O novo GTI foi criado sob a direcção de Walter de Silva (Chefe de Design do Grupo Volkswagen), Klaus Bischoff (Chefe de Design da Volkswagen) e Marc Lichte (Chefe de Design Exterior).
Toda a secção frontal (pára-choques, grelha e design interior das ópticas) consiste numa nova criação. A grelha exterior consiste numa superfície plana, surgindo pintada a preto brilhante e com uma faixa a vermelho no topo e em baixo. À esquerda do símbolo VW, está colocada a assinatura GTI (nas três primeiras gerações, o logo GTI esteve sempre do lado direito).
No nível inferior da dianteira, destacam-se a faixa na cor da carroçaria, a toda a largura do veículo e uma volumosa entrada de ar colocada ao centro. Nas zonas laterais dianteiras, as entradas de ar transitam para um formato diferente, fazendo lembrar “guelras” devido ao desenho de elementos cruzados. Estas pequenas grelhas à direita e à esquerda, alojam os faróis de nevoeiro. As superfícies à volta das “guelras” estão pintadas de cor antracite metalizada, para que os seus contornos não desapareçam num “buraco negro”. Os faróis de nevoeiro, colocados bem nas extremidades, dominam o impacto visual da parte inferior do pára-choques, que assim se apresenta mais largo do que nunca.
Apenas muito dificilmente se poderá confundir a secção traseira do novo GTI com a de outro modelo da classe. Tal como na dianteira, o pára-choques é volumoso e bem enquadrado,possuindo, na zona inferior, um difusor aerodinâmico, em preto, que se encarrega de canalizar o ar proveniente da zona inferior da carroçaria para gerar mais força descendente (downforce) no eixo traseiro. As duas saídas de escape, em cromado, estão integradas nas zonas exteriores do difusor, à direita e à esquerda.
Também o spoiler superior, integrado no tejadilho, foi totalmente redesenhado. O novo apêndice – que funciona em sequência com o difusor inferior – optimiza o comportamento em estrada a velocidades elevadas. O spoiler traseiro possui maiores dimensões do que os utilizados nos Golf “normais”, alongando-se até ao óculo traseiro e formando um impacto visual mais expressivo e dinâmico, sem prejudicar a visibilidade traseira.
É o coração do Golf GTI: o motor TSI turbo de 2,0l 4V, corre com uns fantásticos 210 cv, acelerando dos 0 aos 100 km em apenas 6,9 segundos – e com uma velocidade máxima de até 240 km/h. (Consumo de combustível: 7,3 - 7,4 l/100 km; emissão de CO2: 170 - 173 g/km)*. Mudar de velocidade é um incómodo: se assim o pretender, essa tarefa pode ser assumida pela caixa de 6 velocidades de embraiagem dupla DSG. Quem circula com um estilo tão desportivo não pode estar preocupado com a sua segurança. Graças ao programa electrónico de estabilidade (ESP) com sistema de assistência à travagem Confort, impulso da direcção, ABS, EDS, ASR e XDS, terá todo o apoio que necessita em qualquer viagem.
No âmbito da sexta geração do Golf, o GTI assume o estatuto de uma versão desportiva de topo, desportiva e exclusiva, apresentado, de série, níveis de qualidade e de equipamento de acordo com este posicionamento. Assim, a bordo do novo Golf GTI, estão disponíveis soluções e características únicas, não disponíveis em qualquer outra versão Golf, nas quais se incluem os bancos desportivos revestidos no tecido típico dos GTI (“Jacky”), punho do comando da caixa de velocidades em pele e inserções em alumínio, volante em pele preta com logo GTI e parte inferior plana, e ainda o tecto revestido a preto. Exteriormente, além dos detalhes de estilo específico, o novo Golf GTI é facilmente identificado pelas jantes de 18 polegadas (“Detroit”), as pinças dos travões pintadas a vermelho, saídas de escape cromadas integradas no difusor aerodinâmico e pelas ópticas traseiras escurecidas. Além de tudo isto, o GTI vem equipado de série com pedais em aço inoxidável, ar condicionado automático (“Climatronic”), faróis de nevoeiro dianteiros e sistema ParkPilot. Na sexta geração do Golf, o novo GTI transporta para a sua classe diversas características de alta tecnologia que, até agora, eram mais comuns nos modelos de segmentos superiores. Estas inovações incluem o controlo dinâmico do chassis (DCC). o sistema de rádio/navegação RNS 510 com disco rígido e função touchscreen e o sistema ParkAssist para estacionamento quase automático.
Adorei o carro! :)
ResponderEliminar