Jenson Button sai à frente no Mónaco

O piloto britânico da BrawnGP consegue a quarta "pole position" da época, quase no fim da qualificação para a sexta etapa do Mundial 2009. Hamilton sai do 16.º lugar. Foi um primeiro lugar arrancado a ferros pelo actual líder do campeonato, vencedor de quatro de cinco provas esta temporada. Jenson Button garantiu a melhor posição na grelha de partida em cima do fim da corrida de qualificação, ultrapassando Raikkonnen (Ferrari) e Vettel (Red Bull).

Momentos antes, foi o finlandês da Ferrari a conseguir arrebatar o primeiro lugar ao alemão Sebastian Vettel, que parecia embalado para a "pole position". Mas até ao lavar dos cestos é vindima e até mesmo Rubens Barrichello conseguiu fazer um tempo melhor que Vettel, segurando assim a terceira posição na partida e atirando com o alemão para o quarto lugar. Com efeito, os últimos instantes da qualificação apontavam para o regresso da Ferrari à primeira posição da grelha, mas um último esforço de Button, com uma volta em 1.14,902s destronou o piloto finlandês e garantiu mais uma 'pole' para a Brawn GP, com 0,025s a fazerem a diferença para o britânico.

Num plano aceitável, estiveram Felipe Massa, Nico Rosberg, o mais rápido na Q1, e Heikki Kovalainen. Aliás, o finlandês foi o melhor representante da McLaren, uma vez que Lewis Hamilton nem sequer atingiu a Q2, depois de ter chocado contra uma barreira de pneus e danificado a suspensão traseira esquerda do MP4-24. Felipe Massa, Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet foram outros pilotos que bateram nos «rails» que integram o circuito do Mónaco, mas sem graves consequências.

Fernando Alonso irá partir apenas na nona posição, depois de brilhar nos treinos de hoje. No entanto, além de Hamilton, as grande desilusões da qualificação foram os quatro piores tempos registados pela BMW e Toyota, tal como tinha acontecido no derradeiro «aquecimento» do dia.



O que eles disseram:

Jeson Button (Pole): "Esta 'pole' significa muito. Foi uma grande luta ao longo de todo o fim-de-semana com o Rubens [Barrichello], que esteve sempre em vantagem, mas consegui fazer a 'pole'. Foi muito duro - a Ferrari estava muito competitiva, a McLaren e a Red Bull também - mas dei o máximo naquela volta e consegui ser o mais rápido. Na quinta-feira, estava mais para trás e fomos melhorando ao longo do fim-de-semana. Se fosse com o carro do ano passado não teríamos conseguido melhorar nada, mas este responde sempre às nossas alterações", começou por dizer o piloto britânico, que fez questão de salientar as diferenças para com o passado não muito longínquo. Para a corrida, Button sabe que a oposição será muito forte, não só pelo seu próprio companheiro de equipa, mas também por parte da Ferrari: "Amanhã, sei que vai ser uma corrida muito difícil: o Rubens tem estado muito bem e o Kimi também, por isso vamos ver", afirmou.

Kimi Raikkonen (2º): "O carro não estava mal aqui. Desde o primeiro treino que fomos melhorando. Na primeira qualificação tivemos alguns problemas para fazer uma volta rápida, na segunda tudo correu bem e na terceira cometi um pequeno erro na minha volta mas não sei se fez grande diferença", começou por dizer o finlandês, que se confessou satisfeito por estar de volta aos lugares de topo: "O carro tem tido um bom comportamento e é bom estar de volta à luta pela 'pole'. Para a corrida espero estar na discussão pela vitória", completou o 'iceman'.

Rubens Barrichello (3º):"Estou contente mas surpreendido por ter acabado atrás do Jenson. Sinceramente, esperava ter vantagem sobre ele, por isso é que o fui cumprimentar no final da Qualificação porque a volta dele teve que ser fantástica, já que a minha tinha sido mesmo muito boa", afirmou. "Dominei ao longo de todo o fim-de-semana, estive sempre à frente do Button mas dei tudo e tenho que estar contente com a minha performance. Tenho um óptimo carro, sei que o Jenson está a fazer um excelente trabalho, mas estou na luta", completou.

Comentários

  1. Olá Marcel.
    Não teve jeito, Button novamente dominou mas agora com uma Ferrari bem mais imponente na primeira fila. O treino foi muito interessante a começar pelo fiasco da Toyota, e o já esperado da BMW e a batida de Lewis.

    Acho que o inglês ficaria certamente entre os seis primeiros ao final.
    Amanhã na largada será um confronto importante. Raikkonen querendo se reafirmar e Button correndo a pensar no campeonato. Pode sim acabar o jejum anual do finlandês.

    Repetindo ontem, se o Button não vencer já fico feliz...rsrs.

    Claro, sua aposta em Massa ainda não está descartada. O muro é bem perto e a corrida é longa...
    Abraços.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário