WTCC - Tiago Monteiro na segunda linha da grelha em Valência

Tiago Monteiro conseguiu este Sábado o quarto melhor tempo na qualificação para a primeira corrida do WTCC em Valência. O piloto português mostrou estar ao melhor nível, com o SEAT León TDI muito equilibrado e a revelar um excelente desempenho no Circuito Ricardo Tormo. As duas sessões de qualificação terminaram com os SEAT nos primeiros lugares e Tiago a lutar pelos lugares da frente, sendo mesmo o mais rápido no primeiro sector, na última tentativa. Os bons indicadores do nº5 da SEAT chegaram logo na segunda sessão de treinos livres, onde liderou a tabela, à frente do campeão em título Yvan Muller. Tiago mostra-se satisfeito com o comportamento do carro:

"Foi um dia muito compensador para mim e para toda a equipa. O carro está muito eficaz e isso deixa-nos muito contentes. Mesmo com penalizações conseguimos andar na frente, principalmente porque fomos os que cometemos menos erros. Tanto os três Chevrolet que estão no Top 10, como também o BMW, acabaram por errar mais e isso fez toda a diferença. A organização da nossa equipa também funcionou muito bem," assume Tiago.

A estratégia da equipa SEAT provou ser a mais acertada. Os cinco León TDI guardaram para o final o jogo de pneus novo, o que permitiu defender os lugares da frente. A meio da segunda qualificação Tiago era o segundo mais rápido e mostrava ter condições para discutir a pole position. Depois de ter terminado a primeira qualificação com o terceiro melhor tempo da geral, o piloto confirmava as excelentes perspectivas para a primeira corrida de Domingo:

"Em relação ao ano passado a principal diferença é que o carro está com 100kg a menos, o que faz uma diferença enorme, em especial no comportamento em curva e no desgaste dos pneus. É verdade que continuamos com menos potência, mas quando tudo corre sem contratempos dá para lutar pelos lugares da frente. Mesmo assim, não arrisco antecipar como vão ser as corridas. Primeiro vamos analisar os dados recolhidos este Sábado de modo a afinar a estratégia para Domingo. Claro que queremos estar na máxima força e a lutar pela liderança da corrida," garante o piloto.

Tiago tem assim razões para estar optimista, bem mais do que no ano passado, quando fez o 16º tempo da geral. Este ano os SEAT mostram-se mais à vontade no traçado espanhol que é particularmente castigador para os pneus dos diesel. A 48 centésimos de segundo da pole position de Gabriele Tarquini, Tiago Monteiro tem o pódio na mira, numa corrida que deverá confirmar um grande equilíbrio entre os dez primeiros. O resultado alcançado pelos quatro SEAT e também o nono tempo de Rickard Rydell provam também a justiça da decisão da FIA que voltou a tolerar picos de potência nos motores turbo diesel, desde que este não ultrapassem a duração de um segundo, depois da etapa de Pau em que a limitação dos turbos ter atirado a SEAT para os últimos lugares da grelha. Apesar desta nova alteração ao regulamento, os motores da equipa continuam a ter menos potência do que no início da temporada 2009.

As corridas da 5ª etapa do Mundial de Turismos poderão ser acompanhadas em directo, este Domingo, no Eurosport. Às 8h30 tem lugar o Warm up, às 12h45 a primeira corrida e às 14h00 a segunda corrida (hora portuguesa).

Comentários