Vitória de Stoner no embate italiano do MotoGP

Casey Stoner fechou o Grande Prémio de Itália em grande estilo com a vitória em mais uma corrida de MotoGP molhada e seca. Na segunda corrida “bandeira-a-bandeira” em duas jornadas Casey Stoner colocou ponto final na sequência de vitórias de Valentino Rossi em Mugello com uma prestação magnífica para dar à Ducati a primeira vitória no traçado. Grande parte da corrida acabou por se decidir através da estratégia perante mais de 80.000 espectadores italianos enquanto os pilotos voltavam a começar uma corrida com piso molhado e terminarem as 23 voltas com slicks, com Stoner desta feita a levar a melhor. O australiano recuperou a liderança do campeonato ao cruzar a linha de meta com um segundo de margem sobre o anterior líder Jorge Lorenzo, que também rodou bem depois de ter quase caído na volta de apresentação.

Descrevendo a corrida afirmou: “No início começámos muito bem e sentia-me bem com a moto, estava a funcionar bem, mas assim que começaram a surgir zonas secas os nossos pneus começaram a degradar-se e não tinha aderência. Apenas tentei manter a diferença para os outros pilotos até poder trocar para slicks e depois sabia que não estaria em tanta desvantagem. Assim que montei os slicks comecei logo a sentir-me bem e consegui chegar à frente rapidamente, mas depois comecei a ter problemas com a embraiagem,” continuou Stoner.

As rotações estavam a chegar ao limitador e não tinha propulsão. Limitei-me a tentar ajustá-la e consegui voltar a rodar bem, mas mesmo assim era difícil nas curvas.” O jovem australiano disse ainda: “Foi uma corrida mesmo dura e só a queria terminar. Tentei rodar de forma suave e manter os mesmos tempos por volta, mesmo não podendo rodar da forma que queria. Na última volta puxei em zonas onde não o tinha feito durante toda a corrida e cometi um erro, pelo que tive sorte de vencer. Mas penso que a equipa fez um grande trabalho e estamos muito gratos por esta vitória.”

O companheiro de equipa de Lorenzo na Fiat Yamaha, Valentino Rossi, completou o pódio e deu por terminada a sequência de sete vitórias em Mugello. Explicando a forma como a sua corrida se desenrolou em Mugello, o Campeão do Mundo disse: “Nunca tinha conseguido terminar no pódio neste tipo de condições antes, pelo que foi a primeira vez que o fiz depois de trocar de moto. Foi uma boa corrida para mim, especialmente porque encontrámos boa afinação para o molhado apenas nos 20 minutos do warm up e estive forte na primeira parte. Tomei a decisão certa de entrar na altura em que entrei para trocar de moto, mas infelizmente optámos por rodar com um frontal mais duro na segunda parte da corrida e isso foi uma desvantagem para mim, principalmente no início. Fui lento nas primeiras duas voltas com slicks e estava a pensar na queda de Le Mans. A escolha para o pneu frontal não foi a correcta e, apesar de ter encontrado bom ritmo, não foi o suficiente para ganhar.”

Sobre o final da magnífica sequência de sete vitórias em casa Rossi comentou: “Ao cabo de sete triunfos era importante para os fãs que eu terminasse no pódio. Ficar entre os três primeiros aqui em Mugello é sempre muito emocionante, mesmo não sendo no mais alto do pódio. O campeonato está muito disputado, com três de nós separados por menos de dez pontos, mas vamos ter longa luta pela frente e vamos voltar a tentar em Barcelona outra vez.” O italiano cruzou a linha de meta a dois segundos de Stoner e com menos de um décimo de margem para Andrea Dovizioso, da Repsol Honda. Foi uma pena para Dovizioso ter falhado o pódio, uma vez mais, na última volta, isto depois de ter chegado a lidera a corrida no início com pneus de chuva. Da mesma foram, o compatriota Loris Capirossi (Rizla Suzuki) liderou durante algumas voltas, perto do final, mas acabou por cair para quinto.

James Toseland teve a coragem de ser o primeiro a trocar de moto quando rodava no final do pelotão e acabou por ficar muito perto de igualar o seu melhor resultado no MotoGP, sexto, ao ser batido pelo companheiro de equipa Colin Edwards na última volta e depois de ter também lutado com Randy de Puniet, da LCR Honda, que acabou em oitavo. Niccolò Canepa (Pramac Racing) ficou muito contente com o facto de ter obtido o seu melhor resultado até ao momento ao ser o segundo melhor da Ducati com o nono posto em casa, com Chris Vermeulen (Rizla Suzuki) que fechou o Top 10.


Dani Pedrosa foi ao tapete na 14ª volta depois de já se ter magoado na anca no início do fim-de-semana. Ele agora vai ter de esperar para ver se está em condições de alinhar na sua corrida caseira na Catalunha, dentro de duas semanas. O piloto satélite da Honda Yuki Takahashi também caiu a 13 voltas do final.

Comentários