Yser Racing Team: Campeões Nacionais preparados para vencer no Transiberico

A sensivelmente 10 dias do início da etapa portuguesa da Taça do Mundo FIA de Ralis Todo-o-Terreno, pontuável também para o Campeonato de Portugal Vodafone de Todo-o-Terreno e Troféu Ibérico TT, a Yser Racing Team afina já os últimos detalhes para o grande frente-a-frente com a elite da disciplina a nível internacional no Rali Vodafone Transibérico.

Mesmo reconhecendo que o mais importante será o resultado em termos de Campeonato Nacional, Filipe Campos, o Campeão Nacional, não esconde de modo algum as suas ambições. Ciente do grande desafio que irá enfrentar na grande maratona de cinco dias, o piloto do Porto garante que, à semelhança do sucedido anteriormente “vou para ganhar! Não posso pensar de outra forma, até porque, muito sinceramente e sem falsas modéstias, temos todas as condições para conseguir vencer e é munidos deste espírito que enfrentamos todas as provas”, começou por afirmar, completando dizendo que “este ano será também tudo muito diferente e a nossa postura nunca poderia ser de gestão, pois sabemos que só andando depressa, e bem, conseguiremos atingir os nossos objectivos lutando contra pilotos de nomeada e, também eles, extremamente focados em atingir o triunfo”.

E, de facto, vencer esta grande jornada até nem seria uma novidade para Filipe Campos que triunfou na primeira edição do actual figurino da ronda idealizada pelo recentemente falecido JoséMegre: “Gosto e sempre gostei destas provas grandes e tenho um carinho muito especial pelo Transibérico, não só por ter sido uma prova saída da mente brilhante que era José Megre, mas também porque sinto uma enorme ligação a um evento o qual levei de vencida na sua primeira edição, em 2005”.

O Campeão Nacional acredita que “o BMW X3 estará, como sempre, à altura do desafio e, aos comandos de um carro de ‘top’, estarei preparado para procurar estar no sitio certo na altura certa e vencer”. A equipa terá ainda um pequeno teste antes da prova, um ligeiro shakedown para “olear” os últimos pormenores e chegar “com toda a força a esta grande batalha de cinco dias” para a qual, diz, tem “feito alguma preparação física que me poderá valer para fazer face ao enorme desgaste que um evento desta envergadura sempre acarreta”.

Também Bernardo Moniz da Maia, chegado do primeiro pódio da época (foi terceiro em Monchique, prova ganha por Filipe Campos), garante estar “preparado para mais este embate. Trata-se de uma prova longa, muito dura e que exige uma gestão de esforço muito cuidadosa, porém, da minha parte, essa gestão será feita dia-a-dia e depois de avaliar como as coisas vão correndo. Assegurar um lugar entre os 10 primeiros é uma meta que considero possível de atingir e pela qual vou lutar. O nosso carro é muito bom, extremamente fiável, mas, a realidade é que, o mesmo acontece com vários dos nossos habituais rivais. Assim, vamos, obviamente, dar o nosso melhor, numa prova com características únicas, para tentar alcançar os objectivos que já referi”.

De sublinhar também que esta edição do Rali Vodafone Transibérico conta com a presença de vários dos mais destacados pilotos de TT a nível Mundial e entre eles estão o francês Guerlain Chicherit e o espanhol Nani Roma que viajam até Portugal com fortes ambições. Estes dois pilotos são, afinal, os cabeças de cartaz da prova, e representam a equipa X-Raid Gmbh, responsável pela preparação e assistência dos dois BMW X3 da Yser Racing Team. O Rali Vodafone Transibérico, desenrola-se entre os dias 17 e 21 de Junho e fará os concorrentes percorrer 4 etapas que totalizam mais de 1200 quilómetros ao cronometro repartidos por oito Sectores Selectivos. A prova organizada pelo Automóvel Clube de Portugal levará o pelotão de Lisboa até Castelo Branco, seguindo depois para Mérida e regressando a Portugal em Beja. A consagração terá lugar com a Cerimónia de Pódio a decorrer dia 21 (Domingo), pelas 18h00, nos Jardins do Casino Estoril.

Comentários