GP do Bahrain - Brawn e Button de regresso às vitórias


O piloto britânico da Brawn, Jenson Button, conquistou, hoje, a terceira vitória da temporada no Grande Prémio do Bahrain. Sebastian Vettel, que triunfou na China, foi segundo. Jarno Trulli, que ontem havia conquistado a “pole position”, completou o pódio.

Brawn não se mostrou muito durante a qualificação para o GP do Bahrein, mas hoje cumpriu a ameaça de Jenson Button, que tinha dito que a equipa de Ross Brawn seria imbatível no calor do Bahrain. O piloto britânico foi líder em 37 das 57 voltas e mais uma vez deixou patente o poderio da Brawn. Vettel mostrou ter ritmo para se bater pela vitória, mas ao nunca rodar em ar fresco, acabou por ter que se contentar com o segundo posto, terminando o Grande Prémio do Bahrain a mais de sete segundos de Button.


Os primeiros momentos da corrida foram muito movimentados, tendo existido inúmeras ultrapassagens. Timo Glock ficou no comando das operações, liderando Jarno Trulli, que arrancara da pole-position. Lewis Hamilton ainda chegou a incomodar o transalpino nos primeiros metros de corrida, mas foi "sol de pouca dura" e o inglês foi atrasando-se, terminando num bom quarto lugar.



Os primeiros pontos para a Ferrari


Kimi Raikkonen ofereceu à Ferrari os primeiros pontos da temporada, ao ver a bandeirada de xadrez no sexto lugar fortemente pressionado por Timo Glock. O finlandês realizou uma boa corrida, rodando sempre dentro dos pontos, ao passo que Felipe Massa partiu a sua asa traseira na primeira curva, devido a um ligeiro toque do seu colega de equipa, o que comprometeu a sua prova, terminando no décimo quarto posto. Fernando Alonso superiorizou-se a Nico Rosberg na luta pelo derradeiro lugar pontuável, ficando, no entanto, um pouco aquém do esperado.

O que eles disseram...


Jenson Button (1º) - "Foi uma corrida dura, mas divertida. No início, sabia que as dificuldades seriam grandes. Os dois carros da Toyota mostraram-se muito fortes na qualificação e eu não estive muito bem. Entretanto, o meu arranque foi muito bom e consegui manter um bom ritmo na frente, após a primeira paragem nas boxes. Sinto-me muito feliz e julgo que a equipa tem de estar orgulhosa pelo que fizemos hoje. Foi um prazer correr aqui. A Red Bull e a Toyota estão a fazer um grande trabalho e, por isso, considero que temos algumas coisas que precisam de ser resolvidas, até porque as outras equipas procuram evoluir. Nós também não podemos parar".

Sébastien Vettel (2º) - "Foi uma corrida boa e muito difícil. No princípio, não tive um desempenho muito positivo, pois perdi duas posições na primeira paragem nas boxes. É difícil recuperar aqui, pois a areia, a pouca aderência e o calor complicam as ultrapassagens. Por isso, a segunda posição deve ser comemorada. Tive de me defender no fim, pois o Trulli estava muito perto. Vi pelo retrovisor que ele se aproximava e tive de manter o bom ritmo, mesmo estando com pneus duros e ele com macios. Ainda bem que não tivemos problemas e pudemos terminar a corrida sem sustos. É muito bom estar no pódio".

Jarno Trulli (3º): "Estou ligeiramente desapontado, porque estava à espera de conseguir a primeira vitória para a Toyota. Infelizmente, o início prejudicou a minha posição. A partir daí, segui o meu companheiro de equipa, lutei com muitos carros e não tive sorte, embora fosse competitivo com os pneus mais duros. Eventualmente, o Vettel garantiu o meu lugar depois da minha última paragem: ele estava com pneus duros e eu com os macios, mas ele era mais rápido e não consegui ultrapassá-lo. Queria agradecer à equipa, porque fez um trabalho muito bom. Vamos lutar outra vez na próxima corrida".

A estratégia da escolha certa de pneus

O piloto da Brawn GP, Jenson Button, utilizou uma estratégia de pneus super macio-super macio-médio para vencer um interessante Grande Prémio do Bahrein sob um tempo escaldante no Circuito Internacional daquele país, naquela que foi a sua terceira vitória da época.

Button terminou com 7,1 segundos de vantagem sobre Sebastian Vettel, que usou a mesma estratégia com o seu Red Bull. Já o detentor da "pole", Jarno Trulli optou por uma estratégia de super macio-médio-super macio com o seu monolugar da Panasonic Toyota Racing para concluir no último lugar do pódio.

A mistura super macia dos pneus slicks Bridgestone funcionou particularmente bem nesta pista, mesmo com temperaturas do asfalto da ordem dos 50ºC, permitindo uma boa aderência e uma excelente resistência.

Comentários