Sebastian Vettel garante 'pole' em Silverstone

O piloto da Red Bull, Sebastian Vettel, conquistou hoje a “pole position” no Grande Prémio da Grã-Bretanha de Fórmula 1 com uma parte final emocionante, já que, nos derradeiros instantes, Rubens Barrichello e Mark Webber, rival da Brawn GP e companheiro na Red Bull, respectivamente, ostentaram, também, a liderança, com o líder do campeonato do mundo de pilotos, Jenson Button, a ocupar apenas a 6.ª posição.

Sebastian Vettel já havia demonstrado ao longo dos treinos livres que os monolugares da Red Bull estavam muito competitivos em Silverstone, algo confirmado também pelo andamento de Mark Webber, e na qualificação Vettel impôs a sua superioridade, graças a uma volta em 1.19,509s. O jovem alemão parte, assim, na frente da grelha de partida, pela segunda vez consecutiva, depois de, na Turquia, tenha celebrado semelhante proeza, mas, na corrida realizada em Istambul, não conseguiu mais do que o terceiro lugar. "Foi um fim-de-semana fantástico. Não tivemos quaisquer problemas desde o inicio do Grande Prémio. As novas peças que trouxemos para o carro funcionaram em pleno", começou por dizer Vettel, visivelmente satisfeito com a sua 'pole'. "Na Q3 fiz tudo bem e penso que fiz a melhor volta do fim-de-semana, dei o máximo e até fiquei surpreendido com a minha própria rapidez. Esteve perto da perfeição", acrescentou. Quanto às contas do campeonato, e uma vez que Jenson Button irá largar do sexto lugar, Vettel prefere pensar primeiro na corrida. "Vai ser uma corrida muito longa e este traçado é muito exigente. De qualquer forma, o Jenson leva vantagem no campeonato, mas temos um carro fantástico e estamos em boa posição para vencer amanhã. No entanto, os Brawn GP costumam ser bons em corrida e já o demonstraram no passado. Vou-me preocupar comigo e eles que se preocupem com eles", concluiu.

Como principal rival terá, pelo menos teoricamente, Rubens Barrichello: o brasileiro sonha com a primeira vitória da temporada, o que, se acontecer, lhe permitirá festejar o sucesso na "casa"... de Jenson Button. "Estou muito satisfeito com este resultado. Foi um fim-de-semana muito difícil, os Red Bull estão a fazer um grande trabalho e vão ser difíceis de bater amanhã. Penso que na Q3 fiz a minha melhor volta do grande prémio, tenho mesmo que confirmar se respirei ao longo de toda a volta", afirmou o brasileiro, gracejando ainda com a sua prestação. "Vai ser difícil bater os Red Bull mas é para isso que cá estou", concluiu o paulista.

A sessão acabou por ser marcada pelo despiste violento do Force India de Adrian Sutil, que obrigou à interrupção da sessão com apenas 24 segundos para o fim da Q1, destruindo as hipóteses de todos os pilotos que haviam guardado a sua última tentativa para os momentos finais dessa fase. Um desses pilotos acabou por ser Lewis Hamilton, que se viu impedido de lutar por uma posição entre os 15 primeiros, ficando relegado para o 19º posto, não escondendo a sua desilusão por ter ficado de fora da segunda fase da sessão, logo em frente ao seu público.

Comentários