GP da Turquia - Jenson Button soma 6ª vitória do ano

O britânico Jenson Button ganhou mais um Grande Prémio. Desta vez o triunfo foi em Istambul, no GP da Turquia. O piloto da Brawn GP, que completou a corrida em 1h26m24s848, solidifica assim a sua liderança no Mundial de pilotos. No segundo lugar do pódio ficou o australiano Mark Webber (a 6,714 segundos), da equipa da Red Bull, à frente do seu colega de equipa, o alemão Sebastian Vettel (a 7,461), que tinha partido da “pole position”.

O piloto britânico arrancou da segunda posição da grelha de partida, mas aproveitou um erro de Sebastien Vettel para assumir o primeiro lugar. A partir de então o homem da Brawn nunca mais perdeu a liderança, salvo durante as paragens nas boxes, obtendo mais uma vitória após exercer um intenso domínio. Vettel nunca se mostrou incomodativo para Button e acabou por terminar no terceiro lugar, logo atrás do Mark Webber que, através de uma prova consistente, conseguiu bater o seu colega de equipa.

No Mundial, o inglês Button conquistou a sexta vitória em sete provas e passou a somar 61 pontos, contra 35 do seu companheiro de equipa, o brasileiro Rubens Barrichello, que abandonou e, pela primeira vez esta época, não pontuou. Pela primeira vez um Brawn GP encostou às boxes antes do final da corrida, com problemas na caixa de velocidades.

Jarno Trulli terminou no quarto posto à frente de Nico Rosberg e de Felipe Massa, que foi o melhor Ferrari. Robert Kubica marcou os seus primeiros pontos da temporada, superiorizando-se a Timo Glock que realizou uma boa corrida. O britânico Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes), campeão do Mundo em título, terminou em 13.º e ficou fora dos pontos pela terceira vez consecutiva.


O que eles disseram:

Jenson Button (1º): "Hoje, o carro teve o melhor desempenho desde o início do campeonato. Gostaria de agradecer à equipa e esta temporada está a ficar cada vez melhor, até porque conseguimos superar as dificuldades que tivemos em alguns momentos no começo da semana. Sabia que estava com pouco combustível, mas consegui manter a frente e segurar o carro".

Mark Webber (2º): "Foi uma excelente tarde. Na primeira parte, sabia que precisava de ficar perto dos primeiros. Por causa da quantidade de combustível, conseguimos ficar mais uma volta. Sabia que a estratégia do Sebastian (Vettel) poderia ajudar-me e vi que a questão era saber quem ficaria em segundo lugar. Na segunda parte, tive de acelerar muito, porque era difícil ver o (Jenson) Button."

Sebastian Vettel (3º): "Disseram-me que o Mark (Webber) também estava veloz e pediram que terminássemos a prova. A largada foi boa, mas acabei por cometer um erro na curva 10, permitindo que o Jenson (Button) me ultrapassasse. Ele estava muito rápido e não consegui superá-lo de nenhuma forma. Na segunda parte da corrida, com menos combustível, consegui chegar-me mais à frente, mas acabei por perder um algum tempo. A estratégia de três paragens não foi tão objectiva, mas fico feliz pela equipa. Estava muito vento, era difícil manter a aderência do carro e ainda tive algumas dificuldades com a saída de traseira".

Comentários

  1. A cada corrida penso que o domínio de Button irá cair por terra e me decepciono. Realmente o título deste ano já está entregue.
    Além de não errar, o piloto ainda conta com o erro dos adversários.

    A McLaren já pode esquecer esse ano. Protagonizaram apenas a mais vela imagem do fim de semana, quando Lewis tomou uma senhora ultrapassagem de Nelson Piquet.

    (Marcel, tem uma troca de nomes ali na fala do Vettel - que por sinal ficou bastante revoltado com essa tática, aliado ao comando do time para manterem as posições após a terceira parada)

    Abraços.

    ResponderEliminar
  2. Olá Bruno!

    Foi uma corrida com condimentos sonoríferos...

    Estou como tu. A cada corrida que vem, penso e acredito que será desta que não dará nem Button nem Brawn... mas a cada uma... mais uma vitória para o inglês.

    Valeu a dica da troca de nomes - obrigado.

    Um abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário