Soberba vitória de Casey Stoner no Qatar


Com a acção da categoria rainha do Campeonato do Mundo FIM de MotoGP de 2009 finalmente a começar no Circuito Internacional de Losail na noite de segunda-feira foi Casey Stoner que reclamou o triunfo, garantindo a terceira vitória consecutiva na prova de abertura da temporada no Qatar.

Depois do excepcional adiamento da primeira corrida do ano de MotoGP devido à chuva no deserto arábico, a noite de segunda-feira assistiu à primeira corrida da era de fornecedor único de pneus, mas a história foi semelhante à de outros anos com Stoner a cruzar a meta em primeiro, à frente do Campeão do Mundo Valentino Rossi.

Stoner esteve impressionante, partindo da pole e construindo logo na primeira volta uma vantagem de dois segundos. A vitória do Campeão do Mundo de 2007 nunca pareceu estar em dúvida com o australiano a controlar a corrida na frente depois de ter sido o mais rápido em todas as sessões de treinos do fim-de-semana. A margem de Stoner no final foi de mais de sete segundos, uma prestação brilhante que colocou de parte qualquer dúvida quando ao estado físico do piloto após a operação ao pulso.


A completar o pódio atrás dos dois primeiros ficou o companheiro de equipa de Rossi na Fiat Yamaha, Jorge Lorenzo, que repetiu o resultado da sua estreia no MotoGP em 2008 agora naquela que foi a sua primeira corrida com pneus Bridgestone.

Dani Pedrosa, a correr com lesões no joelho, rodou contra as dores para somar importantes pontos com a 11ª posição. Já Nicky Hayden, a estrear-se com a Ducati Marlboro, foi 12º; um bom resultado para o norte-americano que se lesionou nas costas e peito em consequência de forte queda na qualificação de sábado à noite. O bravo Campeão do Mundo de 2006 até estabeleceu o seu melhor tempo na última volta.

Loris Capirossi, que deu início à sua 20ª temporada no Mundial, segunda com a Rizla Suzuki, caiu na oitava volta e não conseguiu voltar à prova.

Comentários