FIA / FOTA - ... e no final viveram felizes para sempre!

Era assim que acabavam os "contos" que me liam e que me "embalavam" quando eu era criança. Depois de tudo o que se disse, escreveu, ameaçou, fez-se e aconteceu... os "Suspeitos do Costume" olharam olhos nos olhos, esqueceram tudo e enterram o machado de guerra e ficaram mais amigos do que nunca... !?!

Acreditam...? Eu, tenho dificuldades... confesso. Ou estou a ficar "tótó" (se calhar fruto da idade) ou estou a pensar seriamente em tomar um Xanax, tal o meu estado de ansiedade pela falta de "percebas" que o dia de hoje me deu a confrontar. Vamos à notícia...

A FIA e a FOTA, em conflito há várias semanas, anunciaram terem chegado a acordo para a continuidade das equipas 'dissidentes' na Fórmula 1. Segundo está a avançar a agência Reuters, após semanas de dúvidas e negociações falhadas, finalmente existe um acordo para salvar a F1 da desagregação, depois de a Associação de Equipas da Fórmula 1 terem ameaçado abandonar a competição e dar início a um campeonato alternativo. Na sequência do acordo estabelecido em Paris, Mosley confirmou que não pretende recandidatar-se a um cargo que ocupa desde 1993, num dia em que a paz na Fórmula 1 voltou a surgir: "Não existirá uma divisão e acordámos a redução de custos. Haverá o campeonato de Fórmula 1, mas o objectivo é voltar aos níveis de despesas dos anos 90 dentro de dois anos". Mosley garante, também, que o acordo tem viabilidade financeira e ficou mais tranquilo depois de anunciar que não continuará a comandar os destinos da FIA: "Não irei para uma reeleição agora que temos paz. Para mim, é um alívio enorme", refere o dirigente, aludindo a "dificuldades pessoais". De acordo com algumas fontes, Max Mosley, Bernie Ecclestone e dirigentes da FOTA tiveram várias reuniões na madrugada de ontem e já esta manhã, antes da reunião, onde ficaram acertadas as linhas gerais do que foi chancelado posteriormente na reunião. Também o detentor dos direitos comerciais da F1, Bernie Ecclestone, já comentou este desfecho, tendo afirmado que está "muito satisfeito" pelo facto de que "o bom senso prevaleceu".

Fabuloso... não acham?

O que ontem era uma realidade, virou fábula. Nem o melhor dos argumentos de Hollywood poderia prever um volte-face destes. Nem na política estatal o conseguem com tanto afinco... Mas agora - atentos - porque vem a cereja em cima do bolo... as declarações de Luca di Montezemolo.


O presidente da Ferrari e da FOTA Luca di Montezemolo, mostrou-se hoje satisfeito com o acordo entre a FIA (Federação Internacional do Automóvel) e a FOTA e, assim, anula a possibilidade de ser criado um Mundial paralelo.“Penso que chegámos a uma boa solução para o problema. Eles têm as suas regras, estabilidade, novas equipas... É bom que não haja polémicas e, em particular para o público porque a Fórmula 1 é um desporto fantástico e deve ser relançado e não anestesiado”, disse o patrão da escuderia da Ferrari. "A satisfação é que todas as nossas reivindicações foram aceites. Conseguimos obter três coisas: que a F1 continuasse a ser a F1 não a F3; que não exista um ditador, mas sim uma escolha conjunta dos regulamentos e que não fossem imposições, e que os directores das equipas fossem consultados e tivessem uma palavra a dizer. Mosley anunciou que vai sair em Outubro, naquela que é uma decisão irrevogável, e até então não tratará mais da F1", afirmou Montezemolo ao jornal Gazzetta dello Sport, enaltecendo ainda que o mais importante foi a estabilidade regulamentar obtida.

"Agora temos finalmente estabilidade nas regras até 2013. Quero agradecer a todos os nossos apoiantes, porque o público não podia mais com estas alterações. Esperamos que no próximo ano, com uma regulamentação finalmente estável, vejamos uma Ferrari ganhadora", acrescentou o italiano. "A unidade das equipas e dos construtores foi essencial. Ecclestone disse que deu os cartões da FOTA ao cão, Mosley disse que não sabia o que era a FOTA. Hoje, parece que ambos tiveram um discurso muito diferente", concluiu Montezemolo, visivelmente satisfeito. Por fim, uma palavra ainda enaltecendo o trabalho levado a cabo por Max Mosley, presidente da FIA, nestas últimas horas: "Ele fez um excelente trabalho para resolver o problema. Quando se chega a acordo toda a gente tem de ajudar da mesma maneira."

Mais um bocado e ainda vou chorar... é mesmo melhor tomar um Xanax...

Entretanto, a FIA confirmou a lista das equipas que vão participar no Mundial de 2010, mantendo-se as dez deste ano e as três novas que já tinham sido aceites: Manor, Campos e USF1.

Equipas para Mundial 2010

Ferrari
McLaren-Mercedes
BMW Sauber
Renault
Toyota
Toro Rosso
Red Bull
Williams
Force India
Brawn
Campos
Manor
USF1

Comentários

  1. De facto, só caiu o ditador. E ainda não temos certezas... mas no final, é como a frase d' "O Leopardo", do Tomaso di Lampedusa: "tudo muda para ficar tudo na mesma".


    Apesar de ser pró-FOTA, nunca tive ilusões ao que eles queriam: o controlo das receitas dos TV's. Estando dividido em 13 partes, todos lucrariam com isso, caso a CVC e Bernie Ecclestone abdicassem de boa parte dessa receita. Aliás, para além do anuncio, não sabemos de mais nada, do género: que tipo de acordo é que foi alcançado lá dentro, na sede da FIA. E quem, por exemplo, será o sucessor do Tio Max no organismo?

    ResponderEliminar
  2. Completamente de acordo. Soltaram-se há pouco umas declarações do Luca, em que ele dá a entender que foi uma vitória clara da FOTA. Mas de resto falta perceber ainda muita coisa. A ver vamos...

    Um abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário