
A gama Mazda3 assume o protagonismo com duas estreias mundiais: o desportivo Mazda3 MPS e o motor a gasoline MZR 2.0 DISI* equipado com a tecnologia i-stop. Igualmente debaixo dos holofotes está a estreia mundial do “restyling” do pioneiro crossover Mazda CX-7 agora com motor diesel incluído numa gama ecologicamente responsável, económica em materia de consumo de combustível e compatível desde já com as normas de emissões Euro5.
O novo Mazda3 MPS – o topo da gama Mazda3
O novo Mazda3 MPS possui vários detalhes de estilo exclusivos desta versão musculada, tais como a entrada de ar no capot-motor, uma asa traseira maior e pneus mais largos, claramente uma forma de conferir ainda maior expressão à carroçaria. O habitáculo beneficia de vários pormenores que oferecem uma imagem mais desportiva e uma sensação Premium pela qualidade de construção e materiais, elevando o seu estatuto para o topo da gama Mazda3.
O motor MZR 2.3 DISI sobrealimentado que debita 260 CV herdado do actual modelo, foi melhorado para economizar cerca de um litro de combustível a cada 100 quilómetros. E graças à utilização em estreia mundial do primeiro catalisador com nanotecnologia, é respeitador do ambiente. Além destas importantes características, o Mazda3 MPS possui uma carroçaria mais rígida, novos pneus e uma direcção melhorada para um comportamento mais previsível e preciso.
Igualmente em estreia no espaço Mazda estará o sistema stop&start da Marca, denominado i-stop. Passa a ser equipamento de série com o motor MZR 2.0 DISI a gasolina tendo como característica inovadora o facto de ser o único que utiliza a energia da combustão para voltar a ligar o motor. Após a paragem do motor num semáforo ou numa situação de tráfego intenso, liga-se novamente utilizando a combinação da tecnologia de injecção directa da Mazda, da abertura das válvulas e do posicionamento dos pistões e da cambota (com uma pequena ajuda do motor de arranque). Combinado com pequenas mudanças de ordem aerodinâmica, o Mazda3 com o sistema i-stop reduz até 14 por cento o consumo de combustível (em ciclo misto) em relação ao actual modelo.
E não contente com isso, o novo sistema da Mazda consegue dar vida ao motor quase duas vezes mais rápido que a maioria dos sistemas stop&start.
Comentários
Enviar um comentário