Audi TT RS - Carácter de um purista nato

Os potentes motores a gasolina de cinco cilindros possuem uma longa tradição na Audi. Já na década de 80 do século XX equipavam veículos como o primeiro Audi quattro e, agora, a Audi retoma esta filosofia de construção. O motor com um novo desenvolvimento combina a sobrealimentação com a injecção directa a gasolina FSI, tornando o TT RS num desportivo de raça pura.

O bloco TFSI, com uma cilindrada de 2.480 cm3, possui uma potência de 340 cv (250 kW), ou seja, 137,1 cv/litro. A relação peso/potência do Coupé, cujo peso total é de 1450 kg, é de apenas 4,3 kg/cv. No caso do Roadster, com um peso total de 1510 kg, esta relação é de 4,3 kg/cv. Valores tão baixos só são possíveis de alcançar graças a carroçarias extremamente leves, em que foi utilizada a comprovada tecnologia de construção Audi Space Frame (ASF). A dianteira foi concebida em alumínio e a secção traseira em aço.

O Audi TT RS Coupé necessita apenas de 4,6 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, enquanto o Roadster não ultrapassa os 4,7 segundos. A velocidade máxima está electronicamente limitada a 250 km/h nas duas versões. Uma mera formalidade, uma vez que a pedido do cliente os técnicos da Audi podem aumentar a velocidade máxima até aos 280 km/h. O binário máximo de 450 Nm está disponível de uma forma constante entre as 1600 e as 5300 rpm, o que permite usufruir sempre de um estonteante poder de aceleração.

O consumo médio de combustível do Audi TT RS Coupé é, todavia, de apenas 9,2 litros/100 km (9,5 litros/100 km no Roadster). Mais um exemplo da dinâmica e eficiência assegurada por esta unidade motriz da Audi. O potente bloco de cinco cilindros é extremamente compacto e leve. O seu grande turbocompressor trabalha com uma pressão de carga relativa até aos 1,2 bar. Em plena carga, o radiador de ar da sobrealimentação reduz a temperatura do ar comprimido e alcança um grau de efectividade superior a 80 por cento. No tubo de escape esquerdo foi instalado um mecanismo de válvula: quando o condutor pressiona o botão desportivo, de série e posicionado no túnel central, a ressonância do sistema de escape é ainda mais intensa, ao mesmo tempo que a resposta do motor é mais directa.

Uma caixa manual de seis velocidades, caracterizada por um elevado rendimento e por relações com um escalonamento curto, ao mais puro estilo desportivo, transmite a impressionante força deste bloco de cinco cilindros, bem como aumenta a eficiência do comprovado sistema de tracção integral permanente quattro. Esta caixa assegura, assim, ao Audi TT RS a sua poderosa tracção, a sua majestosa dinâmica e a sua fascinante estabilidade. A inovadora mistura de materiais na carroçaria permite uma distribuição de pesos entre os dois eixos perfeitamente equilibrada e proporciona uma excelente rigidez que, por sua vez, é a base ideal para uma agilidade precisa em qualquer tipo de situação. O trem de rodagem desportivo (de série) reduz em 10 mm a altura ao solo da carroçaria. Opcionalmente, é proposto o sistema de amortecimento adaptativo Audi magnetic ride, com duas funções características base: Comfort e Sport.

O Audi TT RS está equipado com jantes de 18 polegadas e pneus na dimensão 245/40. Os discos de travões auto-ventilados possuem um diâmetro de 370 mm à frente e 310 mm atrás. Os discos possuem pinças de quatro pistons e são pintadas na tonalidade preta, incluindo ainda a inscrição RS. O sistema de estabilidade ESP integra um modo desportivo e pode ser completamente desligado. Basta um simples olhar para apreender o impressionante potencial deste veículo. Tanto o spoiler dianteiro como o traseiro, com diversos componentes laterais apresentam apelativas modificações. A Audi monta, de série, um spoiler traseiro fixo e oferece (em opção) um spoiler amovível de forma automática. A imagem dinâmica do Audi TT RS está também expressa de uma forma evidente no interior, onde predomina a cor negra. O equipamento de série inclui, entre outros componentes, bancos desportivos, estofos em couro/alcântara, inserções em alumínio mate escovado, um volante desportivo multifunções em couro com fundo plano, manómetros da pressão de sobrealimentação e da pressão do óleo, um cronómetro, um sistema de ar condicionado automático com sensor de inclinação solar, um sistema de som com rádio concert e leitor de CD e faróis de xénon plus (inclui lava-faróis e luzes de dia com tecnologia LED). No Roadster destaca-se, ainda, uma capota com abertura automática e um deflector de ar eléctrico.

O Audi TT RS já está a circular nas estradas portuguesas. Um modelo de verdadeiro prazer de condução da Audi que é um desportivo de qualidades inequívocas para poder ser desfrutado no dia-a-dia. A versão Coupé está disponível a partir de 72.800 euros, enquanto o valor do Roadster inicia-se nos 76.900 euros.

Comentários