FIA apresenta medida no mínimo polémica!!!

Vitórias vão decidir Mundial de F1

O Mundial de Fórmula 1 de 2009 passará a ter como vencedor o piloto que mais vitórias em Grandes Prémios alcançar. Ao contrário do que se supôs inicialmente, o sistema de pontos manter-se-á inalterado, mas o vencedor do Mundial será aquele que mais vitórias conseguir ao longo do ano. O sistema de pontos actual (10-8-6-5-4-3-2-1) irá manter-se, mas o campeão não será forçosamente aquele que mais pontos conseguir ao longo do ano mas sim o que vencer mais corridas.

O Campeonato de Construtores mantém-se exactamente como tem sido até aqui. Caso dois ou mais pilotos terminem o ano com o mesmo número de vitórias, o vencedor será aquele que tiver mais pontos, baseado no sistema actual. Para além do campeão, todas as restantes posições serão encontradas mediante o sistema de pontos normal.

Já algum tempo que se falava numa possível alteração do sistema de pontos de modo a que a vitória saísse valorizada, face aos parcos dois pontos a mais que representava relativamente segundo posto, tendo Bernie Ecclestone sugerido um esquema muito discutível e sem grande sentido de medalhas para definir o Campeão Mundial.

Por seu lado, a FOTA sugeriu um esquema muito mais equilibrado, em que o vencedor de cada Grande Prémio passaria a somar doze pontos, o segundo nove, o terceiro sete e as restantes posições pontuáveis manteria o seu actual pecúlio.

A FOTA não gostou rigorosamente nada das medidas anunciadas pela entidade federativa e já se queixou da forma unilateral como a FIA tomou as decisões. ”No que diz respeito às decisões tomadas hoje pelo Conselho Mundial da FIA, a FOTA gostaria de expressar o seu desapontamento e preocupação pelo facto de terem sido tomadas de forma unilateral.As medidas apontadas para 2010 correm os risco de virar do avesso a essência da Fórmula 1 e os princípios que a tornaram num dos mais populares e apelativos desportos.Dada a agenda apresentada e a forma como estas decisões foram tomada, sentimos ser necessário estudar cuidadosamente esta nova situação e fazer tudo, especialmente nestes tempos difíceis, de modo a manter um conjunto de regulamentos sem um caos continuo que pode ser confuso para os construtores automóveis, para as equipas, para o público e para os patrocinadores”, afirmou Luca di Montezemolo num comunicado difundido pela FOTA.

Comentários

  1. Na verdade, esse sistema ficou parecido com o das medalhas do Bernie, afinal quem vencer mais será campeão. Realmente irá monopolizar o título entre as grandes equipes, afinal só vence mais quem tem o melhor carro. Regularidade foi descartada.

    Realmente lamentável. Na temporada mais aguardada dos últimos anos, a Fia fez questão de estragar.

    Abraços, Marcel.

    ResponderEliminar
  2. Olá Bruno!

    Imagina o seguinte cenário, perfeitamente possível... O Mundial como o de 2008 em que houve vários vencedores de GP's. Imagina que não há pilotos com mais de 2 GP's vencidos e em que tens por ex. um Alonso, Raikkonnen e Hamilton (todos com uns 75 a 80 ponto cada antes da última prova) com 2 GP's ganhos e que tens por ex. um Kubica que também tem 2 GP's ganhos mas que não fez nada de especial no resto do Campeonato ou seja com uns 40 pontitos. Vamos para a última prova de 2009... e ganha o Kubica e o Raikkonen faz 2º. O polaco é Campeão de 2009 com 50 pontos e o finlandês, que faz uns 80 e tais pontos fica a ver navios... Como é que alguém pode aprovar uma medida dessas?!?

    Abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário