Sebastian Vettel conquista a “pole position” na Turquia

O piloto alemão da Red Bull, Sebastian Vettel conseguiu este sábado a “pole position” no Grande Prémio da Turquia em Fórmula 1, pela terceira vez na sua carreira.

"Depois de ontem, em que tivemos um problema de motor e rodámos muito pouco, fiquei com um bom 'feeling' acerca do carro e hoje fizemos um bom trabalho. Finalmente, conseguimos ficar à frente dos 'homens de branco'", começou por dizer o alemão, referindo-se aos pilotos da Brawn-Mercedes. "Esperava mais dificuldades na qualificação, mas conseguimos conquistá-la. É meio caminho (para a vitória) e a principal tarefa para nós surge amanhã. Será um corrida longa, dura, excitante, pelo que não será fácil", afirmou Vettel no final.

Vettel registou o melhor tempo das qualificações mesmo no final da terceira sessão, surpreendendo os dois pilotos da Brawn GP, o britânico Jenson Button, líder do Mundial, e o brasileiro Rubens Barrichello, que já tinham praticamente assegurado os dois primeiros lugares. A hierarquia parecia estar definida, mas Vettel, que ocupa o terceiro lugar do Mundial, atrás dos pilotos da Brawn, conseguiu retirar ainda quatro milésimos de segundo ao tempo de Button para resgatar a "pole position", depois de ter sido o mais rápido nas qualificações 1 e 2."Ontem , foi um dia difícil, com as condições da pista muito instáveis, devido ao vento, mas hoje com algumas alterações na afinação do carro e com a acalmia do vento, conseguimos estar bem melhor. É bom estar na primeira linha e tenho de dar os parabéns ao Sebastian pelo bom trabalho. Aqui é possível ultrapassar por isso será uma corrida interessante", afirmou o líder do mundial.

Jenson Button, vencedor de cinco das primeiras seis corridas e actual líder da competição, vai partir ao lado de Vettel. Rubens Barrichello (Brawn GP) e Mark Webber (Red Bull) completam a segunda fila.

Apesar dos bons indicadores registados na última sessão de treinos, Felipe Massa, que procura a quarta vitória consecutiva na Turquia, não foi além do sétimo tempo, atrás de Kimi Räikkönen, companheiro na Ferrari. Como «consolação», Massa regista, para já, o melhor tempo deste fim-de-semana: 1:27. 983 minutos.

A desilusão continua a dominar a McLaren-Mercedes, no seio da qual o britânico Lewis Hamilton, campeão do Mundo em título, nem sequer passou da Q1, e vai partir do 16.º lugar, enquanto o seu companheiro de equipa, o finlandês Heikki Kovalainen, fez o 14.º registo.A sétima prova do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 disputa-se domingo no circuito de Istambul, às 13h00 (hora de Lisboa).

Comentários