EDF e Toyota massificam testes de viaturas híbridas Plug-in em Estrasburgo

A empresa de electricidade francesa, EDF, e a Toyota vão dar um “importante passo em frente” no programa conjunto de teste de estrada implantado em França, envolvendo viaturas híbridas Plug-in (PHVs) e infra-estruturas de carga inovadoras. Cerca de uma centena de unidades da próxima geração de PHVs equipada com baterias de íon de lítio vão ser cedidas em sistema de leasing a um grupo seleccionado de empresas e parceiros da região de Estrasburgo, a partir do final deste ano e por um período de três anos. Este projecto recebeu apoio financeiro através do Fundo de Pesquisa gerido pela agência francesa de gestão do ambiente e energia, a ADEMA, que lançou um concurso para projectos de veículos com baixas emissões.

Este programa faz parte de um projecto global da Toyota que também será lançado no Japão e nos EUA no final de 2009. O principal objectivo deste programa para a Toyota é aprofundar a investigação da tecnologia híbrida e da performance dos veículos híbridos Plug-in. Por sua vez, a EDF pretende testar e avaliar diferentes soluções operacionais para infra-estruturas de carga. Ambos os parceiros partilham o objectivo de aumentar o conhecimento e aceitação da tecnologia junto dos consumidores, preparando a comercialização em massa no futuro.

A parceria entre a EDF e a Toyota teve início com os ensaios nas estradas europeias dos híbridos Plug-in em França no Outono de 2007 e foi expandida para o Reino Unido no ano passado.

Comentários