
As dez escuderias actuais foram todas registadas para o próximo Mundial. A lista apresenta, porém, três novidades, que são as novas equipas aceites para a próxima época. Uma é dos Estados Unidos, outra é inglesa e uma é de Espanha, a primeira deste país com lugar na F1.
A FIA disse em comunicado que a McLaren, BMW-Sauber, Renault, Toyota e Brawn foram inscritas à condição, mantendo que vai discutir o futuro no dia 19 de Junho, ou seja, na próxima sexta-feira. A campeã Ferrari, as duas equipas Red Bull, a Williams e a Force India pretenderam igualmente inscrever-se à condição, mas a FIA entende que o Pacto da Concórdia, rubricado em 2005, obriga estas equipas a competir.
No que respeita às novas equipas, foram aceites a Campos Grand Prix, a Manor Grand Prix e o Team USF1. A formação norte-americana não é uma surpresa, já o mesmo não se pode dizer da "luz verde" que recebeu a equipa de Fórmula 3, Manor Motorsport. A equipa inglesa conta neste projecto com a colaboração de Nick Wirth, ex-dono da defunta Simtek e ex-sócio de Max Mosley e agora proprietário da Wirth Research. Mesmo após ter vendido a sua equipa de GP2, Adrian Campos continua o sonho espanhol de levar a Campos Grand Prix à Fórmula 1 e hoje recebeu uma excelente notícia. Estas três serão equipas com motores de baixo custo desenvolvidas pela Cosworth.
Ferrari ameaça não participar em 2010

As duas equipas da Red Bull - a Red Bull Racing e a Scuderia Toro Rosso - reforçaram que não irão competir no Mundial de 2010 se as exigências da Associação de Equipas de Fórmula 1 (FOTA) não forem cumpridas, repetindo a ameaça lançada há instantes também pela Ferrari. As duas equipas foram inscritas no Mundial de 2010 de forma incondicional, algo a que a tanto a Red Bull como a Toro Rosso se opõem de forma veemente."Após a publicação da lista da FIA para o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 2010, a Red Bull Racing quer deixar bem claro que a inscrição foi entregue de forma condicional, encontrando-se de acordo com as dos outros membros da FOTA. A Red Bull Racing continua do lado da FOTA e apoia completamente os seus objectivos", pode-se ler numa declaração da Red Bull. Esta posição da equipa 'irmã' foi seguida, de imediato, pela Scuderia Toro Rosso, que também emitiu um comunicado em tudo idêntico ao da Red Bull, lamentando a posição da FIA e alertando que não planeiam correr se as condições da FOTA não forem cumpridas.
LISTA DE EQUIPAS:
Scuderia Ferrari Marlboro (Ferrari)
Scuderia Toro Rosso (STR)
Red Bull Racing (Red Bull Racing)
At&T Williams (Williams Toyota)
Force India F1 Team (Force India Mercedes)
Campos Grand Prix (Campos Cosworth)
Manor Grand Prix (Manor Cosworth)
Team US F1 (Team US F1 Cosworth)
Vodafone McLaren Mercedes* (McLaren Mercedes)
BMW Sauber F1 Team* (BMW Sauber)
Renault F1 Team* (Renault)
Panasonic Toyota Racing* (Toyota)
Brawn GP Formula One Team* (Brawn)
* Inscrição Condicional
Pois é... até ao final do ano, tudo é possivel. Agora resta saber qual dos dois é que cede. E ambos os lados estão mais para quebrar do que torcer!
ResponderEliminarQuanto mais isto avança, menos entendo...
ResponderEliminarEstá-se a criar um "caldinho" que daqui a pouco vai tudo ficar de costas voltadas e sem hipótese de negociar o que quer que seja... e aí estamos num ponto sem retorno com prejuízo para todos os intervenientes...