Divórcio FIA/ FOTA oficializado!! (actualizado)

FOTA avança com um campeonato paralelo em 2010

O divórcio consumou-se e a rotura tornou-se realidade desde esta noite. É o fim de uma era com mais de 50 anos e o terminar de uma categoria rainha na sua modalidade... que não mais voltará a ser a mesma. As escuderias de Fórmula 1 que fazem parte da FOTA vão avançar para a criação de um campeonato alternativo. A decisão foi tomada durante uma reunião das oito equipas em Enstone, fábrica da Renault, onde Ferrari, McLaren, BMW Sauber, Renault, Brawn GP, Toyota, Red Bull Racing e Scuderia Toro Rosso optaram pela criação do seu próprio campeonato, rejeitando as últimas propostas lançadas na quarta-feira por Max Mosley, presidente da FIA. Elas estavam inscritas para o Mundial de 2010, mas apenas com a condição de a Federação Internacional do Automóvel rever as regras para o próximo ano.

A data 18 de Junho de 2009 ficará para sempre marcado na história do automobilismo como o dia final de uma era na Fórmula 1.


Eis a declaração completa do site da FOTA:

"Desde a formação da Fota no passado mês de Setembro que as equipas têm trabalhado juntas e procurado envolver a FIA e o detentor dos direitos comerciais para desenvolver e melhorar o desporto.

A crise financeira sem precedentes a nível mundial tem colocado, inevitavelmente, grandes desafios à comunidade da F1. A FOTA está orgulhoso por ter conseguido atingir as mais importantes medidas para reduzir os custos na história do nosso desporto.


Em particular, as equipas construtoras têm prestado assistência às equipas independentes, algumas das quais, provavelmente, não estariam no desporto hoje sem as iniciativas da FOTA. As equipas da FOTA acordaram, ainda, voluntariamente, com uma substancial redução dos custos, o que fornece um modelo sustentável para o futuro.

Na sequência destes esforços todas as equipas confirmaram à FIA e ao detentor dos direitos comerciais que estão dispostos a comprometer-se até ao final de 2012.

A FIA e do detentor dos direitos comerciais encetaram uma campanha para dividir a FOTA.

Os desejos da maioria das equipas são ignorados. Além disso, dezenas de milhões de dólares de muitas equipas foram retidos pelo detentor dos direitos comerciais, tanto quanto desde 2006. Apesar disto e da natureza intransigente, A FOTA procurou realmente um compromisso.


Ficou claro no entanto, que as equipas não podem continuar a comprometer os valores fundamentais do desporto tendo declinado a alterar a sua condição original das inscrições para o Campeonato do Mundo de 2010.

Estas equipas, por isso, não têm outra alternativa a não ser iniciar os preparativos para um novo campeonato, que reflicta os valores dos seus participantes e parceiros. Esta série terá uma governação transparente, um conjunto de regulamentos, irá encorajar mais equipas e ouvir os desejos dos adeptos, inclusive oferecendo preços mais baixos para os espectadores em todo o mundo, parceiros e outros intervenientes importantes.

Os principais pilotos, estrelas, marcas, patrocinadores, promotores e as empresas tradicionalmente associados com o nível mais elevado de automobilismo estarão todos representados nesta nova série."


FIA responsabiliza FOTA pela decisão de rotura

A Federação Internacional do Automóvel (FIA) já reagiu ao anúncio de que as principais equipas de Fórmula 1 vão criar um campeonato paralelo, manifestando-se “desiludida, mas não surpreendida” por esta decisão. Em resposta à declaração da FOTA, efectuada ontem à noite, na qual foi anunciada a criação de um novo campeonato paralelo ao da Fórmula 1, a FIA afirmou em comunicado:


"A FIA está desapontada mas não surpreendida pela inabilidade da FOTA de chegar a um compromisso para o interesse do desporto. É evidente que esses elementos dentro da FOTA procuraram este desfecho ao longo do período de negociações e não se empenharam nas discussões de boa fé", começa por referir a declaração da FIA.

"A FIA não pode permitir uma escalada financeira no campeonato nem deixar que a FOTA dite as regras para a Fórmula 1", continua, referindo que uma nova lista de inscritos será apresentada amanhã."O limite para as inscrições condicionais para o campeonato do mundo de 2010 da Fórmula 1 irá expirar esta noite. A lista de inscritos para 2010 será anunciada amanhã".


FIA vai avançar com acção judicial contra a FOTA

A FIA revelou ainda que irá avançar com uma acção judicial contra as formações da FOTA, pela sua intenção de quererem criar o seu próprio campeonato, rompendo os laços actualmente existentes com a Federação.

A FIA entende que as equipas que agora ameaçam abandonar o desporto, e neste caso particular a Ferrari, têm contratos vinculativos até ao final da temporada 2012, aliás, o que já antes havia motivado a inscrição automática da equipa italiana e da Red Bull Racing e Scuderia Toro Ross.

"Os advogados da FIA examinaram a ameaça da FOTA de começarem uma nova competição. As acções da FOTA como um todo, e da Ferrari em particular, resultam em graves violações da lei, incluindo interferência voluntária em relações contratuais, violações das obrigações legais da Ferrari e uma grave violação das leis da competição", começa por ler-se numa declaração emitida esta tarde pela entidade. "A FIA vai dar início a procedimentos legais sem demora. Os preparativos para o Mundial de 2010 continuam mas a publicação da lista de inscritos de 2010 será colocada em espera enquanto a FIA reclama os seus direitos legais", concluiu.

Comentários