Novo Toyota RAV4: SUV mais versátil

Na Europa, o Toyota RAV4 sempre marcou uma tendência no mercado dos SUV – Sport Utility Vehicles – proporcionando elevados níveis de sofisticação, performances, qualidade, conforto a bordo e equipamento. Este modelo integra o sistema de gestão dinâmico IADS que faculta um maior controlo na condução, mais segurança e estabilidade. Os motores Diesel equipados com a última tecnologia D-4D possuem uma resposta célere e performances elevadas. Agora, o novo RAV4 integra a tecnologia do conceito Toyota Optimal Drive, reforçando o seu sucesso e competitividade. O actual RAV4 - a terceira geração deste modelo – é reconhecido como um dos líderes de vendas na Europa, e um sucesso no mundo para a Toyota. Apresentado em 1994, introduziu um novo capítulo no mundo automóvel, e dos veículos SUV. A Toyota registou mais de um milhão de unidades deste modelo apenas na Europa. Agora a nova versão chega ao mercado português com novos motores e nova transmissão, traduzindo-se num maior divertimento na condução do SUV da Toyota. Para além do prazer de condução, o novo RAV4 reduz o impacto ambiental. Na senda do sucesso, a Toyota apresenta um novo design que contempla uma nova frente e algumas alterações na traseira. Foi adoptada uma grelha cromada, novos pára-choques frontal e traseiro, novas jantes, interiores com novos materiais e melhor qualidade de construção. As linhas únicas do RAV4 fundem a avançada tecnologia, melhoram a performance e os níveis de conforto, mantendo a experiência de condução de um SUV refinado.

Cada vez mais são frequentes as pressões para que os veículos SUV melhorarem a sua performance ambiental. Liderando nas tecnologias ecológicas, o novo Toyota RAV4 beneficia do conceito Toyota Optimal Drive, um conjunto de tecnologias introduzidas no Salão de Paris de 2008 que vem reforçar o objectivo da Toyota, em prol de uma mobilidade sustentada. Tendo estabelecido a liderança com o sistema Hybrid Synergy Drive, introduziu recentemente o Toyota Optimal Drive em todas as novas motorizações a gasolina e diesel, assim como vários tipos de transmissões. O conceito é muito simples – maximizar a performance e o prazer de condução e ao mesmo tempo minimizar as emissões de CO2 e de consumo de combustível.



O novo Toyota RAV4 integra o conceito Toyota Optimal Drive nomeadamente na motorização Diesel 2.2 D-4D. O desafio aceite pelos engenheiros foi o de melhorar as performances e baixar o nível de CO2 e de consumo. O bloco 2.2 D-4D foi redesenhado para proporcionar mais binário a baixas rotações, assim como para uma redução significativa nas emissões cumprindo agora com os valores exigidos pela norma Euro V. Este objectivo foi conseguido graças à adopção de injectores piezoeléctricos e ao incremento da pressão máxima de injecção para 2000 bar. Para além das melhorias ao nível da performance e ambientais foram também melhorados os níveis de ruído e vibrações, colmatando uma das principais desvantagens deste tipo de motorização. O 2.2 D-4D 150 oferece um equilíbrio entre potência e economia. A potência foi incrementada em 10% para os 150 cavalos e o binário na mesma proporção, debitando agora 340 Nm entre as 2000 e as 2800 rpm. Esta disponibilidade permite uma melhor resposta sem ter necessidade de recorrer à caixa de velocidades. Os níveis de emissão de CO2 iniciam-se nas 159g/km para a caixa de velocidades manual; equipado com o filtro de partículas (DPF).


Nova caixa de velocidades automática de 6 relações disponível com a motorização 2.2 D-CAT 150

A nova caixa de velocidades automática de 6 relações está disponível na motorização 2.2 D-CAT 150. Foi desenvolvida para ser rápida, suave no seu funcionamento, mantendo um bom nível de conforto, uma vez que os engenheiros eliminaram o “choque” na passagem de relações. Esta caixa automática disponibiliza um modo desportivo, adoptando um comportamento mais agressivo. Tal como muitas outras caixas automáticas da Toyota esta também possui o controlo por inteligência artificial AI-SHIFT Control (Artificial Intelligence Shift Control). A nova transmissão automática possibilita a utilização em modo sequencial, proporcionando um maior prazer de condução. Ao mover o selector para a posição M o condutor pode optar por passar de relação na alavanca ou nas patilhas situadas atrás do volante. Por sua vez, o modo Sports Direct Shift proporciona passagens de caixa mais rápidas e directas, constituindo o novo programa de controlo da caixa de 6 relações. Assim, no modo M possibilita a passagem directa de caixa de 2ª para a 6ª velocidade sem a sensação de embraiagem a patinar. Graças a este sistema, permite uma condução desportiva semelhante a uma caixa de velocidades manual.


Alterações no Design Exterior

O pára-choques dianteiro foi redesenhado de forma a sustentar a aparência dinâmica de um crossover SUV, enquanto que o novo enquadramento da grelha cromada e a integração do farol de nevoeiro lhe dão estilo e presença. Os faróis dianteiros têm um novo design e, na versão X, os frisos interiores dos faróis foram escurecidos para um ar mais desportivo e sofisticado. As luzes indicadoras de mudança foram retiradas do guarda-lamas e integradas nos espelhos retrovisores, uma solução que visa aumentar a segurança e a modernidade. A antena do tejadilho foi também integrada de forma homogénea com o aspecto geral do novo RAV4. Os faróis traseiros foram redesenhados, com uma versão exclusiva para o RAV4 X onde se evidencia uma área maior de vidro transparente. Para o novo RAV 4 foi também redesenhado o pára-choques traseiro, conferindo um aspecto mais equilibrado e à grelha da versão X foi acrescentada uma nova moldura cromada na matrícula. Este modelo dispõe ainda de vidros traseiros escurecidos de série. Para ter uma aparência mais nobre, o novo RAV4 2009 deixa de possuir o pneu suplente na porta traseira.


Especificações de equipamento melhoradas

O novo RAV 4 oferece muito mais equipamento sofisticado. O sistema áudio permite carregar 6 CDs integrando o sistema Bluetooh de série. Está ainda disponível o sistema de navegação com um ecrã táctil de 6.5’’ e câmara traseira de estacionamento. Para um nível superior de sofisticação está também disponível como opcional o sistema de navegação que disponibiliza um espaço para música de 10 Gb. Para uma maior segurança, o RAV4 X vem equipado de série com uma câmara traseira e um pequeno visor integrado no espelho retrovisor. Esta câmara liga-se automaticamente sempre que a marcha-atrás é engrenada, desligando-se automaticamente ao retomar a marcha ficando o espelho retrovisor com o seu aspecto habitual. Nos modelos equipados com sistema de navegação, a câmara transmitirá o mesmo ecrã do mesmo.

Comentários