FIA considera difusores legais


O Tribunal de Apelo da FIA considerou os difusores utilizados pela Brawn GP, Toyota e Williams legais.

Após uma noite de deliberações, na sequência da reunião de ontem em Paris, o Tribunal de Apelo rejeitou os protestos da Ferrari, Red Bull Racing, Renault e BMW-Sauber.

Assim sendo, as três equipas irão manter o conceito inovador que desenvolveram nos seus monolugares, e espera-se que as restantes equipas, mais cedo ou mais tarde façam o mesmo.
No comunicado da FIA lê-se: "O Tribunal de apelo da FIA decidiu negar os apelos submetidos (...) baseado nos argumentos ouvidos e nas provas apresentadas, este Tribunal entende que os comissários Desportivos procederam correctamente ao considerar os carros legais."

Ross Brawn afirmou:

"Estamos satisfeitos com a decisão tomada pelo Tribunal Internacional de Apelo. Respeitamos o direito dos nossos concorrentes em questionar qualquer desenho ou conceito utilizado nos nossos carros, através dos canais disponíveis para os mesmos. O Departamento Técnico da FIA, os Comissários Desportivos do GPs da Austrália e Malásia e agora, cinco juízes do Tribunal Internacional de Recurso confirmaram a nossa convicção de que os nossos carros sempre respeitaram os Regulamentos Técnicos. Esta decisão do Tribunal de Apelo encerra este assunto e agora estamos ansiosos para regressar à pista para continuar os desafios tem sido muito estimulantes neste início de Mundial de Fórmula 1."



A reacção da Ferrari

Através de Stefano Domenicali, director da equipa italiana, já esta manhã se ouviu a reacção:

"Estamos à espera de saber as razões que levaram o TAI a rejeitar o apelo. Infelizmente, esta decisão força-nos a mexer em áreas fundamentais do nosso carro no sentido de podermos competir em igualdade de circunstâncias com as outras equipas do ponto de vista técnico, o que irá levar tempo e dinheiro".

No entanto, o italiano lança já o mote para todos dentro da Ferrari: "Vamos duplicar os nosso esforços para colocar de novo a equipa no nível mais alto de competitividade".


Adrian Newey (Red Bull) já trabalha no novo difusor

O director técnico da equipa de Dietrich Mateschitz, Adrian Newey, não irá marcar presença no GP da China, preferindo concentrar-se no desenvolvimento dos difusores dos RB5. "Estamos já a trabalhar a fundo numa nova solução". Assim que o veredicto se tornou oficial, o Adrian cancelou imediatamente o seu voo para Xangai e ficará na fábrica. Se tudo correr de acordo com os nossos planos, teremos o 'novo' carro pronto para o Mónaco", disse Helmut Marko, responsável da Red Bull motorsport.


Quanto à decisão hoje anunciada pelo TAI, Marko confessa que foi um veredicto que o deixou 'zangado' porque "quando falámos com o Charlie Whiting para uma clarificação sobre uma solução semelhante à daqueles difusores e disseram-nos que era ilegal, pelo que não seguimos aquela solução apesar da nossa equipa ter ideias semelhantes".

Helmut Marko confessa-se também preocupado com a segurança, uma vez que esta aprovação irá aumentar as velocidades de passagem em curva: "Julgo que haverão problemas em breve quando os carros começarem a andar muito depressa e o fluxo de ar criado por estes difusores tornarem as ultrapassagens difíceis outra vez. Por isso, isto é contra o espírito das regras acordadas nos grupos de trabalho", explicou.



Comentários

  1. Marcel, você já tinha previsto...
    Agora, que os outros times corram atrás do desenvolvimento. Poucas vezes que vejo a FIA não aprontar uma das suas.
    Já estou ansioso pelo final de semana (também por causa do feriado...rsrs.).
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Embora fosse a decisão certa e lógica, estou até admirado por o "Mainstream & Lobby, Inc" não ter vencido a "Engineering & Research, Inc"...

    Agora vamos ver qual será o próximo "round" dos queixinhas...

    Não há-de faltar muito, porque sinceramente dá-me a ideia que a Brawn não será vencedora exclusivamente pela solução inovadora dos difusores.

    Espero pacientemente a cena dos próximos capítulos...

    ResponderEliminar
  3. Era o esperado. Desta vez, aplaudo a decisão da FIA e o bom senso dos comissários. Agora, aconselho a Ferrari, Renault e a Red Bull a pararem de ser choramingas e a construirem um difusor como deve de ser, para ver se conseguem apanhar a Brawn...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário