A1GP - Treinos Livres em Portimão

O A1GP já teve hoje o seu primeiro contacto com o novo Autódromo Internacional do Algarve. Realizaram-se esta manhã as duas sessões de treinos para os rookies onde esteve presente o português Armando Parente. À tarde na sessão de treinos livres foi a vez de Filipe Albuquerque se sentar pela primeira vez ao comando do monolugar do A1 Team Portugal no Circuito de Portimão registando o quinto melhor tempo do dia a 0.608 segundos de Robert Doornbos, o mais rápido desta tarde, e ficou à frente de Neel Jani e Adam Carroll, primeiro e segundos classificados do A1 GP e principais rivais de Portugal na luta pelo título, que terminaram com o sexto e décimo quarto registos, respectivamente.

O piloto da formação lusa mostrava-se no entanto satisfeito com o resultado do treino de hoje: “Estive a adaptar-me à pista que infelizmente não conhecia, mas da qual já sou fã. Tive alguns problemas na travagem que tornavam a traseira do carro demasiado instável. Penso que amanhã com mais borracha na pista as coisas melhorarão de forma significativa. Os meus objectivos mantêm-se inalteráveis e de tudo vou fazer para conseguir vencer estas corridas em casa”, disse.

O português desvaloriza o facto de nunca ter corrido na nova pista nacional: "Não sinto que isso possa ser considerado uma desvantagem. Acabamos por estar quase todos em circunstâncias de igualdade. O importante para mim é estar no grupo da frente neste treino, pois amanhã ainda há muito para fazer".

Os objectivos de Albuquerque mantêm-se, assim, inalterados: "Está tudo no bom caminho para fazermos um bom resultado no Domingo. Amanhã, as sessões de qualificação vão ser importantes e estou certo que vamos estar ao nosso melhor nível".


Robert Doornbos da Holanda regressou à equipa este fim-de-semana depois de um período de ausência e espera fazer um bom trabalho: “Gostava de dar uma vitória à equipa, até porque esta será a última corrida que farei esta época no A1GP. O Autódromo do Algarve é uma pista espectacular e estão de parabéns pelo excelente trabalho”.

O piloto da Nova Zelândia, Earl Bamber que foi o segundo mais rápido na sessão de treinos desta tarde, já tinha sido o piloto mais veloz na sessão de rookies e lamentou apenas: “Não ter conseguido tirar partido dos pneus novos, pois acredito que teria feito ainda melhor. A pista é excelente, gosto particularmente de circuitos que proporcionem desafios e este com as curvas cegas é óptimo”, disse.





Armando Parente em acção

Armando Parente foi o outro português que esteve, igualmente, na pista de Portimão, tendo conseguido o 12º tempo na sessão destinada aos «rookies», na qual Earl Bamber foi o mais rápido. Menos feliz foi a brasileira Bia Figueiredo, vítima de acidente aparatoso logo na primeira curva, tendo danificado a parte frontal do seu monolugar, embora sem consequências físicas.

Armando Parente o piloto rookie do A1 Team Portugal viu a sua prestação condicionada devido às sistemáticas situações de bandeiras vermelhas: “Não tive oportunidade de explorar o carro mais. Não estou habituado a máquinas com tanta potência e aerodinâmica, mas tentei fazer o melhor possível dentro das circunstâncias. Estar ao volante do A1GP é sempre uma experiência fantástica”, disse o jovem piloto que rodou pela segunda vez com o A1GP do Team Portugal.



Os pilotos voltam aos treinos amanhã, pelas 11 horas, enquanto a qualificação está agendada para as 14.15 horas.

Comentários