MotoGP - Lorenzo vence batalha pela pole de Mugello

O líder do campeonato Jorge Lorenzo não se deixou atemorizar pela concorrência e reclamou para si a pole para o Grande Prémio de Itália nesta tarde de sábado em Mugello.

A sessão de treinos pode muito bem ter sido outra e de caris diferente, mas a verdade é que os protagonistas continuaram a ser o mesmos nesta tarde de sábado. Valentino Rossi, Jorge Lorenzo e Casey Stoner transformaram a qualificação de hoje para o Grande Prémio Alice de Itália num verdadeiro espectáculo e do qual também acabou por fazer parte o veterano italiano da Rizla Suzuki.

O final da sessão foi completamente impróprio para cardíacos, com Rossi, à frente da tabela de tempos quase ao cair da bandeira de xadrez, a ver-se relegado para a quarta posição da grelha sem qualquer tipo de cerimónia. Lorenzo, Stoner e Capirossi não mostraram qualquer “respeito” pelo “rei” de Mugello e reclamaram para si a primeira linha da grelha.

O líder do campeonato e companheiro de equipa de Rossi apresentou-se fortíssimo, sendo o único a rodar abaixo do segundo 49 para assinar novo recorde da pista com um tempo canhão de 1m48,987s. Um resultado que surgiu mesmo ao cair do pano e que representou uma melhoria de quase um segundo face ao tempo que ontem o colocou no topo da tabela da primeira sessão de livres.

Tivemos alguns problemas na T4 e ainda temos de melhorar um pouco nesse sector, mas estou rápido com os dois tipos de pneus e no final consegui uma volta muito rápida,” disse o espanhol no final da qualificação de uma hora de MotoGP. Reflectindo sobre o resultado de sábado de forma geral, o piloto de 22 anos disse: “Sinto-me satisfeito com a pole. É importante estar na primeira linha da grelha e fazer uma boa partida aqui. Temos bom ritmo com o pneu mais duro (corrida) e parece que vamos ter a possibilidade de lutar pelo pódio, talvez mesmo pela vitória.”

Questionado sobre as possibilidades de bater o brilhante companheiro de equipa Rossi, que tem sido vitorioso nos últimos sete anos em Mugello, e sobre a necessidade de se defender também do experiente Capirossi, que está na primeira linha, Lorenzo respondeu: “Sabemos que os pilotos italianos são muito rápidos aqui porque estão altamente motivados e querem ganhar, mas também somos muito competitivos e temos total confiança na moto.” Referindo-se à desilusão de Espanha, a última vez que largou da pole, concluiu: “Não vamos correr muitos riscos aqui, pelo que penso que amanhã nos vamos divertir e espero conseguir terminar a corrida!”

Ao lado de Lorenzo, que no ano passado foi apenas sétimo na qualificação em Mugello, vai contar com forte oposição à partida, já que Casey Stoner garantiu o segundo posto, enquanto o veterano da casa Loris Capirossi logrou assinar a terceira posição. O australiano da Ducati, que já tinha sido o mais rápido na sessão desta manhã, ficou a meros 0,021s do espanhol, enquanto o transalpino da Rizla Suzuki ficou a 0,134s, garantindo desta forma que fossem três as marcas diferentes na primeira linha.

Enquanto isto, o “rei” de Mugello teve de se contentar com a liderança da segunda linha da grelha. No entanto, os apenas 0,161s a que ficou do companheiro de equipa da Fiat Yamaha, Lorenzzo, mostram que tem os argumentos necessários para rodar em busca do que pode ser a oitava vitória consecutiva em casa.

Comentários