Le Mans - Tiago Monteiro na qualificação à noite

Tiago Monteiro vai partir da oitava linha da grelha para a edição deste ano das 24 horas de Le Mans. O piloto que está ao volante de um protótipo do Team Oreca aproveitou a sessão desta quinta-feira para rodar à noite, depois de a equipa ter assumido que a qualificação seria encarada como mais um treino livre, já que o Oreca 1 é um carro a gasolina e, por isso, sem qualquer hipótese de acompanhar o ritmo dos diesel. Tiago, que faz equipa com Bruno Senna e Stephane Ortelli, mostra-se muito satisfeito por este regresso a um dos maiores clássicos do desporto automóvel:

"O nosso objectivo era rodar o mais possível para conseguir uma boa afinação do carro e para ganharmos experiência ao volante, em especial eu e o Bruno Senna, que pouco contacto tivemos com o carro antes de chegar aqui. Já sabemos que com este regulamento uma equipa como a Oreca, mesmo sendo da classe LMP1, não tem hipóteses de lutar pela vitória. Mas apesar disso é preciso muito trabalho para chegar ao fim de uma corrida tão dura. E é essa a nossa meta," assume Tiago.

O piloto português descreve as condições que experimentou na qualificação e no treino livre de quarta-feira: "No treino livre tivemos chuva e à noite, o que em termos de experiência foi muito importante e vimos também como está o carro em piso molhado. Agora na qualificação só fiz duas voltas durante o dia e rodei uma hora seguida à noite, o que deu para confirmar que o carro é muito equilibrado. Termos alcançado o 15º tempo com pneus usados mostra que o carro está dentro daquilo que esperávamos dele," confirma o piloto que já tinha antecipado uma qualificação entre o 13º e o 16º lugar.

Para os pilotos Le Mans é um desafio mas também um local de reencontros. Tiago não é excepção. O piloto da SEAT no WTCC sublinha os vários reencontros que já teve no traçado francês e o ambiente que existe nas boxes: "Em primeiro lugar está a ser um regresso muito especial porque temos um óptimo ambiente na equipa. O Hugues de Chaunac, enquanto responsável da equipa, transmite uma enorme confiança e optimismo para a prova. Depois Le Mans é uma espécie de ponto de encontro de gente de todas as áreas do desporto automóvel. Reencontrei, por exemplo, o Nahrain Karthikeyan, que foi meu colega de equipa na Jordan F1. E é interessante assistir também a outros reencontros e ver caras conhecidas, grandes pilotos como Alan Prost e Nigel Mansel e ainda outros pilotos que são meus rivais no WTCC. Como disse há gente de todo o lado e é fantástico viver o espírito de Le Mans," confessa Tiago.

Antes da corrida, o dia de sexta-feira está reservado ao contacto entre pilotos e fãs. Um momento mais descontraído na contagem decrescente para o sinal de partida, que está marcado para as 14h00 de Sábado A participação de Tiago Monteiro nas 24 horas de Le Mans poderá ser acompanhada em directo e na íntegra, já que os canais Eurosport e Eurosport 2 transmitirão a totalidade da prova.


Peugeot de Sarrazin, Montagny e Bourdais na "pole-position"

Depois do domínio Audi nos treinos livres e na primeira parte da qualificação eis que a Peugeot reagiu, com Stéphane Sarrazin a obter a pole-position para a corrida que se inicia no sábado. Segunda posição para o Audi da Sport Team Joest, o de Tom Kristensen, Dindo Capello e Allan McNish.

Pedro Lamy vai sair da segunda linha da grelha, pois obteve a terceira posição, sendo que a sua equipa esteve mais preocupada em alcançar uma boa afinação no 908 HDI do que conseguir cronos que os colocassem mais à frente. O piloto português guiou na primeira fase da qualificação e Nicolas Minassian encarregou-se de colocar o carro na terceira posição. Pedro Lamy mostrou-se, no final, pouco preocupado com os tempos: "Queríamos afinar o carro e ver a duração dos pneus. Não é fácil fazer tempos, devido à existência de muito tráfego, mas temos um carro equilibrado e o mais importante é corrida".

12ª posição para o carrro Nº 16 da Pescarolo Sport, onde milita João Barbosa, que confessou não terem tido qualquer problema, com a sua equipa a limitar-se a afinar o monolugar, não valendo a pena lutar pelo lugar de melhor 'gasolina'.

Comentários