella: "Sabíamos que hoje seria um dia difícil, mas, considerando o que fizemos até agora, com testes limitados na pré-época, ser duas décimas de segundo mais lento do que o campeão de 2008 é um bom resultado."

Timo Glock: "Penso que se tivéssemos uma afinação melhor, talvez conseguíssemos ficar mais à frente na grelha".

Lewis Hamilton: "Temos desafio muito duro pela frente, mas penso que a minha equipa pode superá-lo".


Toyota desqualificados devido à flexibilidade da asa traseira



Após as verificações técnicas, os Comissários Desportivos entenderam que a asa traseira infringe os artigos do regulamento no que diz respeito à sua flexibilidade.

Com esta decisão, os dois pilotos da equipa nipónica vêem-se relegados para as duas últimas posições da grelha. Assim, Timo Glock perde o seu sexto posto, ao passo que Jarno Trulli deixa o nono posto em que se havia qualificado.

Eis a declaração da FIA:"Os Comissários Desportivos receberam uma notificação do Delegado Técnico de que os elementos superiores da asa traseira dos carros número 9 e 10 demostram extrema flexibilidade, infringindo o Artigo 3.15 do Regulamentos Técnicos da Fórmula 1 em 2009. Os Comissários ouviram as explicações dos representantes da Panasonic Toyota Racing e examinaram os carros em questão.
Os Delegados concordaram com a opinião do Delegado Técnico e consideraram os carros em infracção aos requerimentos do Artigo 3.15 do Regulamento Técnico da Fórmula 1 para 2009.

Foi decidido pelos Comissários Desportivos que os carros 9 e 10 sejam excluídos da sessão de qualificação".


Lewis Hamilton vai partir de antepenúltimo

Afinal, as coisas podiam piorar para a McLaren e para o actual campeão do mundo. Lewis Hamilton irá começar a corrida de amanhã a partir do antepenúltimo (18º) lugar da grelha, devido à mudança da caixa de velocidades do seu monolugar.

Apesar de inicialmente considerar arranjar o problema que custou a Hamilton a segunda parte da qualificação, a McLaren chegou à conclusão que a via a seguir para remediar o problema do MP4-24 do britânico é a troca da caixa, o que acarreta uma penalização de cinco lugares.

"Uma mudança cedeu total e catastroficamente. Vamos mudar a caixa, por isso vamos começar de 20º amanhã", confirmou Martin Whitmarsh, director da equipa.

Comentários

  1. A desqualificação da toyota me pegou de surpresa. Após um treino bom, é uma infelicidade. Mas as perspectivas para a equipe são boas para o restante do campeonato.

    A Brawn só confirmou o que vimos nos últimos treinos e realmente causa espanto. Detalhe para a ótima colocação do Vettel, largando a frente do Webber e mostrando que o carro da Red Bull também é bom, falta averiguar a confiabilidade.

    As expectativas são as melhores para amanhã. Falta checar se as mudanças aerodinâmicas surtiram efeito desejado nas ultrapassagens e se o uso do KERS fará muita diferença.

    Abraços, Marcel. A corrida promete ser eletrizante.

    ResponderEliminar
  2. Eu, sinceramente, ainda estou de boca aberta... A F1 está toda virada ao contrário... Segui a qualificação, como se de uma corrida se tratasse, tal dúvida até ao final das posições de cada piloto.

    Acabou a hierarquia... Começo a ter algumas dúvidas se a Brawn vai aguentar a pressão e se as outras equipas vão tolerar tal liderança durante mais tempos.

    A pista ou o Tribunal seguir-se-ão, hehehehe!

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  3. Que é uma nova era na Formula 1, isso é verdade. Que vai ser a temporada mais quente em 30 anos, isso também é verdadeiro. Agora, confesso que esta alteração na hierarquia me deixou com um sorriso nos lábios... Amanhã, se os Brawn subirem ao pódio, irei pensar em Colin Chapman e Walter Wolf...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário