A Toyota Motor Europe vai disponibilizar mais de 150 unidades do seu experimental híbrido Plug-in (PHV) no continente Europeu, em regime de leasing. Num dos passos fundamentais em direcção à sua comercialização, o projecto vai iniciar em França num projecto-piloto e com uma duração de três anos. Actualmente outros países estão em negociações, como o Reino Unido, a Alemanha e a Holanda, para fecharem pormenores para a adesão a este programa. Baseado na inovadora tecnologia híbrida Toyota, o novo PHV possui baterias de lítio, permitindo um incremento na distância percorrida em modo eléctrico, proporcionando viagens com emissões e ruído nulos. A primeira fase de PHV a chegar a Europa está agendada para Estrasburgo (França) nos finais de 2009.
“No futuro, a tecnologia PHV é o complemento perfeito para o Prius. Este sistema proporciona um meio de transporte para os clientes que precisam de percorrer uma longa distância, com baixíssimos níveis de emissão de carbono graças ao uso mais extensivo da electricidade, e ao mesmo tempo beneficiam de todas as vantagens de um veículo puramente híbrido.”afirmou Tadashi Arashima, Presidente e CEO da Toyota Motor Europe. “Não existe melhor altura para o desenvolvimento dos PHV para que fique mais perto da versão de comercialização. Temos de analisar todos os seus aspectos, desde a performance requerida pelos diferentes mercados, passando pelas limitações e vantagens das diferentes infra-estruturas necessárias, o tipo de condução e principalmente as expectativas e necessidades dos clientes”,acrescentou.
Os Toyota PHV ultrapassam os históricos obstáculos associados aos veículos puramente eléctricos – por exemplo, elevado volume e peso de baterias, limitação na autonomia, tempo de carga, etc. – e ao mesmo tempo reforça as fortes vantagens da tecnologia híbrida Toyota. Na nova geração Prius, a tecnologia empregue confere a liderança ambiental na sua classe. O sistema híbrido Toyota permite as mais baixas emissões de CO2 - apenas 89g/km - e uma excepcional eficiência no uso do combustível aliada à forte, suave e ininterrupta aceleração e a uma tranquila condução.
Um PHV pode ser conduzido no modo 100% eléctrico para os percursos mais curtos, típicos de deslocações urbanas, enquanto que a velocidades mais elevadas e mais longas funciona sob o princípio de um puro híbrido; com o motor a combustão a funcionar para movimentar o veículo ou como gerador. A bateria é carregada durante a condução, desaceleração ou travagem, e também quando ligado a uma tomada eléctrica típica das nossas casas ou no trabalho.
Em parceria com a EDF, a Toyota tem vindo a testar o PHV (equipado com baterias de hídretos metálicos de níquel) na Europa, desde 2007. Cerca de 100 novas unidades PHV, equipados com baterias de lítio, vão ser disponibilizadas em regime de leasing a empresas que possuem frotas e também a algumas entidades públicas de Estrasburgo, por um período de três anos.
Alguns PHV referentes ao projecto de Estrasburgo estão equipados com um inovador sistema de carregamento das baterias que assegura elevados níveis de segurança na carga e também possui uma inovadora comunicação entre a empresa fornecedora de energia e o veículo. Após a identificação da viatura, o débito do valor da electricidade consumida para a carga das baterias é automaticamente processada. Vários pontos de carga vão ser especialmente criados, em casa dos utilizadores, nos locais de trabalho, em alguns parques de estacionamento públicos e em locais estratégicos das vias públicas.
No total a Toyota vai utilizar globalmente mais de 500 novos PHV – incluindo Europa, Japão e Estados Unidos – até 2010.
Comentários
Enviar um comentário